sexta-feira, setembro 04, 2009

O Anúncio Tsunami / Torres Gêmeas

Uma agência de publicidade brasileira resolveu fazer gracinhas comparando o atentado ao WTC com o Tsunami da Indonésia. Tudo para dizer que um Tsunami é muito mais devastador do que um ataque terrorista.
Como se pudéssemos escolher entre tratar a primeira ou a segunda ameaça.
A reação das famílias das vítimas do atentado foi imediata.

Ah, a campanha era para a WWF.
YouTube - 9/11 ddb [WWF] commercial




No Más Chavez

Hoje e amanhã sãos os dias agendados para o grande protesto mundial contra Hugo Chávez.
O "nadando" apoia esta e outras iniciativas contra o comunismo-fascismo na América Latina.



terça-feira, setembro 01, 2009

Sobrevivi!

Depois de um mês no Brasil, voltei.
Esclarecendo que o título aí em cima refere-se não somente à H1N1, vulgo "Gripe Suína", como verão a seguir.
Bem, vamos a isso:

Gripe Suína:
Saí do Porto, pt com temperatura de 26 graus. Na escala em São Paulo, estavam 13 graus. Desço do avião e o aeroporto de Guarulhos parecia um laboratório de pesquisas genéticas: todo mundo de máscara. Todos os trabalhadores do aeroporto estavam de máscara.
Na entrada, uma nova burocracia, mas agora dedicada a rastrear os destinos das pessoas e um "controle" epidemiológico ( um português que retornava à terrinha contou-me, já depois da meu retorno, que o breve exame consistia em duas perguntas: "tens febre?" e "está sentido-se bem?")
Finalmente chego à Porto Alegre: 2 graus.
Na minha chegada soube que a situação em Passo Fundo, onde mora minha mãe era péssima: o estado do Rio Grande do Sul era naquele momento (final de julho) o estado com o maior número de mortes provocadas pelo vírus e Passo Fundo era a cidade com o maior número de óbitos do país.
Mesmo assim, fui. Aluguei um carro (aluguel de Uno Mille 1.0 "pelado" no Brasil sai mais caro que alugar um Seat Ibiza em Portugal), peguei minha filha e outra mana e nos tocamos para Passo Fundo. Passei uma semana por lá praticamente trancado na casa de minha mãe. Lá o frio era pior. E a ameaça também. Li que o vírus da gripe pode sobreviver até 14 horas em temperaturas abaixo de 5 graus.
Prevejo o que pode acontecer no inverno europeu..
Os casos em Passo Fundo eram de uma morte diária pela doença. Para prevenirmos, ninguém saía e, quando saía, na volta passava por uma bateria sanitária de desinfecção com álcool -gel (que sumiu das farmácias).
E o Tamiflu?
Para quem não sabe, o governo brasileiro aumentou muito o potencial mortífero da doença por ter tomado duas medidas equivocadas, mas completamente coerentes no contexto de medicina socializada (fascista?):
- Proibiu a venda em farmácias, monopolizando a distribuição.
- Baixou orientações para que somente fosse dado o medicamento aos casos "comprovados" e aos casos de risco.

Isso praticamente deu atestado de morte à dezenas de pessoas, pois os resultados dos exames saíam somente depois de 15 dias.
A coisa foi piorando até que começaram a falecer médicos e enfermeiros.
Neste momento a classe médica revoltou-se.

O Hospital São Vicente, em Passo Fundo, finalmente - contrariando as orientações federal e estadual - começou a ministrar o tamiflu para TODOS OS SUSPEITOS DA DOENÇA. A partir daí os casos mortais praticamente pararam.

A revolta do Hospital São Vicente foi seguida por médicos e hospitais do Rio de Janeiro e em outros pontos do país. Houve ameaças dos governos estadual e em nível federal em intervir nos hospitais recalcitrantes, mas depois de alguns dias, ficou claro que a direção era a correta. Em meados de agosto o governo capitulou e deixou que os médicos dos plantões decidissem. Graças a Deus.

Esta é amostra muito realista do que é conceito de medicina socializada: é onde o médico é apenas um "trabalhador em saúde", que está lá para obedecer a regras pré-determinadas pela burocracia estatal. Esta "medicina", vendida como panacéia tanto no Brasil como nos Estados Unidos, onde o debate sobre a reforma do sistema de saúde está incendiando o país (além dos incêndios reais), tem como espinha dorsal a eliminação da relação médico-paciente. O que valem são normas e procedimentos de atendimento definidos centralmente.

Aguardem os próximos capítulos desta saga.

Preços:

O Brasil está muito caro, minha gente. Espantei-me com os preços, principalmente da alimentação. Paga-se caro e come-se pouco.
Não é fácil entender um país que tem recursos naturais quase ilimitados, em que a publicidade estatal da Petrobrás gaba-se por ser a única empresa no mundo que está "explorando o petróleo do pré-sal", em que os alimentos e a gasolina são mais caros até que em Portugal.
Roupas: idem. Aqui em Portugal estão, na maioria das vezes, mais baratas.
Sem falar em eletrônicos, é lógico.
O povo brasileiro parece aqueles trabalhadores das Pirâmides do Egito, trabalha, trabalha, trabalha e no final mal consegue comer e vestir-se. Tudo para a glória do Faraó Lula da Silva e seus "programas sociais", que, segundo o "Jornal Nacional" em alguma edição de agosto, já custou 80 Bilhões, sendo que o aumento do bolsa famíla irá custar mais 1,1 Bi aos cofres públicos (quer dizer, do bolso de todo o brasileiro).

Criminalidade:
Continua aumentando. Lógico. Nada é feito para coibí-la, que é retirar os criminosos do convívio da sociedade. Por quê? Por que não há presídios em número suficiente. Então tá resolvido: um juiz no RS deliberou que, como não há espaços nos presídios, os presos por delitos mais leves deveriam ir para prisões semi-abertas.
Quando o judiciário começa a legislar e ninguém mais denuncia isto, é sinal de que realmente estamos no caos. Mas alguém poderia perguntar o que poderia ser feito já que não há presídios.. A resposta não é simples, mas o que judiciário deve impor é a lei, e não interpretá-la ao seu bel prazer. O judiciário muitas vezes obriga o governo pagar precatórios, por exemplo, mesmo que não haja fundos suficientes.
Imagino que manter criminosos atrás das grades seja algo muito mais impactante para a segurança pública do que o pagamento de precatórios. O judiciário pode obrigar o executivo a tomar iniciativas para minimizar o problema. Este é o seu papel, e não o de recriar leis.
Se o judiciário não respeita as leis do país, quem o fará?

Coisas Boas:
Afinal, nem só coisas negativas havia. Também positivas, que listo abaixo:
- Minha mãe está bem de saúde
- O restante da família também.
- Minha filha está linda.
- Matei a saudade de comer churrasco caseiro.