sexta-feira, julho 08, 2005

Repercussão da saída do Olavo do Globo II

Este artigo de Richard Roberts no site do Nyquist cita nominalmente a saída de Olavo do Globo:
"This story from Richard Roberts fits in with the news that Olavo de Carvalho, the Brazilian conservative philosopher and columnist, was fired from his position at O Globo. 'With my dismissal, Brazilian big media becomes at last the conservative-free ambience it aimed to be,' Olavo explained. The revolutionary left marches on."

Repercussão da saída do Olavo do Globo I

A saída de Olavo do Globo está repercutindo. Recebi esta mensagem do Jeffrey Nyquist sobre o caso, me solicitando para repassar à todos que percebem o que está acontecendo, aqui e no mundo.
"Se possível, por favor fale ao Olavo que todos que escrevem sobre a mão invisível do socialismo revolucionário estão em perigo (N.T.: Céus - isto é comigo!!!). O mundo tem decaído para dentro de uma espécie de psicose. Isto afeta tanto os chamados conservadores americanos como os democratas (Liberals). A propaganda e as manobras enganosas de um ambicioso espírito totalitário tem agora o centro do palco. Ele avança sem ser notado, já que agora todos já estão habituados a aceitar conjuntos de mentiras cuidadosamente preparados. Um grupo de mentiras foi criado para a direita, um outro grupo de mentiras, para a esquerda. Todos aqueles que importam, que fazem a diferença estão sendo enganados. Aqueles que não estão, são varridos do jogo. Não há nada a fazer senão esperar e observar as forças de destruição preparar a operação final. A diminuição do papel dos Estados Unidos como potência econômica e militar é o objetivo maior, deixando todos os outros objetivos abertos a coerção e manipulação. O mundo tem de se virar contra a América, e isto está acontecendo bem diante de nosso olhos" - Jeffrey Nyquist.

terça-feira, julho 05, 2005

O sonho acabou : que comam brioches!!!

A Eliane Cantanhêde não se emenda na folha:
Eis aqui seu ultimo artigo e a resposta que enviei a ela...

------------------------------------------------------------------
O Sonho Acabou - Eliane Cantanhêde


BRASÍLIA - O "muro" caiu há 15 anos, a União Soviética desmoronou, a China aderiu ao capitalismo do vale-tudo, a Albânia foi a última bóia do PC do B até despejar gente faminta e piolhos na Itália. Foi com certo atraso, pois, que uma onda soprada pela esquerda tentou chegar à América Latina no novo século.
E essa onda pode passar antes mesmo de chegar. Fidel envelheceu sob diferentes aspectos, Chávez orgulha-se do isolamento, Lula está dando nisso aí, Lagos é de centro, Kirchner não é ideológico, só intuitivo, Vázquez está verde. O elo é sobreviver à hegemonia esmagadora dos EUA.
Ao tomar posse, Lula admitiu que a derrota do seu governo seria a derrota das esquerdas. O que dizer agora? O partido da ética e da justiça social sucumbiu a uma prática política obsoleta e abjeta. E é suspeito de aperfeiçoá-la. Além de empresas privadas financiando campanhas, as públicas bancam partidos. Além do fisiologismo das emendas e dos cargos, a compra em espécie de deputados. E o presidente não vê. Aliás, não vê nada.
Foi-se o sonho, o que fica melancolicamente claro no relato de Laura Capriglione, na Folha de domingo, sobre o 12º encontro da esquerda latino-americana em São Paulo. Da tribuna, o anfitrião anunciava 106 delegados e 276 convidados de 42 países. Na platéia, 96 gatos pingados. Até aí o sonho era um, a realidade, outra.
A expectativa em relação ao governo de Lula e do PT era imensa. A desolação é ainda maior. A esquerda era pura, honesta, do bem. A direita era impura, desonesta, do mal. Agora, todos são do mal, com uma diferença: a direita é mais competente. Faz até os programas sociais que julgávamos patenteados pela esquerda.
O país parece dividido entre PT e PSDB, mas a grande vitoriosa é a direita. Nem precisou ganhar, porque a esquerda é que perdeu. Ou se perdeu.

------------------------------------
O sonho Acabou : que comam brioches!!! -

Prezada Eliane:

Seu texto é uma pérola: não parei de rir até agora!!
Chamar o "Foro de São Paulo" - velho conhecido da esquerda há mais de 15 anos - de "encontro das esquerdas" é demais. Não sabes que já da para falar com todas as letras "f-o-r-o-d-e-s-a-o-p-a-u-l-o"? Então repita comigo.

Outra: dizer que a esquerda é do "bem" e a direita é do "mal" é a coisa mais ridícula que uma pessoa adulta possa dizer. É a mesma coisa que dizer que a esquerda é "boazinha" e a direita "é boba", ou será que a coluna é direcionada para crianças em fase pré-escolar?

Pode ser ainda que se refira a uma tese muito difundida há muito tempo atrás: a do "bom selvagem"... Seria a esquerda uma tribo indígena, cara pálida?

Impressionante ainda ter gente que acredita nesta patacoada, de que ideologias ou partidos tenham adjetivos como este. "Bom" , "Mau" são adjetivos que só podem ser designados à pessoas. Ideologias não são intrisicamente boas ou ruins, podemos só mesmo julgar pelos seus resultados.
A da esquerda, por exemplo tem mais ou menos 100 milhões de mortos na suas costas.
Ainda assim tem gente como você que ainda acha possível a sua defesa.

Outra coisa: dizer que o PSDB é de direita é demais. Lula é uma cria de FHC.

E deixa de mentiras: "a direita" ganhou uma pinóia!!! Só se for a mão direita de Lenin ou de Gramsci, ou vais me dizer que não conheces estes também???

Vocês não passam de um bando socialistas-caviar. Como diz o meu título: que comam brioches!!

LA

Janer Cristaldo no MSM

O artigo do Janer no MSM "Taxado de Direita" é bom. Autobiográfico e tudo mais, até aparecer esta frase:

"Que vivam os ateus, estes seres estóicos que dispensam muletas para enfrentar a intempérie metafísica."

Engraçado: na minha definição, ateus são pessoas com visão perfeita mas que insistem em usar um tapa-olho...

segunda-feira, julho 04, 2005

Limpeza de Arquivo: Olavo não está mais no Globo

Tinha que acontecer: Agora que o "Foro de São Paulo" é assunto publicável na grande imprensa - é claro que subtraído de todo o significado original, restando algo como um clube de debates com alguns participantes mais ou menos "rebeldes" - as provas do seu verdadeiro fim têm de ser eliminadas.
Olavo é a maior prova disso.
Soube agora que não mais escreve nas páginas do Globo. Coincidentemente com a emergência do assunto Foro de São Paulo nos jornais brasileiros. Nada é por acaso.
Se o FSP fosse assim tão anódino, por quê então 15 anos de negações, websites com conteúdos filtrados, despistação explícita?

Mas isso vem de um pouco mais longe, este movimento de "lavagem" do FSP. Na Veja que  tocava no assunto da denúncia do deputado Alberto Fraga sobre a acusação de contribuição de campanha do PT pelas FARC,  o Foro de São Paulo era tratado como um clube de debates sem ao menos ter o seu nome citado . Leia aqui.
Parece que a situação entre março e julho de 2005 mudou radicalmente.
O Foro de São Paulo é assunto público.
Mas a contrariedade com Olavo de Carvalho falando do assunto permanece a mesma.
Conseguiram: Olavo não mais escreverá sobre o assunto "Foro de São Paulo". Pelo menos no Globo.
Eu concluia na época: "A nós pobres leitores, resta continuar ignorando o assunto "Foro de São Paulo" por completo".

Foi pior do que eu pensava: O Foro é oficial e público, mas sua identidade pública é de um alegre convescote de simpatizantes do socialismo, inofensivo e "democrático".