sexta-feira, outubro 06, 2006

Mainardi Rides Again: Tarso Genro




Diogo Mainardi pega no pé do Tarso Genro, sobre o caso do dossiê, nesta semana..
Ouça aqui ou clique no banner "PodCast Diogo Mainardi"

VEJA on-line

Programa da semana - 5/10/2006
Uma conversa com Tarso Genro
Diogo Mainardi entrevista o ministro das Relações
Institucionais do governo Lula.
Mainardi: “Quando o PT vai contar para a gente de onde é
que veio o dinheiro para comprar o Vedoim?”
Tarso Genro: “Isso é uma questão paulista”.

quarta-feira, outubro 04, 2006

Lula no segundo turno: “Mensagem a Garcia”

Todos lembram daquela velha estória de motivação empresarial chamada "Mensagem a Garcia"? Nela, a um personagem de nome "Garcia" era concedida uma missão. Garcia, ao contrário dos outros que perdiam tempo precioso em busca de informações e detalhes sobre "como" atingir o objetivo, focava na missão, saía rápida e silenciosamente à cata de seu objetivo. E só retornava com o objetivo alcançado. Sem maiores questionamentos.


O "Garcia" deste conto pós-moderno representa o homem que faz tudo - "o possível e o impossível"- para chegar ao seu objetivo final. Um homem de ação. Ao demandador da missão bastava lançar o seu desejo , a sua necessidade, para que o nosso Garcia automaticamente se pusesse em seu encalço. Uma outra característica importante era de que o que foi feito por "Garcia" para chegar ao objetivo não tinha a mínima necessidade de ser reportado ao seu demandador. Somente se o objetivo havia ou não sido atingido.

"Mensagem a Garcia" significa então a capacidade – obtida por meios motivacionais (que é o objetivo original do texto, de despertar o "garcia" que existe em cada um) - em priorizar determinados objetivos e canalizar todo o seu esforço intelectual e físico no seu atingimento.



Mas também existem garcias que não foram gerados por técnicas motivacionais. Existem pessoas que têm estas características inerentes à sua personalidade. São os "garcias por natureza". Provavelmente todos os agentes dos serviços secretos de espionagem são evidentemente "garcias".



E Lula acaba de promover um autêntico "Garcia" para o seu posto de coordenador de campanha para o segundo turno.



Marco Aurélio Garcia , ou MAG – o novo coordenador - , era até a pouco tempo o responsável pelo lado obscuro da política exterior do governo Lula.

Enquanto o chanceler Celso Amorim representa o lado oficial, MAG era o homem que fazia o trabalho sujo – aquele trabalho que nenhum diplomata de carreira poderia fazer – de ser o responsável pela efetiva política exterior de Lula: A definida no Foro de São Paulo.

Enquanto Celso Amorim dá um verniz de normalidade diplomática às suas funções, MAG não se constrange de botar a mão na massa, que é usar sua função "diplomática" para encobrir sua verdadeira missão – ser o secretário executivo do Foro de São Paulo. Sobre o que significa isso, leia em seguida.

Existem vários artigos importantes sobre o Marco Aurélio Garcia, alguns deles eu reuní neste link do Google Notebook, não quero ser repetitivo, mas vale a pena destacar alguns aspectos importantes da atuação de MAG como coordenador do Foro de São Paulo:



" 'Temos que dar a impressão de que somos democratas. Inicialmente temos que aceitar certas coisas, porém isso não durará muito'( "La Nación", Buenos Aires /Argentina) 5 de outubro de 2002 ), declarou Marco Aurélio Garcia, o marxista com influência por trás do presidente Luis Inácio Lula da Silva, recordando que Castro teve que fazer o mesmo, ou seja, dizer que era democrata e que não era comunista, para poder consolidar-se no poder até agora".( Mídia Sem Máscara, em tradução de artigo de www.MilitaresDemocraticos.com )
Continuando:
"Em 1990, a pedido de Castro, que desde então já havia incursionado militarmente em mais de 30 países, Marco Aurélio Garcia convocou uma reunião de todos os grupos de esquerda da América Latina e do Caribe. Representantes de 48 diferentes partidos comunistas e grupos terroristas atenderam. Esta reunião converteu-se no chamado "Foro de São Paulo". Marco Aurélio Garcia não só foi seu fundador, como ainda hoje, todavia, continua sendo seu líder, ao cabo de 12 anos.
Como líder do Foro de São Paulo, Garcia controla e coordena as atividades subversivas do Rio Grande do Sul até a Patagônia. Vários membros do Foro de São Paulo são terroristas. Alguns estão na relação dos "Mais Procurados" do FBI. Porém não há nada estranho nisto. O Foro de São Paulo, sob os auspícios de seu Secretário Executivo, Marco Aurélio Garcia, tem como sua meta o apoio aos grupos terroristas."

O trabalho de MAG é verdadeiramente "sujo". Uma de suas maiores tarefas foi coordenar a ajuda de Lula ao Chávez – enfrentando uma greve dos petroleiros na Venezuela que quase tira o "fidelito" do poder.

Vale destacar também a diferença entre a verdadeira atuação de MAG e a percepção interna (obviamente plantada) – expressa em opiniões de diversos colunistas e jornalistas na mídia local. Muitos se referem a Marco Aurélio de forma jocosa, como "trotkista" ou "simulacro de chanceler". Como pode ser um "simulacro de Chanceler" ser o responsável efetivo pela política externa de Lula?? Na verdade, o verdadeiro papel de "simulacro" cabe a Celso Amorim, cuja atuação somente serve de cobertura às ações de Marco Aurélio.

Pois bem, é esta a pessoa a quem Lula agora demandou a sua "Mensagem à Garcia": Um verdadeiro "Garcia", no qual o estofo marxista de que os "fins justificam os meios" cai como uma luva. MAG fará tudo – lícito ou não, afinal quem trata com FARC, EZLN e outros não deve ter estes pruridos – ao seu alcance para garantir Lula no governo por mais quatro anos.

Esta é a mensagem que trago a todos os votantes da oposição (uns por preferência, outros – como eu – simplesmente para dar alguma sobrevida ao país antes que seja tarde demais ) que imaginam que a surpreendente votação de Mr. Chu-Chu no primeiro turno transforma a possibilidade de tirar Lula da presidência um fato provável: Não se enganem! Marco Aurélio é uma arma letal que não hesitará em usar do jogo sujo para obter seu resultado.



A primeira evidência é o fato de sua nomeação.



Lula corre riscos colocando MAG numa posição mais visível, que é o de chamar a atenção à desastrosa (aos interesses nacionais, enquanto perfeita aos interesses do Foro de São Paulo) atuação de seu governo em política externa. A presença de Marco Aurélio fatalmente irá trazer o tema ao debate neste segundo turno – com evidentes prejuízos potenciais à candidatura de Lula. Quem irá negar que citar Evo Morales, Chávez entre outros não vai tirar mais votos do governo?

Lula sabe que a atuação de MAG compensa todos os riscos. E é este ponto que deve ser considerado.

Vejamos a primeira ação de MAG como coordenador da campanha. Segundo " O Globo":

"Uma das primeiras medidas tomadas por Marco Aurélio Garcia, novo coordenador da campanha de reeleição do presidente Luís Inácio Lula da Silva, foi extinguir o núcleo de informação e inteligência da campanha, chefiado por Jorge Lorenzetti, apontado como um dos petistas envolvidos na compra de dossiês contra tucanos.
-'Esta suprimido. Nem sabia que existia. E pelo desempenho, não me parece que foi muito inteligente'.

Análise:

A mentira sempre foi a melhor arma da esquerda e MAG a desempenha com maestria. ("Nem sabia que existia"??? O que é isso? Provavelmente deve achar que todos são tão idiotas por aqui...). Quando diz que a central de inteligência está "suprimida", quer dizer que a sua primeira missão é suprimi-la das manchetes dos jornais. Não há pecado maior para uma central de inteligência do que virar matéria de destaque em todos os jornais do país.

O PT não irá acabar com uma operação que rendeu tantos bons frutos ao longo do tempo (veja a lista aqui dos maiores feitos da central) e que nasceu junto com o Foro de São Paulo. Não só por coincidência de data, mas pelo fato de que a própria atuação do Foro exige muita operação de desinformação e sabotagem. Desta forma, a central de inteligência é cria do Foro – do qua MAG é coordenador.

O objetivo então é simular a supressão da central de inteligência enquanto a mantém em funcionamento em modo "invisível". Para quê? Para ter total liberdade de ação sem o perigo de contra-golpes (Não é seguro confiar na PF, Lula deve ter percebido, pois parte dela continua fiel aos seus princípios e não irá compactuar com operações como a do dossiê).

Com Marco Aurélio, o PT está preparando a maior e mais inacreditável campanha de sabotagem, destruição de reputação e terrorismo eleitoral de sua história. E ninguém mais poderá supor a atuação da "central de inteligência" do PT, pois ela estará "suprimida", então. Sem esta informação fundamental, a mídia irá agir como agiu nestes 16 anos de propaganda petista: assumir como verdade.

Lula sabe muito bem das apostas que está fazendo e não arriscaria perder todo o trabalho destes 16 anos de Foro de São Paulo por questões menores. Geraldo Alckmin, ou um Francenildo não representam indivíduos (assim como foram Toninho do PT ou Celso Daniel ?) mas obstáculos que devem ser retirados do caminho. Alckmin nem mesmo uma real oposição representa. Seu pecado é pertencer a um partido não signatário do Foro de São Paulo.

Lula já repassou sua "Mensagem a Garcia": Trocou seus "aloprados" por um frio, silencioso e eficiente cumpridor de missões especialíssimas. Preparem-se!!