quinta-feira, abril 29, 2004

"No governo Lula, posso lhe assegurar, os Correios estar�o cada vez melhor (sic), porque n�o paira mais sobre esta empresa a amea�a da privatiza��o" - Deputada Maria do Ros�rio (PT-RS), sobre a gest�o dos Correios

Deve-se destacar o que, no jarg�o petista (ou socialista), quer dizer que "estar�o cada vez melhor" (sic)... Para os seus pr�prios funcion�rios, cargos de comiss�o e outros. Somente neste vis�o � que se pode considerar a privatiza��o uma "amea�a".
Os Correios j� foram considerados a institui��o mais confi�vel do Brasil por pesquisa do IBGE. Mas desde que as camarilhas neo-socialistas (PDT) e retro-socialistas (PT) tomaram o poder o que est� acontecendo � flagrante. Na gest�o anterior, do ex-prefeito de Passo Fundo Airton Dipp (PDT) a coisa j� estava de mal a pior, com gente despreparada substituindo profissionais de carreira de modo irrespon�vel.
Parece que esta � o direcionamento atual...
Pobres dos eleitores.. e usu�rios...

quarta-feira, abril 28, 2004

Diminui��o do Estado: A receita da Nova Zel�ndia

Para quem pensa que alta tributa��o + legi�es de funcion�rios p�blicos para garantir a implanta��o de pol�ticas "sociais" s�o imposs�veis de mudar...

Este exemplo veio direto do blog de John Ray, da Austr�lia (dissectleft.blogspot.com) do qual sou leitor ass�duo e eventual "correspondente" na Am�rica Latina.

�Quem pensa que � imposs�vel diminuir o tamanho do Estado, deveria ler o que a Nova Zel�ndia fez durante os anos 80: 'N�s obtemos uma redu��o global do tamanho do Estado de 66 por cento, medida em n�meros de funcion�rios p�blicos. A participa��o do governo no PIB caiu de 44 para 27%.' A esquerda se preparou para a cat�strofe resultante disto mas isto de fato tornou a vida dos Neo-Zelandenses melhor do que nunca�

A receita? Leia aqui http://www.hillsdale.edu/newimprimis/2004/april/april_printable.htm

terça-feira, abril 27, 2004

Neg�cio da China


"Elei��o direta � vetada em Hong Kong (da ag�ncia folha - 27/04/2004)

"O governo dos EUA se disse �desapontado" com a decis�o chinesa. J� o Reino Unido, de quem Hong Kong foi col�nia por 156 anos, afirmou que a atitude chinesa contraria os acordos firmados para a devolu��o do territ�rio � China, em 1997."


O comportamento repetitivo das democracias ocidentais nesta est�ria � impressionante: SEMPRE ACREDITAM que as inten��es dos comunistas s�o sinceras.
Mas por via das d�vidas, fazem tais pa�ses assinar acordos para "garantir" que as que inten��es sejam realmente implementadas. A cren�a ocidental de que institui��es internacionais, acordos, compromissos bilaterais e outras regulamenta��es possam garantir a execu��o das inten��es � realmente aterradora.

O mundo ocidental cr� nisso t�o arraigadamente que acredita que seja a solu��o definitiva e "pac�fica" para todos os conflitos e quest�es internacionais.

Ser� que quase 70 anos de implanta��o do comunismo como regime pol�tico n�o levaram algum aprendizado ao ocidente? 70 anos de espionagem, tortura, campos de concentra��o e trabalhos for�ados escondidos sob o manto de acordos, promessas e boas inten��es n�o incutiram alguma experi�ncia e traquejo em lidar com esta estirpe?

N�o. Efetivamente n�o.

O com�rcio exterior tomou decididamente o rumo em dire��o � China de modo avassalador. E esta abertura chinesa iniciada em Deng Xiao Ping provoca rea��es e antecipa��es (digo mais "esperan�as") no capitalismo liberal de que fatalmente a abertura econ�mica levar� a abertura pol�tica. Consideram isto uma consequ�ncia inevit�vel. Nem o massacre na Pra�a da Paz Celestial afastou a turma dos liberais "hegelianos" (termo cunhado por Heitor de Paola) de sua f� por muito tempo.

A causas disto ao meu ver s�o:

- A cren�a que o comunismo acabou com a vit�ria da democracia capitalista de modo definitivo. Ningu�m mais acredita em comunismo, a KGB acabou e quem acredita nisso � "paran�ico".
- O "exemplo" do capitalisto democr�tico se alastraria pelo mundo de modo natural e triunfante: Se at� a China adota o capitalismo (um mercantilismo exportador eu diria) e isto gera riquezas ao estado e seus habitantes seria um desdobramento coerente esperar pela ado��o de algum modelo de democracia mais � frente. Afinal � o �nico modelo que comprovadamente "funciona".
- O pacifismo como pol�tica externa: A "det�nte" oitentista numa cruza transg�nica com o "paz e amor" hippie se transformaram num "enpeasement-new-age" em que rezas, passeatas e ret�rica oca encabe�adas pela ONU tomaram o lugar de uma real pol�tica externa.

O resultado � que o Ocidente virou novamente um "crente" em "boas inten��es", mesmo lidando com regimes assassinos. Se acreditaram em acordos firmados at� com pa�ses como a Cor�ia do Norte (na quest�o nuclear) como n�o acreditariam na China?

O m�ximo que se poder fazer contra esta a��es agora � demontrar "desapontamento", depois da porta arrombada, n�o adianta mesmo colocar cadeado novo. A melhor garantia de que qualquer acordo seja cumprido � a firme vigil�ncia dos ex�rcitos. O problema � que a China tem o MAIOR ex�rcito do mundo (de baixa tecnologia, por enquanto - afinal quem acha que os chineses est�o aprendendo a produzir eletr�nicos para vender brinquedos est� se enganando redondamente.) Quem ent�o, poderia agora exigir da China o cumprimento aos acordos?

Isto traz `a baila a quest�o do com�rcio com pa�ses anti-democr�ticos. Ser� que realmente estamos melhorando a vida da popula��o chinesa e fomentando uma prov�vel futura "luta" pelos direitos humanos? Ou apenas dando dinheiro e tempo para a nomemklatura Chinesa dar mais uma volta no torniquete do controle estatal sobre o cidadad�o chin�s enquanto ele se diverte com sua nova "liberdade" de consumo?

A quest�o de fundo � se a vis�o pol�tica deve prevalecer sobre a vis�o econ�mica, nas quest�es externas. Eu acredito firmemente que sim. Devemos fazer como Jo�o VI e abrir os portos �s "na��es amigas"...

A est�ria da China lembra aquela velha f�bula do sapo que ajuda o escorpi�o a atravessar o rio com a condi��o de o escorpi�o nunca o ferr�-lo.
A diferen�a aqui � que o escorpi�o j� atravessou o rio e tem todos os sapos do outro lado para se alimentar....

Enquanto isso, nossos "hegelianos" ficam tomando seu u�squezinho 12 anos enquanto esperam a vit�ria total do capitalismo liberal ser anunciada pelos telejornais.