terça-feira, dezembro 07, 2010

Polibio Braga: Farsa no Complexo do Alemão

Jornalista Polibio Braga: Força bruta no Rio foi para garantir festa de Lula no Complexo do Alemão.
Força bruta no Rio foi para garantir festa de Lula no Complexo do Alemão.
Estava correto quem achava que o uso conjunto de poderosas forças policiais e militares no Complexo do Alemão, Rio, há duas semanas, tinha muita coisa de farsa política.

. “O Brasil todo é o Morro do Alemão”, foi o artigo que o editor escreveu no dia 27 de novembro (clique aqui para ler), tentando demonstrar que o problema da insegurança pública é nacional.

. Acontece que não foi a sequência de carros queimados o motivo central dos ataques à Vila Cruzeiro e ao Complexo do Alemão.

. O que aconteceu, então ?

. O que ocorreu foi que o presidente Lula quer inaugurar o Teleférico do Morro do Alemão, obra que copiou da Colômbia e cujo complexo todo levará algo como R$ 2 bilhões.

. Se não houvesse o ataque, o presidente da República só inauguraria o teleférico depois de autorizado pelos chefes do tráfico do Rio.

. Desde 2005 estava tudo programado para o ataque.

. Este é o fato 1.

. O fato número 2 também foi escamoteado da opinião pública.

. O que ocorre é que as Forças Armadas (Marinha e Exército) só poderiam atuar no Rio em caso de falência total do governo estadual. É o que diz a Lei Complementar 97, de 1999. Ora, o que fez o governador Sérgio Cabral: mandou fax ao presidente Lula, comunicando que as forças de segurança do seu governo tinham entrado em total falência. A Lula não restou outra saída.

. Estava tudo combinado.

- O governo fedeal e o governador eleito do RS, Tarso Genro, que bolou o Pronasci e suas UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) com Polícia Pacificadora e Território da Paz, sofreu um revés inesperado no Rio. O Pronasci é um dos factóidos do gênero Orçamento Participativo e Fórum Social Mundial. Em oito anos de governo Lula, ele foi implantado em 12 favelas. Como o Rio possui 1.500 favelas, neste ritmo o Pronasci levará mais 1.000 anos para completar a roda.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir o comentário do editor sobre o assunto.

CLIQUE AQUI para ler a extraordinária reportagem do jornalista Marcelo Gonzatto, publicada em Zero Hora deste domingo. Nada sequer parecido foi publicado sobre o assunto no Brasil. O documento é histórico.




Powered by ScribeFire.