sexta-feira, março 26, 2004

Teleguiado (pela) MTV - uso das mensagens subliminares

Meu livro preferido (até agora) do Olavo de Carvalho é "Jardim das Aflições". Neste livro tem um capítulo dedicado ao uso das mensagens subliminares na mídia em geral.
Para quem não sabe, mensagens subliminares são um tipo de mensagem marginal, não percebida conscientemente -ou quase- mas que tem um efeito poderoso de interferir em nosso livre arbítrio -- por isso é considerado criminoso.
Desde os anos 50 (veja aqui um histórico) é conhecida e proibida nos Estados Unidos, em função de seu potencial altamente manipulador.
Mas aqui no Brasil, com nossa cultura "tudo bem", esta conversa parece coisa vinda de outro planeta. Ninguém fala disso e seguimos -ligados na Globo- em nossa alegre, aberta e multi cultural "democracia". Eu já me perguntei quantos processos históricos como eleições , por exemplo, já não teriam sido manipuladas por expedientes subliminares. Principalmente que hoje em dia em qualquer eleições no Brasil é obrigatório ter um publicitário ou "marketeiro" profissional como o coordenador geral das campanhas.
Na última eleição, por exemplo, Duda Mendonça "reinventou" Lula e pautou todas as ações da campanha, sendo -- em minha opinião -- o mentor da infame "Carta ao Povo Brasileiro", que consolidou a aparente guinada ao centro do PT e a Vitória
Para mim certamente esta campanha teve claros elementos subliminares... Será que alguém aí já analisou a fundo o material da campanha de Lula? Acho que somente por este viés se pode explicar a Vitória de um candidato que já havia sido derrotado em 3 outras eleições (mas devo admitir que concorrer com José Serra foi um facilitador poderoso ao sucesso de Lula).
Sobre este assunto, encontrei um site muito legal. Trata-se de uma ONG chamada "Mensagem Subliminar" no endereço www.mensagemsubliminar.com.br. Lá se pode encontrar muitos exemplos destes expedientes e casos nacionais, como o levantado pela ONG contra a MTV e que gerou uma condenação voluntária da emissora.
Conheça o caso aqui:
"No ano passado denunciamos no nosso website, um dos casos mais bizarros de inserção subliminar já estudados na mídia. Trata-se de um comercial da MTV (não era clipe) veiculado abertamente, em horário livre, contendo nada mais nada menos que - 180 frames - com temática sadomasoquista, sendo que, um destes, classificamos como alusivo à pedofilia."

Veja no canto superior esquerdo a imagem de uma menor de idade ,nua, sendo levada na coleira por um adulto.

Fiquei bastante preocupado também com os casos envolvendo a Disney. É claro que tem alguns exageros nos casos, mas o panorama geral é correto. Julgue por você mesmo aqui
Conclusão: Estamos rodeados o tempo todo com estas mensagens. Sou capaz de dizer que existe uma relação clara entre as subliminares e os comportamentos e até crimes que ultimamente aterrorizam vários países, principalmente ocidentais, onde a cultura de massa tem mais influência (tv, cinema e música pop).
Outra coisa básica é que um dos debates entre os liberais em nosso país é sobre como a esquerda simplesmente tomou todos os espaços do espectro político e também corações e mentes no Brasil. Acho que seria impossível tal hegemonia ter sido alcançada SEM o uso de tais ferramentas...