segunda-feira, março 22, 2004

Vem aí o estatuto racial...


Li que o governo quer transformar em lei todas as ações "afirmativas" já em curso em alguns estados no sentido de definir cotas para estudantes negros em universidades e funcionalismo público

Eu sou contra o uso de qualquer cota ou reserva de mercado como critério de avaliação de candidatos. Seja em função da cor da sua pele, seja do time que torce ou do partido que seja filiado. O "mérito" é o único critério aceitável.
Alguns dizem que serve para reparar alguns séculos de discriminação e exclusão dos negros.. Mas isso não é justo. Ninguém deve ser culpado ou inocentado/privilegiado pelos eventuais crimes ou privações cometidos pelos seus antepassados...

O que acho á que a saída para isso á instituir melhoria no nível básico e intermediário de ensino de modo que ele realmente seja universal e que dá condições para qualquer um competir para vagas de qualquer universidade ou emprego.

Outro motivo á a diversidade racial brasileira. Por quê privilegiar os negros se temos índios por exemplo em igual ou atá pior situação?

Mais uma ponto negativo á que não temos -- e não devemos instituir -- nenhum critério de definição do que seja uma pessoa "negra" por exemplo. Somente países nitidamente racistas e segregacionistas como os EUA, África do Sul e Alemanha de Hitler tinha, critérios "científicos" para a determinação da raça de uma pessoa. Será que temos que criar um "racismo" jurídico para garantir a tal "igualdade"?

Pois se o critério for a auto-declaração (que á usada pelo censo do IBGE por exemplo) teremos muitos casos de brancos auto-declarados negros e que não se poderá negar a vaga da "cota".

E se por acaso o governo definir quem á negro ou branco por critérios visuais, aí então podermos dizer que o Brasil tem políticas racistas, e ainda assim vai ter gente fazendo como Al Jolson (que era Judeu) no filme "The Jazz Singer", pintando a cara de preto para entrar na faculdade...

(Lembro de um filme dos oitenta: "Soul Man" onde C. Thomas Howell se passa por negro para entrar na universidade "na cota"..)

Nenhum comentário: