quinta-feira, setembro 25, 2003

Dissecando o Pensamento "Verde"

Reproduzo abaixo um texto de leitor do blog Dissecting Leftism refutando um dos principais argumentos dos ativistas ambientais:


"Os 'verdes' apregoam que os pa�ses ricos consomem 80% dos recursos naturais da terra fazendo com que os pa�ses mais pobres tenham de contentar com os 20% restantes � um argumento furado.
Se fosse verdadeiro que os recursos fossem consumidos nesta taxa, n�o restaria nenhum recurso natural ao fim de 12 meses.

O que os pa�ses ricos realmente fazem � produzir 80% da riqueza mundial, que ent�o � usada para seu pr�prio consumo. Eles chegam a isso convertendo mat�ria prima em produtos de alto valor agregado. Por exemplo, silicone � transformado em cabos de fibra �tica e chips de computadores. Conseq�entemente, uma vez que olhemos a situa��o somente em termos de produ��o vemos que o argumento 'verde' de que os pa�ses ricos consomem �s custas dos pa�ses pobres � um argumento completamente sem sentido. De qualquer modo, o total dos recursos da Terra n�o podem ser dimensionados de forma mais precisa, mas est�o longe de ser limitados.Como se poder� avaliar estes recursos ent�o quando o grau de tecnologia ajuda a produzir novos recursos? Isto significa que em fun��o da tecnologia ter de ser aplicada atrav�s do uso de capital, o crescimento econ�mico � na verdade um processo de gera��o de recursos/riquezas. A conseq��ncia disso � de que o �nico caminho para a prosperidade � o crescimento econ�mico, exatamente o processo que os 'verdes' est�o dedicados a destruir."

terça-feira, setembro 23, 2003

Musicais: Em Defesa do Viol�o

Percebo em alguns blogs um sentimento preconceituoso com rela��o ao viol�o.

Na maior parte das vezes culpando o pr�prio viol�o pelas obras de baixo valor cultural compostas nele.

Minha resposta:
Desde quando um instrumento por si s� � sin�nimo de sofistica��o ?
N�o entendo o v�nculo...
S� porque a maioria das can��es populares - e por isso ruins - s�o compostas em viol�o n�o quer dizer que o instrumento � o culpado.
J� ouvi muito lixo dodecaf�nico composto em piano et orchestra e pequenas j�ias de tr�s acordes, tocadas em viol�o...
O talento do verdadeiro artista � utilizar as t�cnicas que sua imagina��o achar conveniente para chegar ao resultado. Por "t�cnica" entenda-se qualquer coisa que possa produzir som - ou n�o - como um estalar de dedos, o som de uma vara batendo na parede, um viol�o, a voz ou uma orquestra. Tudo dependendo da proposta e do resultado final.
Ali�s � o resultado final que justifica os meios. Neste caso � isso. Uma obra s� � completa e d� o efeito desejado com todos os seus elmentos fundidos.
Para chegar ao verde algu�m tem de misturar o amarelo ao azul... Imagine se algu�m detestasse o amarelo e todas as obras compostas com esta cor: Nunca conheceria o verde....

N�o culpe a ruindade do Raul Seixas pelo uso do viol�o ou guitarra...
Nem a genialidade do Mozart ao cravo.
E vamos parar com esta afeta��o pseudo-blase�
Dalai Lama , Lula e o Terrorismo



Na edi��o do dia 18/09 o New York Times traz uma entrevista com o Dalai:
"O Dalai Lama, ganhador do Pr�mio Nobel da Paz e um dos mais importantes defensores da n�o-viol�ncia, disse numa entrevista no dia 17/09 que pode ser necess�rio combater terroristas com viol�ncia e que era 'muito cedo'
para se dizer que a guerra no Iraque tenha sido um erro.

'Eu sinto que somente a hist�ria poder� dizer (se foi um erro)' , ele disse. 'Terrorismo � o pior tipo de viol�ncia , ent�o n�s temos que tomar cuidado, n�s temos que tomar medidas contra ele'.

Compare com a observa��o do nosso Presidente: "terrorismo � um sintoma de mal-estar social"...

Para Lula , terrorismo � uma esp�cie de "m�-digest�o" que aparece nos ricos pa�ses capitalistas por causa de seu voraz apetite pelo terceiro mundo....

E ainda consideram-no candidato para o pr�mio Nobel da Paz....

Tristes tr�picos...