Musicais: Em Defesa do Viol�o
Percebo em alguns blogs um sentimento preconceituoso com rela��o ao viol�o.
Na maior parte das vezes culpando o pr�prio viol�o pelas obras de baixo valor cultural compostas nele.
Minha resposta:
Desde quando um instrumento por si s� � sin�nimo de sofistica��o ?
N�o entendo o v�nculo...
S� porque a maioria das can��es populares - e por isso ruins - s�o compostas em viol�o n�o quer dizer que o instrumento � o culpado.
J� ouvi muito lixo dodecaf�nico composto em piano et orchestra e pequenas j�ias de tr�s acordes, tocadas em viol�o...
O talento do verdadeiro artista � utilizar as t�cnicas que sua imagina��o achar conveniente para chegar ao resultado. Por "t�cnica" entenda-se qualquer coisa que possa produzir som - ou n�o - como um estalar de dedos, o som de uma vara batendo na parede, um viol�o, a voz ou uma orquestra. Tudo dependendo da proposta e do resultado final.
Ali�s � o resultado final que justifica os meios. Neste caso � isso. Uma obra s� � completa e d� o efeito desejado com todos os seus elmentos fundidos.
Para chegar ao verde algu�m tem de misturar o amarelo ao azul... Imagine se algu�m detestasse o amarelo e todas as obras compostas com esta cor: Nunca conheceria o verde....
N�o culpe a ruindade do Raul Seixas pelo uso do viol�o ou guitarra...
Nem a genialidade do Mozart ao cravo.
E vamos parar com esta afeta��o pseudo-blase�
Nenhum comentário:
Postar um comentário