domingo, outubro 07, 2012

O Inferno de Dante

Dante Aleghieri parece que escreveu seu Inferno pensando na época atual. Não há descrição mais apurada do típico "señorito satisfecho" de nosso tempo. E também de muitos cristãos de fachada....
"O poeta horrorizado com o espetáculo , que ante seus olhos se desenrolava, quis saber quem eram aqueles que, sob ferroadas, eram punidos por seus pecados.
O eminentissímo Virgílio, com solicitude, explicou :
- Acham-se encerrados neste recinto aqueles que viveram sem infâmia, mas também não fizeram jus ao menor louvor.
Che visse senza infamia e senza lodo
( Que viveram sem infâmia e sem louvor)
São egoístas que só cuidaram se si, só viveram para si. Não feriram diretamente a ninguém com mal; mas negaram-se sempre, a praticar o bem. Entre este e aquele partido mantinham-se alheios e indiferentes; não eram pelo Pecado, mas nunca se declararam a favor da Virtude. Do bom não foram amigos, nem do mal mostraram-se inimigos.Por comodismo, por amor-próprio, faziam-se neutros em todas as controvérsias e contendas. Não lutavam pelo justo oprimido com receio de melindrar o opressor injusto; mostravam-se indiferentes às iniquidades, pois qualquer  atitude, em prol dos infelizes, poderia acarretar incômodos e dissabores. As almas desses vis egoístas acham-se confundidas com o negregado coro dos anjos que, ao referir-se a grande revolta de Lucifer, nem foram rebeldes, nem fiéis a Deus pois só pensaram em ai, só de si cuidaram."
-A Divina Comédia (O Inferno) - Dante Aleghieri
Tradução anotada e comentada sob forma de narrativa por Malba Tahan
1947