---------
CURSO DE SIMBOLISMO E COSMOLOGIA TRADICIONAL
Nos últimos 600 anos, a distância entre ciência, filosofia e religião só tem aumentado. Isso se deve em grande medida à perda de um "modelo máximo" de síntese desses três campos do conhecimento, modelo esse que se tipifica principalmente nas ciências cosmológicas, cuja explicação científica dos fenômenos, estruturada em princípios filosóficos firmes, nasce da revelação religiosa e a ela reconduz, fornecendo um simbolismo que propicia a vitalidade espiritual da religião.
Quais eram os princípios em que se baseavam as antigas cosmologias? Por que eram elas dotadas desse caráter eminentemente sintético, que permitia que abarcassem em si desde os dados empíricos da vida cotidiana até os mais elevados axiomas da revelação religiosa? Por que esses conhecimentos foram primeiro depreciados e depois finalmente perdidos e substituídos pelas ciências modernas? Por que estas jamais serão capazes de cumprir o papel antes representado pelas ciências tradicionais?
Para responder a estas e a outras perguntas, o professor Luiz Gonzaga de Carvalho apresentará a palestra "Cosmologia e Simbolismo", que, aberta ao público em geral, servirá de introdução ao curso "Princípios de Simbolismo e Cosmologia Tradicional".
O curso, com duração prevista de um ano, pretende dar ao aluno uma idéia clara do lugar das ciências cosmológicas na cosmovisão medieval cristã e islâmica, traçando também um paralelo com outras tradições. Para alcançar-se esse objetivo, o assunto será dividido em três temas:
» Exposição dos princípios da filosofia natural por meio do estudo e definição de termos como: natureza e natural, causa, princípio, elemento, movimento, e outros, compreendidos à luz de teses tiradas das obras de S. Tomás de Aquino e Aristóteles, entre outros.
» Introdução às ciências simbólicas e descrição do simbolismo das diversas ciências cosmológicas: astrologia, alquimia, geometria, aritmética, música, feng shui ou geografia sagrada, e outras. Comparação das ciências de diversas tradições.
» Comparação entre a ciência tradicional e a ciência moderna — diferenças de objeto, método, qualidade, finalidade, função e princípios.
Informações sobre o curso:
Porto Alegre
Professor: Luiz Gonzaga de Carvalho
Início: 28/03/2009
Local: A definir
Horário: Sábados das 09:00 às 16:00
Datas: 28/MAR - 25/ABR - 30/MAI - 27/JUN - 25/JUL - 22/AGO - 19/SET - 17/OUT - 28/NOV - 12/DEZ