quinta-feira, janeiro 20, 2005

Até a última bala...

O governo acaba de dar mais uma volta no torniquete.

Se para ser diplomata nem é necessário saber língua estrangeira, bastando ter “caspa nos ombros”, para a segurança pessoal o governo Lula caminha para a mesma linha minimalista-suicida.

Desde o ano passado é proibido à população em geral a posse de qualquer arma de fogo, conforme previsto no “estatuto do desarmamento”. Assim mesmo, foi concedido a possibilidade de posse de armas para casos especiais (militares, seguranças, entre outros). Pois bem, agora nem mesmo os casos em que se libera a posse de armas terão assegurado o seu direito à segurança: foi aprovado um outro decreto que limita a posse de munição a, pasmem, cinquenta projéteis ao ano!!!

Quer dizer que o governo federal definiu o número máximo de bandidos – aos que ainda podem portar armas – contra os quais podem se defender. Aos bandidos, sabendo exatamente quem tem posse de armas, cabe contar. Ao final do quinquagésimo disparo, podem enfim praticar impunemente seus crimes.

Uma notícia tão aterradora, até kafkafiana, para o meu espanto ainda maior, recebe um tratamento completamente amorfo e anódino de nossa imprensa e opinião pública.

Além de impedir a completa possibilidade do cidadão proteger o seu patrimônio, a sua vida e a de sua família,somos brindados ainda com o impossibilidade de usá-las, caso sua posse seja concedida.

Este é ou não é um prenúncio de algo maior? Qual seria a intenção de um governo que impede, primeiro pelos meios constitucionais – não atacando o crime organizado, liberalizando os critérios de concessão de condicionais, descriminalizando o tráfico de drogas, tudo dentro de um rótulo de “debate com a sociedade” em que se faz tudo, menos debater com esta sociedade – depois pelos meios ilegais e de intimidação do indivíduo – estatuto do desarmamento – a possibilidade mínima da sociedade ser defendida e de se defender por conta própria?
As possibilidades de realização de um governo que tem o congresso nas mãos, o controle do judiciário e a garantia de não-reação popular são infinitas.

A nossa última garantia contra um governo autoritário seriam os militares. O problema é que eles estão anestesiados, esperando a Amazônia ser invadida pelos americanos.

O que resta? Se houver mesmo um avanço do governo federal nesta direção – a de um totalitarismo “light” à la Chavez, que vai se endurecendo gradativamente – não há chances dentro de uma estrutura legal. A definição do que é legal ou permitido vai ser continuamente encolhida, até que estejamos fora da sua linha demarcatória. Restarão então três saídas: a resistência compulsoriamente “ilegal” ou a saída do país.
Ah, esqueci da terceira. Esta é mais simples: é uma sugestão a todos aqueles que ainda tem a possibilidade de usar armas de fogo de que não gastem todos os 50 projéteis de sua “libreta de racionamiento” de munições. Guardem esta última bala. Ela pode ser o passaporte para a única saída possível.

quarta-feira, janeiro 19, 2005

Presidente revela nova regra para diplomatas no Brasil: sai o inglês, entra o "caspa? Eu??"

Depois de revelar o seu antiamericanismo infantil tornando o domínio na língua inglesa não mais eliminatório para o ingresso de novos alunos no Instituto Rio Branco, o governo revela o que pode ser decisivo.

O ministro Celso Amorim foi escolhido como titular do Ministério de Relações exteriores do Brasil “porque tem caspas sobre os ombros e isto é povo”, proclamou o Presidente da República.

Recomendo urgentemente aos laboratórios locais que coloquem no mercado o produto definitivo para os aspirantes à carreira diplomática: um xampu "pró-caspa".
Mas sem instruções em inglês, plís!

terça-feira, janeiro 18, 2005

Pedro Bial e Olavo de Carvalho

Pedro Bial , em entrevista no site Brazil-brasil.com:

"Eu gosto de algumas pessoas que até tenho medo de dizer e ser apedrejado... Por exemplo, acho o Olavo de Carvalho da maior importância, ele às vezes diz coisas que têm de ser ditas."

Nunca gostei muito deste cara, ainda mais sendo apresentador da coisa mais chula da TV brasileira que é o BBB.

Mas o cara assumir que gosta de Olavo de Carvalho, tem de ter peito...
Pontos para ele. Mas ainda está no vermelho...

segunda-feira, janeiro 17, 2005

Quem anda linkando o "nadando"

Depois que instalei uma ferramenta de pesquisa às visitas ao meu site tenho descoberto um pouco sobre a percepção do público ao meu blog.
Uma das coisas que me chamou a atenção é a audiência portuguesa ao meu blog. Muitas páginas dedicadas ao liberalismo de além-mar tem meu blog linkado a elas.
Descobri agora um Site em francês sobre blogs portugueses , que coloca o "nadando" entre os melhores blogs na lingua de Camões.

Segundo eles "Voici le TOP BLOG Portugalmania, dans lequel figurent les blogs portugais jugés de qualité"

Só tem de explicar que o meu blog é em português mas não é de Portugal, ora pois!!!
Mas os co-irmãos do lado de lá do Atlântico são sempre bem-vindos....



Novo Blog: Livre Pensamento

O blogueiro Luiz Simi (um brasileiro residente em Munique na Alemanha) me envia um link para o seu blog, o Livre Pensamento.

Muito bom!

O Luiz faz - na apresentação do seu blog - uma definição bem clara dos assuntos a tratar: nada de assuntos pessoais, somente dissertação sobre o foco de atenção - a disseminação dos conceitos liberais em economia, mais cultura e filosofia.

Admiro quem consegue fazer esta diferenciação: eu fico mais á deriva, assuntando o que me vem à mente.
Como os leitores devem perceber os assuntos pessoais acabam aflorando por aqui de vez em quando.
Mas só a pontinha do iceberg, de modo a torná-los uma pouco mais abrangentes.

Outra coisa que me chamou a atenção é que o meu blog (com as devidas autorizações, certo) está linkado como "Nadando contra a maré vermelha:liberalismo e bom humor"...

Nunca tinha pensado que meus escritos eram bem-humorados.

Eu, que imaginava meus últimos posts meio lima-limão (aquilo que começa docinho e depois deixa um sabor amargo persistente ao final), que bom que alguém tenha encontrado algum bom humor debaixo do ácido....

domingo, janeiro 16, 2005

Novo Blog do Caio Rossi

Caio Rossi botou o seu "evanescências" no ar.

E começa bem!!

evanessenciaS: "
Trechos da primeira aula do Curso de Filosofia do
professor Olavo Carvalho em POA
21 de agosto de 2004, sala 07, sede da Advb, Porto Alegre
Partes removidas: [...]
Meus comentários inseridos: [ ]"

O Cristão e o Tsunami

O blog do André Oliveira - "O esquisito" tem um post interessante, que reproduzo aqui:
No fundo, no fundo, lá no fundinho mesmo, a esperança de todo ateu é de que Deus seja muito mais misericordioso do que admitem os crentes. E é isso que os mantém vivos.

O mais interessantes são os comentários de ateus e cristãos , principalmente sobre o Tsunami Asiático.

Uma delas diz que os cristãos, por força de sua crença, teriam de ser protegido pro Deus da fúria do Tsunami.
Ou que curasse membros amputados de cristãos.

Eu sou menos exigente: se Deus pelo menos concedesse aos cristãos que não tivessem os pneus de seus carros furados numa noite de chuva no meio do nada, estava bom.

Mas o ponto não é este: para mim Deus não é o gênio da lâmpada com pedidos ilimitados. Quantos cristãos foram atirados aos leões durante o Império Romano?

Aliás do que adiantaria salvar alguns cristãos de uma morte trágica se a morte ainda lhes seria garantida, em qualquer ponto no futuro?

O compromisso de Deus para com a vida eterna em quem acredita em suas palavras vai bem mais longe do que isso. A morte não é um obstáculo a ela, para quem a entende. Mas também não é um caminho para ela.

Deus pode estar agindo sim nestas manifestações de ferocidade natural dos últimos dias, mas não terá como "salvar" todos os cristãos de cada parte afetada do globo. A salvação será garantida de outras maneiras...

Então, o jeito é cada um resistir às intempéries como pode...