domingo, outubro 07, 2007

Córdoba, Argentina: Relatório Viagem

Relatório de Viagem: Córdoba, Argentina


Passei as duas últimas semanas em Córdoba, Argentina, por motivos profissionais.Foi minha segunda estada por lá.


Primeiríssimas impressões: esqueçam tudo o que sabem sobre a Argentina e, principalmente, sobre os argentinos. Por quê?


Em Córdoba, a língua falada não tem nada a ver com aquele sotaque carregado de Buenos Aires, o Portenho (também conhecido por “Soy Xô”). É até inteligível. Vou dizer que para um brasileiro (e sulista como eu) , até mais inteligível que o português falado em Portugal.

Esqueça a arrogância porteña: o povo cordobês é muito simpático e inacreditavelmente hospitaleiro. Conheci pessoas fantásticas.

Se fores do sexo masculino, irá notar outra especialidade local: a beleza feminina. Córdoba é uma cidade de lindas mulheres.

Comida: come-se bem (especialidade: muita carne “parrillada”& cozinha italiana) e barato.

A cidade nunca dorme: pelo fato de ter uma população estudantil elevadíssima (12% da população) existem “ barrios” onde a animação é non-stop. Nueva Córdoba é um deles. O hotel onde eu estava hospedado era muito perto portanto pude fazer diversas incursões noturnas e confirmar que mesmo às duas da manhã era possível encontrar muitos lugares abertos, além – é claro – de barzinhos e danceterias.

Arquitetura: há muitas igrejas, museus e até uma redução jesuítica do século 16/17 intactas. A igreja dos Capuchinhos me chamou a atenção por ser uma construção do século XX em estilo gótico.


Mas é claro que também há o lado mais escuro.


Córdoba foi a cidade onde Che Guevara passou boa parte de sua vida. Conta-se que ele largou uma bela e rica herdeira local para correr a América de motocicleta. A casa onde Che morou foi transformada em museu. Che é ídolo total, donde parece óbvio que a maior parte de seus adolescentes-adoradores conhece quase nada de sua série de mais de 200 execuções à sangue frio.

Abandono: apesar da bonita arquitetura, Córdoba parece ser uma cidade que merece mais atenção do poder público. Espero que melhore, pois a cidade merece.

Parece mesmo que a mulher de Kirchner, Cristina vai ganhar as eleições para presidente... Apesar de ser senadora na Argentina, será uma marionete do marido que é uma marionete do Foro de São Paulo...

Aqui, algumas fotos...


Aqui podemos ver os Andes (sim, minha viagem foi até Santiago do Chile para retornar à Cordoba).









Eu, em frente ao Hotel onde ficamos em Córdoba.






Feira de Artesanato("Artesania") de Córdoba






Gardel, símbolo da Argentina





Igreja dos Capuchinhos, em estilo gótico, construída em 1930.









Encontros cordobeses: con Raquel Consigli y Horacio Martínez Paz (colunistas de “ La Historia Paralela”)





Paisagem da janela do meu quarto no Windsor & Tree (Buenos Aires y Entre Ríos)








Mais fotos no meu Álbum no Picasa:

Córdoba na Wikipedia