quinta-feira, janeiro 15, 2004

Nem Todos aplaudem a Histeria anti-americana

A coluna de hoje de Martha Medeiros � um O�sis de bom-senso no meio de um deserto de id�ias...

� �timo saber que para continuar amando o Brasil n�o � necess�rio destilar �dio aos outros pa�ses...


Leiam

"Reciprocidade infantil
Um casal convida voc� pra jantar na casa deles. � de bom-tom que dali a um tempo voc� os convide para a sua.

Voc� recebe de anivers�rio um presente de algu�m. � natural que no anivers�rio dessa pessoa voc� retribua a gentileza.

Admir�vel mundo civilizado.

Agora vejamos: algu�m � grosseiro com voc�. Voc� devolve a grosseria? E se algu�m chega sempre atrasado aos encontros com voc�, voc� come�a a se atrasar da mesma forma, s� pra mostrar que tamb�m sabe ser impontual? O toma-l�-d�-c� � um direito de todos e t�m at� uma certa l�gica, j� que a reciprocidade tamb�m vale para os transtornos que nos causam. Mas, que � uma infantilidade, �.

N�o gosto do Bush e os Estados Unidos est�o longe de ser meu pa�s dos sonhos. Ali�s, � bem prov�vel que eu nunca mais coloque os p�s por l�, porque meu visto expirou e conseguir outro, agora, s� depois de passar por uma via-cr�cis. Mas me recuso a aplaudir a papagaiada de fichar turistas americanos na entrada do nosso pa�s s� para responder "� altura" o fato de eles estarem sendo mais rigorosos � nossa entrada no pa�s deles. O motivo dos gringos � a paran�ia. O nosso � o orgulho. Prato feito para um impasse.

Nossa p�tria amada n�o � v�tima de terrorismo, nunca teve o h�bito de ser arrogante e nem tem infra-estrutura para ser descort�s. Nossa natureza � pac�fica. Os turistas v�m para este nosso para�so da afetividade e n�o encontram seguran�a nas ruas, n�o encontram card�pios bil�ng�es, n�o encontram sinaliza��o decente, e ainda assim adoram o Brasil, porque a gente � ador�vel mesmo, e n�o cidad�os de segunda classe. Mas ser� que temos que provar isso fazendo de conta que somos en�rgicos e intolerantes, a fim de capitalizar um respeito instant�neo? E justo agora, no auge do ver�o, v�spera de Carnaval, quando o mundo est� totalmente atra�do por nossas praias e nosso samba?

N�o me pe�am pra aderir a um nacionalismo revanchista. Somos adultos e temos milh�es de outras coisas para nos preocupar. N�o precisamos macaquear procedimentos que n�o condizem com nossos problemas. Eles t�m medo de que um estrangeiro detone uma bomba dentro do Empire State, est�o completamente obcecados e excedem-se nos cuidados com a seguran�a. N�s n�o temos medo de terrorismo. Nosso medo � de hot�is vazios, restaurantes �s moscas, com�rcio estagnado, desemprego.

Ah, mas foram eles que come�aram... n�o d� pra deixar assim... quem eles pensam que s�o?... eles v�o ver uma coisa...

Aguardo ansiosa o espet�culo do crescimento."