quarta-feira, abril 25, 2007

Ao 25 de Abril

Como imigrante não tenho muito o que dizer, objectivamente, sobre esta data tão importante para Portugal. Posso simplesmente dizer das minhas impressões sobre o assunto. E minhas impressões notam uma dicotomia, uma "fractura" na opinião pública.

Perguntei a muitos jovens sobre o que era a data de 24 de abril. A maior parte disse que era o dia da "independência" de Portugal ("independência?" Ué, não sabia que Portugal tinha sido colónia), ou melhor , "Dia da Liberdade". Depois eu li que em 25 de abril de 1974 o regime Salazarista (pois Salazar, ele mesmo, não estava mais no poder) foi derrubado por um golpe de estado. O maior motivo? Parece que foi mesmo a guerra nas colónias, especialmente em Angola.


Leio os jornais. Todos celebram a data e reclamam que os jovens não lhe dão valor. Sei que os jornais daqui sofrem da mesma síndrome esquerdista do Brasil, portanto não são uma fonte fidedigna para entender. Podem explicar a metade da história não o todo. O outro lado, parece que foi muito ouvido na recente eleição do "Maior Português de Sempre" em que o ditador Salazar foi eleito por grande maioria, em votação popular.


Qual foi o verdadeiro Salazar? O dos jornais, que criou a polícia política (PIDE) , que manteve a ferro e fogo as colónias na África quando todos os países europeus se retiravam dali? Que proibia Coca-Cola?
Ou o economista que soube conduzir a nação à um período de crescimento e prosperidade? Para os jornais, a primeira figura é a mais citada.; Para os jovens, a segunda. Parece que o tema económico é o mais importante no momento. Que momento? A revista "The Economist" acaba de citar Portugal como o novo "doente da Europa" .


Para um brasileiro, como eu, ver esta dicotomia, esta diferença de opiniões é algo bastante positivo pelo fato de haver. No Brasil, por exemplo, sobre os vinte anos de ditadura, para os jovens só se ouvirá a mesmíssima opinião da media: "porões da ditadura", "anos de chumbo", "tortura" e nenhuma discordância. Discordar é preciso.


Portugal, pelo que sinto, está num momento de decisão e isto é evidente pela opinião pública. Espero poder acompanhar isto de perto. Parabéns Portugal!

Nenhum comentário: