sábado, julho 15, 2006

Comentário de leitor de "O Imbecil Coletivo"


"O Imbecil Coletivo I"
Foi relançado. Encontrei este comentário sobre a obra, de um leitor chamado Pedro Paulo Reinaldin, que não tenho o quê reparar.... Comprem!!
O mais candente libelo contra o esquerdismo
Li o Imbecil Coletivo em 1998. Na época, Olavo de Carvalho não tinha a grande audiência que duramente conquistou, apesar de em recente artigo ele considerar irrelevante sua influência sobre algumas mentes tupiniquins, mormente em razão do avanço do esquerdismo na América Latina. De qualquer sorte, por acidente, me interessei pelo livro e o li. Minha reação foi um misto de espanto e satisfação. Nunca até então - na época era acadêmico de direito - tinha visto um livro tratar de temas contemporâneos, analisando-os tão profunda e logicamente sob um pano de fundo mais vasto: a cultura ocidental. O background cultural de Olavo de Carvlho enche os olhos e fascina o leitor. A leitura é agradabilíssima e o livro é escrito em estilo bem-humorado e prosa refinada. O melhor: os ídolos das Academias Brasileiras são destruídos um a um e expostos ao leitor em sua insignificância moral e intelectual. Qualquer um que conserve dentro de si o desejo sincero de conhecer a verdade não tem como, ao final da leitura, deixar de concordar com com Olavo de Carvalho que os intelectuais brasileiros são um engodo - um caso de defesa do consumidor. Em síntese: o livro é imperdível e, a exemplo do já que se disse sobre o livro Ação Humana de Ludwig Von Mises, tem que estar na prateleira de qualquer pessoa que se ache esclarecida.

quinta-feira, julho 13, 2006

A Filosofia escraviza?

Felipe Sabino, da Confraria Calvinista escreve sobre uma questão bem relevante  - pelo menos para mim: a relação entre a fé cristã e o estudo da filosofia. A conclusão de Felipe é muitíssimo feliz.
Muitos cristãos são admoestados para se manter longe do estudo da filosofia pela errada consideração de uma passagem bíblica de autoria do apóstolo Paulo:
 
Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas...” (Cl 2:8).

Felipe, citando um belo texto de Dr. Greg L. Bahnsen, intitulado “Beware of Philosophy!” conclui:
"Tenham cuidado com a filosofia! A melhor forma de fazer isso é estudando-a".


Não poderia concordar mais!

quarta-feira, julho 12, 2006

"A Verdade" agora na web!

Acabo de receber um e-mail do autor, Coronel Brilhante Ustra, de que website da sua fundamental obra "A Verdade Sufocada" está disponível no endereço "A verdade sufocada - A história que a esquerda não quer que o Brasil conheça."

O site tem trechos do livro, notícias relacionadas e onde comprar. Imperdível!

Segue um trecho da matéria de Carlos I. Azambuja publicada no Mídia Sem Máscara por ocasião do lançamento do livro:
"Leiam o livro "A Verdade Sufocada", do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, com prefácio do general Raymundo Negrão Torres. Em suas 541 páginas desmistifica, destrói, desmonta e manda pelos ares, ponto por ponto, as mentiras que, há 40 anos, vêm sendo apresentadas à Nação brasileira a respeito da Revolução de 31 de Março de 1964 e os seus desdobramentos, quando uma esquerda desvairada, constituída por militantes treinados nas academias de guerrilhas de Cuba, Coréia do Norte, Alemanha Oriental, China e União Soviética, utilizaram todos os meios - os seqüestros de autoridades e de aviões comerciais, o terrorismo, os assaltos, as guerrilhas urbana e rural e os assassinatos de cunho político e, já em seu final, os assaltos até a trocadores de ônibus - para implantar em nosso país uma república popular democrática.

Derrotados, a maioria dos que sobreviveram a essa louca empreitada, após uma escala em Cuba, se juntou aos grupos terroristas da Argentina, Chile e Nicarágua, voltando a ser derrotados. Ao final, em agosto de 1979, foram anistiados pela "ditadura militar" e hoje, 27 anos depois, no governo do também anistiado Luiz Inácio Lula da Silva - "anistiado" de quê, se não foi cassado e nem condenado? -, continuam a ser recompensados, agora financeiramente, por uma Comissão de Anistia, criada em agosto de 2001 pelo governo do Sr. Itamar Franco. Recompensados por terem sido terroristas. Somente em atrasados, as indenizações já chegam a R$ 1,44 bilhão. A 38 anistiados foram concedidas indenizações que, a cada um, ultrapassam R$ 1 milhão."


terça-feira, julho 11, 2006

Casagrande denuncia a Revolução Comunista Silenciosa

Esta revolução silenciosa é financiada pelo Estado Brasileiro, eleito democraticamente para defender o país.
Diego Casagrande denuncia a faceta mais cruel desta revolução: A doutrinação ideológica de nossas crianças. Leiam este trecho:

Blog do Diego - Editado por Diego Casagrande
"Recebi de Bagé, interior do Rio Grande do Sul, o livro “Geografia”, obrigatório na 5ª série do primeiro grau no Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora. Os autores são Antonio Aparecido e Hugo Montenegro. O Auxiliadora é uma escola tradicional na região, que fica em frente à praça central da cidade e onde muita gente boa se esforça para manter os filhos buscando uma educação de qualidade. Através desse livro, as crianças aprendem que propriedades grandes são de “alguns” e que assentamentos e pequenas propriedades familiares “são de todos”. Aprendem que “trabalhar livre, sem patrão” é “benefício de toda a comunidade”. Aprendem que assentamentos são “uma forma de organização mais solidária... do que nas grandes propriedades rurais”. E também aprendem a ler um enorme texto de... adivinhe quem? João Pedro Stédile, o líder do criminoso MST que há pouco tempo sugeriu o assassinato dos produtores rurais brasileiros. O mesmo líder que incentiva a invasão, destruição e o roubo do que aos outros pertence. Ele relata como funciona o movimento e se embriaga em palavras ao descrever que “meninos e meninas, a nova geração de assentados... formam filas na frente da escola, cantam o hino do Movimento dos Sem-Terra e assistem ao hasteamento da bandeira do MST”. Essa é a revolução silenciosa a que me refiro, que faz um texto lixo dentro de um livro lixo parar na mesa de crianças, cujas consciências em formação deveriam ser respeitadas. Nada mais totalitário. Nada mais antidemocrático. Serviria direitinho em uma escola de inspiração nazi-fascista."

Olavo de Carvalho, que já denunciava esta "revolução" há quinze anos,  descreve nossa época como uma época em que o consenso coletivo é ditado pelo ambiente revolucionário onde vivemos.

"O consenso, de fato, é menos limitante e escravizador para a consciência individual nas épocas de tradicionalismo do que nas de renovação, porque o consenso tradicional se apresenta declaradamente como uma força conservadora, fácil de identificar e criticar, ao passo que o consenso renovador ou revolucionário funciona como um Ersatz, um sucedâneo do autêntico pensamento filosófico, oferecendo aos homens, em lugar da vida intelectual, as modas intelectuais que os desviam de todo esforço pessoal. Nossa época é tão canalha que não apenas confunde maliciosamente a busca da verdade com o esforço de renovação social, fazendo da adesão a certas modas políticas a conditio sine qua non da vida intelectual, mas houve até mesmo um sujeito tido como filósofo, Antonio Gramsci, que chegou a propor formalmente a redução de toda vida intelectual à moda intelectual, à produção coletiva da ideologia revolucionária." (Olavo - "Pensamento e Atualidades em Aristóteles - primeira aula")

segunda-feira, julho 10, 2006

Xavier Zubiri - livro completo

O blog O Humanista  disponibiliza o livro mais famoso de Xavier Zubiri, citado por Olavo de Carvalho..

"Depois de ouvir do O. de C. que Xabier Zubiri talvez tenha sido maior que Aristóteles, resolvi disponibilizar o livro mais famoso do filósofo espanhol aqui"

A Vingança de Nimrode: O Esquerdismo Global

A Bíblia Sagrada nos conta - no livro de Gênesis - como um homem poderoso chamado Nimrode tentou desafiar a Deus construindo um edifício que poderia tocar no céu.
Desta maneira ele poderia aumentar o seu orgulho e força perante os homens. Deus evitou que Nimrode e seus seguidores pudessem terminar o mais alto edifício da terra criando uma grande confusão entre eles. Começaram a falar em línguas diferentes de modo que um não poderia entender o outro. Falantes de mesma língua saíram da Mesopotâmia e começaram a popular outras partes do mundo. A construção nunca terminou e ficou conhecida como a "Torre de Babel".
Esta foi a primeira vez que o homem pensou que era mais poderoso do que Deus. Naquela ocasião Deus venceu.

Mas desde este episódio, a humanidade tem novamente unido suas forças. Temos internet, temos aviões, temos telefones e temos a globalização. Até mesmo a barreira da linguagem não é mais um obstáculo às pessoas em volta do globo para comunicarem-se umas com as outras;
Todas estas coisas não são por si mesmas boas ou más, mas criaram as condições para o surgimento de uma Nova e Global Liga AntiDeus.

Isto poderia ser descrito como "A Vingança de Nimrode".

Por quê? Porque as causas fundamentais de todo o esquerdismo não são a lógica ou o racionalismo.
Não. Não encontramos, sob a visão científica, nenhuma prova definitiva de inexistência de Deus. Nem a evidência de sua existência.
A ciência nunca responderá esta questão de modo definitivo por que nunca poderemos ver a face de deus diretamente. Podemos somente encontrar pistas ou sinais de sua existência. Mas estes sinais somente podem ser interpretados como evidência de Deus SE pudéssemos conhecer a natureza de Deus. Sem isso não temos condições de formular uma só hipótese sobre esta natureza. E sem um pressuposto básico, uma teoria, as pistas ou sinais encontrados são em grande parte inúteis por não terem significado. Ou significam em demasia, dependendo do ponto de vista de cada um.
Desta maneira então, lógica e racionalismo provam coisa alguma em relação à natureza ou a própria existência ou não de Deus.

Mas temos observado um padrão de pensamento cuidadosamente criado e aplicado a estes possíveis "sinais" de Deus nos três últimos séculos. Neste período uma escola de pensamento tida como "racional" tem afirmado que tudo o que não podemos explicar através da razão e da lógica deve ser excluído do campo das ciências. Podemos encontrar este padrão no trabalhos de Newton, aliás, a maravilha de um mundo totalmente lógico dirigido por leis imutáveis, um modelo para toda a paisagem científica futura foi criado por Sir Isaac Newton.
Isto foi brilhantemente demonstrado pelo filósofo Olavo de Carvalho (citando Émile Boutroux ou nos textos de sua autoria). Tive o prazer de assistir algumas de suas aulas durante 2004-05.

Não estou negando aqui as descobertas de Newton. Somente estou descrevendo as raízes da nova versão de Nimrode em sua volta triunfal à terra.

Razão e lógica, depois da criação deste modelo - um modelo de ciência que exclui qualquer indício de metafísica de seu corpo - se tornou ao longo do tempo somente uma desculpa para simplesmente negar a Deus.

O quê o criacionismo aparenta para a ciência atual? Um retorno a idade das trevas medieval. De acordo com esta visão existia somente escuridão antes de Newton.

Mas havia luz antes de Isaac Newton. Haviam pelo menos quatro luzes-guias fundamentais à humanidade: Sócrates, Platão, Aristóteles e a mais brilhante de todas: Jesus Cristo. Os três predecessores de Cristo foram fundamentais para compreensão de Seu significado para a humanidade, como depois demonstram Tomás de Aquino e Santo Agostinho.

O legado de Aristóteles & Jesus Cristo também está se beneficiando da globalização e da internet, mas a onda avassaladora do novo paganismo científico e do satanismo acaba por deixar qualquer outro fluxo de pensamento quase submerso.

Nós, de alguma forma transformados em mantenedores desta tradição de conhecimento, lutamos contra esta nova Torre de Babel. Mas vemos seu poder crescer cada vez mais. Quase obscurecendo a visão do céu. O mundo e as questões mundanas são tudo o que importam na vida de muitos dos que vivem à sombra da nova glória de Babel.

Vemos seu poder crescente. Seus marionetes em todos os lugares: Castro, Fidel, Evo, Lula, Zapatero, ONU, Irã , Al-Qaeda e até mesmo dentro mesmo da cristandade.

Sabemos que somos pequenos e fracos demais para pará-los, mas aqui estamos nós: Na cara deste Grande Dragão Vermelho.
E bem diferente das páginas do Gênesis, Deus parece olhar isto tudo e esperar. Quando é que Ele irá intervir?
Por que Deus é a nossa única esperança.

E uma Nova Esperança é tudo o que precisamos.

domingo, julho 09, 2006

Invasão da Casa da Mãe de Reinaldo Azevedo

Aos poucos o círculo se fecha.
Aos que chamavam as conclusões de Olavo de Carvalho sobre o Lula como "paranóia" ou pura fantasia agora tem a medida da realidade.
Diogo Mainardi já revelou seu desejo de deixar o Brasil.
Olavo, nosso Eric Voegelin,  saiu há um ano.
Agora não é mais questão de preferência ou perseguição política. A questão é de integridade física!
Reinaldo, fuja enquanto podes!

Do blog do Reinaldo Azevedo:

Invadiram a casa da minha mãe em Santo André

Não sou paranóico nem nada. Apenas realista. Meus textos estão disponíveis no Primeira Leitura desde 2001. Quem tiver paciência... Minha mãe mora em Santo André. Invadiram a casa dela. Não roubaram nada. Apenas deram uma esculachada nos cômodos. Acharam dinheiro? Pouco, mas o bastante para um pé-de-chinelo. Deixaram claro que não quiseram levar. Abriram os guarda-roupas dos quartos e as gavetas e largaram tudo no chão; escarafuncharam até o armário da pia da cozinha. Bagunçaram a geladeira, mas não pegaram nem uma latinha de refrigerante. Coisa de filme B, com cheiro de intimidação. Saíram e largaram tudo aberto: "Estivemos aqui". A Polícia foi chamada, claro, etc e tal. É bom que todos saibam. Estou dando o alerta e peço moderação em eventuais comentários. A conclusão é uma só: quem entrou não queria roubar nada, mas deixar um bilhete. Estou tentando interpretar o seu significado. E, obviamente, tomando as minhas precauções. Peço que colem esta mensagem e repassem em suas respectivas listas de e-mails.