sexta-feira, março 26, 2004

Teleguiado (pela) MTV - uso das mensagens subliminares

Meu livro preferido (até agora) do Olavo de Carvalho é "Jardim das Aflições". Neste livro tem um capítulo dedicado ao uso das mensagens subliminares na mídia em geral.
Para quem não sabe, mensagens subliminares são um tipo de mensagem marginal, não percebida conscientemente -ou quase- mas que tem um efeito poderoso de interferir em nosso livre arbítrio -- por isso é considerado criminoso.
Desde os anos 50 (veja aqui um histórico) é conhecida e proibida nos Estados Unidos, em função de seu potencial altamente manipulador.
Mas aqui no Brasil, com nossa cultura "tudo bem", esta conversa parece coisa vinda de outro planeta. Ninguém fala disso e seguimos -ligados na Globo- em nossa alegre, aberta e multi cultural "democracia". Eu já me perguntei quantos processos históricos como eleições , por exemplo, já não teriam sido manipuladas por expedientes subliminares. Principalmente que hoje em dia em qualquer eleições no Brasil é obrigatório ter um publicitário ou "marketeiro" profissional como o coordenador geral das campanhas.
Na última eleição, por exemplo, Duda Mendonça "reinventou" Lula e pautou todas as ações da campanha, sendo -- em minha opinião -- o mentor da infame "Carta ao Povo Brasileiro", que consolidou a aparente guinada ao centro do PT e a Vitória
Para mim certamente esta campanha teve claros elementos subliminares... Será que alguém aí já analisou a fundo o material da campanha de Lula? Acho que somente por este viés se pode explicar a Vitória de um candidato que já havia sido derrotado em 3 outras eleições (mas devo admitir que concorrer com José Serra foi um facilitador poderoso ao sucesso de Lula).
Sobre este assunto, encontrei um site muito legal. Trata-se de uma ONG chamada "Mensagem Subliminar" no endereço www.mensagemsubliminar.com.br. Lá se pode encontrar muitos exemplos destes expedientes e casos nacionais, como o levantado pela ONG contra a MTV e que gerou uma condenação voluntária da emissora.
Conheça o caso aqui:
"No ano passado denunciamos no nosso website, um dos casos mais bizarros de inserção subliminar já estudados na mídia. Trata-se de um comercial da MTV (não era clipe) veiculado abertamente, em horário livre, contendo nada mais nada menos que - 180 frames - com temática sadomasoquista, sendo que, um destes, classificamos como alusivo à pedofilia."

Veja no canto superior esquerdo a imagem de uma menor de idade ,nua, sendo levada na coleira por um adulto.

Fiquei bastante preocupado também com os casos envolvendo a Disney. É claro que tem alguns exageros nos casos, mas o panorama geral é correto. Julgue por você mesmo aqui
Conclusão: Estamos rodeados o tempo todo com estas mensagens. Sou capaz de dizer que existe uma relação clara entre as subliminares e os comportamentos e até crimes que ultimamente aterrorizam vários países, principalmente ocidentais, onde a cultura de massa tem mais influência (tv, cinema e música pop).
Outra coisa básica é que um dos debates entre os liberais em nosso país é sobre como a esquerda simplesmente tomou todos os espaços do espectro político e também corações e mentes no Brasil. Acho que seria impossível tal hegemonia ter sido alcançada SEM o uso de tais ferramentas...

quinta-feira, março 25, 2004

Porqu� este pa�s n�o "passa de ano"

A not�cia de revista �poca toca no �mago da quest�o do desemprego e baixo crescimento do Brasil :

"A carga tribut�ria da gasolina j� corresponde a 59,2% do pre�o cobrado ao consumidor nos postos. Cinquenta anos atr�s, quando a Petrobras foi criada, os impostos correspondiam a apenas 4,8% dos pre�os na bomba."
Le�a not�cia completa aqui

quarta-feira, março 24, 2004

Iraque: Talvez a Paz n�o esteja perdida...

Como a situa��o no Iraque � quase que completamente escondida da popula��o brasileira, � s� na internet que podemos encontrar informa��es mais verdadeiras.
E estas informa��es trazem coisas positivas acontecendo no Iraque. Para come�ar, mais de 50% da popula��o acha que est� vivendo melhor agora do que no antigo regime....
Leia mais:
"Eu considero a postura desafiadora de Saddam Hussein contra as resolu��es da ONU e o tratamento que ele dava ao seu pr�prio povo como justificativas mais do que suficientes para uma guerra.
� estimado que entre 1990 e 1998, 150.000 iraquianos morreram prematuramente por causa das san��es da ONU - san��es que Saddam poderia ter suspendido imediatamente se concordasse com as condi��es para a inspe��o de armas definidas pela ONU (...)

Mais de 12.000 toneladas de medicamentos t�m sido distribu�dos junto com 30 milh�es de doses de vacinas, os hospitais est�o sendo reabertos e re-equipados - embora a falta de equipamentos b�sicos como incubadoras ainda exista (...)
.

Leia o artigo completo da jornalista Denise Robertson tho "The Journal" Brit�nico

Estados Liberais, Libert�rios e An�rquicos


Encontrei no livro de J.O. de Meira Penna, "A Ideologia do S�culo XX"(de 1985) uma defini��o interessante sobre os conceitos Liberais, Libert�rios e Democratas, que volta e meia s�o questionados em qualquer discuss�o liberal.

"Quero contar uma est�ria sobre os quatro tipos de pa�ses existentes, esclarecendo que, ao meu ver, os primeiros s�o democracias, os dois �ltimos n�o:
1) H� pa�ses como a Alemanha e a Su��a em que tudo � proibido, menos o que � permitido. Nessas na��es triunfam as leis, as regras, os regulamentos, os regimes sob a �gide do verboten (proibido). Entra-se num bonde, por exemplo e est� escrito por toda a parte: "� proibido fumar" ou � "probido escarrar".

2) O segundo tipo � o de pa�ses como a Inglaterra, o tipo ideal, em que tudo � permitido, salvo o que � proibido.. Num bonde, estar� escrito: "para o seu conforto pede-se n�o fumar"...

3) O terceiro tipo � o totalit�rio, � o tipo sovi�tico (antiga URSS), onde n�o obstante exista uma Constitui��o que garante as liberdades e direitos humanos, tudo � proibido, mesmo aquilo que � permitido...

4) O quarto tipo � de pa�ses antin�micos e an�rquicos como o nosso, onde � tudo � permitido, mesmo aquilo que � proibido. Entre n�s pode haver num bonde o cartaz "� proibido escarrar", mas os passageiros ir�o escarrar sobre o cartaz, sem que nada lhe aconte�a."

terça-feira, março 23, 2004

Os animais t�m direitos?

Volta e meia recebo alguns e-mails com a defesa do argumento que todos os animais t�m direito � vida e assim sendo, qualquer viol�ncia ou abuso contra os animais seria um crime...
Tenho visto tamb�m que esta id�ia mais e mais tem se infiltrado no �senso comum� de nossa popula��o.
Li, tamb�m, esta semana mat�ria no jornal Zero Hora em que se acusa um policial rodovi�rio de ter abatido (ali�s, segundo algumas entidades de �prote��o� aos animais-- �assassinado�) um cavalo e ferido outro ap�s ter tentado retir�-los de uma auto-estrada. A defesa do policial foi clara: perseguiu os cavalos durante 7 Km e como n�o teve sucesso decidiu abat�-los pois sua soltura poderia representar um grave risco para os usu�rios da rodovia.
Para mim a quest�o se encerraria por a� -- pois qualquer a��o � justificada para preservar a vida humana-- mas n�o, e as entidades �animais� j� se pensam em criminalizar o policial pelo ato.

Par�nteses feito, volto � quest�o (ia dizer �� vaca fria� mas acho que poderia ser ofensivo ao ruminante): verifico que tal id�ia tem se generalizado muito, principalmente �ao meu ver � em fun��o da penetra��o dos ensinamentos Budistas no ocidente.
Dentro da vis�o budista, todo o ser vivo passa por reencarna��es. Estas reencarna��es s�o n�veis ou fases de auto-descoberta que todo o ser vivo passar� durante toda a eternidade. Dentro deste conceito, um ser humano poder� reencarnar em um animal em sua pr�xima vida, de modo a completar seu ciclo de aprendizado. Neste caso, matar um animal poder� ter o efeito de tamb�m �matar� algum ser humano reencarnado neste animal. Por isso o respeito zeloso de todos budistas por todos os seres vivos.

J� a vis�o judaico-crist� sobre o tema � bem diferente: Deus deu poderes ao homem utilizar os animais da maneira que mais o aprouver, servindo como for�a de trabalho, companhia e at� mesmo de alimenta��o. Sacrif�cios a Jav� no Velho Testamento sempre foram descritos com o abate de algum animal, especialmente o cordeiro.E Deus aprovava isto. Jesus Cristo � o �cordeiro de Deus� -- o sacrif�cio que permitiu o perd�o do pecados da humanidade.

Eu pessoalmente corroboro com a vis�o Crist�, pois afinal n�o acredito em reencarna��o.
As religi�es afro tamb�m mant�m firmes a tradi��o do sacrif�cio animal.

J� pelo lado �laico� da quest�o, li um artigo interessante que confirma minha posi��o (em http://www.strike-the-root.com/4/machan/machan43.html). Ali�s o artigo levanta outras quest�es:
Porqu� os animais teriam direitos? Este direito se estende ao �indiv�duo� animal ou toda a classe animal frente ao ser humano? Explico melhor: O policial do caso acima seria culpado por ter �assassinado� um cavalo, mas se este cavalo fosse atacado por um lobo por exemplo, sua morte seria �natural�? Neste caso ent�o o homem � que um elemento fora do contexto �natural� e que n�o deveria interferir no processo?

Minhas considera��es neste campo s�o simples:

1)Como regra geral penso que os animais devem ser respeitados; Viol�ncias/maldades gratuitas devem ser evitadas.
2) Mas o ser humano tem o direito e o dever de � em situa��o de risco � sua pr�pria vida ou de outros seres humanos � abater um animal.
3) O ser humano tamb�m tem o direito de usar os animais como alimento. Isto � um imperativo para a pr�pria sobreviv�ncia de nossa esp�cie, uma vez que j� est� provado que uma dieta totalmente vegetariana causa defici�ncia no desenvolvimento neurol�gico das crian�as de forma irrevers�vel. N�s necessitamos de prote�na e os animais s�o a maior fonte delas.
4) O ser humano tamb�m tem � em fun��o do segundo �tem, ou seja, preservar sua pr�pria vida � o direito de usar os animais para experimenta��o cient�fica.

� isto o que penso. Quando leio frases do tipo �meat is murder� e at� de atentados �ecol�gicos� pondo em risco a vida das pr�prias pessoas em favor de animais ou plantas, vejo que nosso planeta est� realmente numa crise sem precedentes de valores.. Principalmente de valoriza��o da vida humana. Pois paralelamente a estas esquisitices de direito animal, vejo que existem movimentos paralelos incentivando a morte de futuros seres humanos, vendidos sob um verniz �libert�rio�...

� hora de voltarmos ao b�sico: o direito � vida humana est� acima de qualquer outro direito.

segunda-feira, março 22, 2004

Os Atentados de Madri e o ETA

S� para confirmar minha posi��o sobre os atentados e os desdobramentos das elei��es na Espanha, aqui vai link para coluna do
Janer Cristaldo que, al�m de escrever muit�ssimo melhor do que eu o faz com evid�ncias s�lidas...

Vem aí o estatuto racial...


Li que o governo quer transformar em lei todas as ações "afirmativas" já em curso em alguns estados no sentido de definir cotas para estudantes negros em universidades e funcionalismo público

Eu sou contra o uso de qualquer cota ou reserva de mercado como critério de avaliação de candidatos. Seja em função da cor da sua pele, seja do time que torce ou do partido que seja filiado. O "mérito" é o único critério aceitável.
Alguns dizem que serve para reparar alguns séculos de discriminação e exclusão dos negros.. Mas isso não é justo. Ninguém deve ser culpado ou inocentado/privilegiado pelos eventuais crimes ou privações cometidos pelos seus antepassados...

O que acho á que a saída para isso á instituir melhoria no nível básico e intermediário de ensino de modo que ele realmente seja universal e que dá condições para qualquer um competir para vagas de qualquer universidade ou emprego.

Outro motivo á a diversidade racial brasileira. Por quê privilegiar os negros se temos índios por exemplo em igual ou atá pior situação?

Mais uma ponto negativo á que não temos -- e não devemos instituir -- nenhum critério de definição do que seja uma pessoa "negra" por exemplo. Somente países nitidamente racistas e segregacionistas como os EUA, África do Sul e Alemanha de Hitler tinha, critérios "científicos" para a determinação da raça de uma pessoa. Será que temos que criar um "racismo" jurídico para garantir a tal "igualdade"?

Pois se o critério for a auto-declaração (que á usada pelo censo do IBGE por exemplo) teremos muitos casos de brancos auto-declarados negros e que não se poderá negar a vaga da "cota".

E se por acaso o governo definir quem á negro ou branco por critérios visuais, aí então podermos dizer que o Brasil tem políticas racistas, e ainda assim vai ter gente fazendo como Al Jolson (que era Judeu) no filme "The Jazz Singer", pintando a cara de preto para entrar na faculdade...

(Lembro de um filme dos oitenta: "Soul Man" onde C. Thomas Howell se passa por negro para entrar na universidade "na cota"..)