quinta-feira, março 18, 2004

Comfortably Numb -- Europa 2004

Quando li este artigo no
Primeira Leitura e me deparei com a foto abaixo, tive alguns insights...

Na foto acima vemos um jovem segurando um cartaz de protesto contra as tais "mentiras" do PP - o partido no poder at� ent�o na Espanha. O partido de Aznar. O partido que tem combatido o terrorismo sem tr�gua, seja do ETA seja enviando tropas ao Iraque.
Pois bem, o governo espanhol do PP foi pesadamente acusado de estar "mentindo" sobre os reais respons�veis dos atos terroristas do dia 11/03.
Fiquei a pensar com que facilidade no mundo de hoje, a palavra "mentiroso" � atirada contra governos democraticamente eleitos e que na maioria dos casos fazem exatamente o que se propuseram a fazer durante a campanha.
Acusam-se os governos de Bush, Sharon, Blair e Aznar de "mentirosos" para depois os "castigar" com a��es que, de forma alguma, n�o parecem ser realizadas por adultos plenos de sua consci�ncia e responsabilidade.
A rea��o do povo espanhol aos ataques foi de uma precipita��o infantil tal que denota como a opini�o p�blica - em todo o mundo ocidental - est� sendo "confortavelmente entorpecida" h� muito, muito tempo por toneladas de desinforma��o.
Voltando � foto em quest�o, o jovem que carrega o cartaz usa uma camiseta do "Nirvana" - cujo l�der "Kurt Cobain" se suicidou em 1993 por n�o resistir �s press�es do show-business e de sua vida particular...
Este � um paralelo perfeito com a situa��o espanhola p�s-11 de mar�o: n�o conseguindo trabalhar suas diverg�ncias internas, resolveu culpar os "pais" (Aznar) e cometer suic�dio...