terça-feira, junho 10, 2008

Nova denúncia de assassinato envolve o PT

Nova denúncia de assassinato envolve o PT
"Vocês lembram do assassinato do prefeito Celso Daniel, do PT de Santo André ? Pois Celso Daniel foi morto pouco depois de ser escolhido por Lula para ser coordenador de campanha da eleição que o levou à vitória. A família do prefeito denunciou que ele foi assassinado por companheiros seus do PT. Uma história escabrosa que nunca teve fim.
Pois novamente o PT se vê envolvido num crime político. Desta vez é o caso do ex-presidente da Bancoop, a cooperativa habitacional dos bancários de São Paulo. Luiz Eduardo Malheiro, segundo seu irmão, Hélio Malheiro, repassava grande quantidade de dinheiro para as campanhas do PT. O Ministério Público decidiu investigar o que houve. Hélio Malheiro foi ameaçado de morte por causa das denúncias. A Band tem repetidamente denunciado o uso do dinheiro da Bancoop pelo PT. A Band denunciou que muito dinheiro foi para a campanha de Lula. O fundador da Bancoop e seu presidente durante muitos anos é o atual presidente do PT, Ricardo Berzoini. O PT, como nos casos do Mensalão, da Varig, do dossê contra Serra e agora contra FHC, nega tudo".

Tiphat /fonte: www.polibiobraga.com.br

domingo, junho 08, 2008

Comentário Conservador em Portugal

Em Portugal não é incomum encontrar economistas que não são relativistas. Até mesmo conservadores. João César das Neves é um deles.
Este artigo foi publicado no Diário de Notícias.

DN Online: A FRAGILIDADE DE UMA CRENÇA
A FRAGILIDADE DE UMA CRENÇA

João César das Neves
professor universitário
naohaalmocosgratis@fcee.ucp.pt
A vida pública é hoje ateia ou agnóstica. Ouve-se muito criticar a tolice e o delírio das religiões, mas raramente se refere a fragilidade intelectual da própria atitude ateísta que, com todo o respeito, é muito inconsistente.

Recusar Deus é uma crença como as outras. No fundo trata-se de ter fé na ausência divina. Mas esta crença considera-se a si mesma lógica e natural. A Antropologia e Sociologia sérias mostram o oposto: a religiosidade é o normal em todas as culturas e épocas. O ateísmo é uma construção tardia e artificial de elites, sobretudo desde o Iluminismo. Mantido em ínfima minoria, agora está em clara decadência. Vendo- -lhe a lógica interna, percebe-se porquê.

O agnosticismo, hoje variante dominante, justificar-se-ia se a existência de Deus fosse inconsequente e negligenciável. Mas ignorar a possibilidade de Deus é como desinteressar-se da existência do pai, benfeitor ou patrão, senhorio ou polícia. E se Ele aparece? Os verdadeiros agnósticos, com reais dúvidas, são poucos porque a maioria assume a resposta negativa implícita, vivendo um ateísmo disfarçado. O disfarce evita as dificuldades conceptuais e empíricas do ateísmo aberto, superiores a qualquer religião ou ideologia.

A dificuldade mais visível vem da existência da realidade. Porque há algo em vez de nada? Porque existe ordem, não caos? A resposta ateia era recusar a questão, porque o universo sempre existira assim, mas a teoria do Big Bang explodiu essa certeza e deu solidez científica ao facto da Criação.

Eu e o mundo, as coisas, pessoas e outros seres não existiam e passaram a existir. E existem de forma harmónica e coerente. A realidade é um infinito mosaico de minúcia e complexidade incompreensíveis. A ciência demonstrou que variações infinitesimais de parâmetros fundamentais, das forças do núcleo atómico à densidade do universo, torná-lo-iam impossível. Uma obra supõe um autor. Falar em leis da natureza apenas recua a questão para a origem dessas leis. Seria supina tolice supor um relógio surgindo perfeito das forças fortuitas da geologia e erosão. Um cérebro, muito mais complexo, quem o fez?

A resposta ateia tem de ser que o acaso de milhões de anos conduziu de uma explosão ao sorriso da minha filha. Ou o acaso é Deus, e o ateísmo nega-se, ou essa explicação é muito mais frágil que supor um Autor para a cosmos. Não tem certamente motivos científicos, ou até razoáveis, a recusa da hipótese plausível de um Criador inteligente. Muito inteligente.

Uma segunda dificuldade vem de dentro. Todos os humanos sentem em si uma ânsia de justiça e verdade, um sentido de bem e mal. Os actuais direitos universais apenas corporizam essa herança original e nela se justificam. Alguns valores são comuns, na enorme variedade de culturas e hábitos. Essa mesma variedade confirma que tal não pode vir de construções históricas e sociais, porque subjaz a todas.

A violação da lei moral apenas confirma a sua existência. Muitos conseguem suprimir em si esta busca da justiça (embora a sintam quando vítimas), mas o trabalho que dá apagá-la revela a inscrição na própria identidade da raça. Uma lei implica um legislador. Como podem meros atómos de carbono, aglomerados em aminoácidos e evoluindo pela selecção natural, gritar que salário digno é valor universal?

O terceiro e pior obstáculo do ateísmo é a ausência de finalidade. Para o ateu este universo, sem origem nem orientação, também não tem propósito. Bons e maus têm o mesmo destino vazio. Saber que vivemos num mundo que se dirige à morte e ao nada faz de nós os mais infelizes dos seres. Se Deus não existe não existem o bem, a moral, a própria razão. Esta crueldade ontológica é tão avassaladora que poucos que a afirmam a enfrentam com honestidade.

A fragilidade lógica do ateísmo é pouco relevante por ser um fenómeno elitista ocidental contemporâneo que, exportado à força pelo marxismo, está em extinção. A única questão interessante é saber porque coisas tão simples foram escondidas aos sábios e inteligentes e reveladas aos pequeninos.