sábado, janeiro 25, 2003

Forum Social II:
� inacredit�vel a cobertura da imprensa sobre este evento excludente da esquerda festiva (e revolucion�ria) por aqui em Porto Alegre.
N�o existe nenhuma contradi��o alguma, nenhuma voz ou fato discordante. A cobertura da Zero Hora parece um press-release de luxo. S� deve servir para "vender" o produto no exterior ou para outros estados.
Jornalismo chapa-branca � isso a�...
Na edi��o de 28/01 - ter�a - por exemplo, colocou ao lado de duas p�ginas de "louvor" ao "debate" com a filha de Guevara - claro que n�o houve nenhum debate, s� declara��es de amor ao guerrilheiro e perguntas como "que vc acha da imagem de seu pai estampada em cartazes, camisetas e biqu�nis?"- e a recep��o calorosa do "povo" portoalegrense ao Hugo Ch�vez, entre outras, teve a publica��o de um pequeno box com o drama do f�sico cubano Jos� Li�ares para rever seu filho...
No dia 29 - hoje - a coisa foi mais s�ria: Destacou logoa na p�gina 2 a refer�ncia elogiosa que o "jornal" cubano Granma fez � Zero Hora
no dia anterior, com rela��o � cobertura do Forum Social Mundial. Merecer elogio de jornal cubano em rela��o a alguma mat�ria publicada � jogar pela janela toda a imparcialidade e credibilidade obrigat�rias do bom jornalismo. Na mesma edi��o encontramos uma mat�ria enaltecedora da preocupa��o social do ator Danny Glover...Seria comovente se n�o fosse pela omiss�o completa da quase agress�o ao Sr. Li�ares perpetrada pelo Mr. Glover em resposta a um pedido de ajuda do primeiro para resolver seu caso com o governo cubano (veja em www.midiasemmascara.org)..
S� tenho uma frase: O jornalismo (impresso) independente no RS j� morreu...Viva la revoluci�

sexta-feira, janeiro 24, 2003

F�rum Social Mundial
Ontem Porto Alegre foi paralisada por dois acontecimentos: uma chuva de mais de 12 horas e ... o F�rum Social Mundial.
Fiquei mais de uma hora preso num tr�nsito lento na volta � POA por causa de sinaleiras apagadas, ruas alagadas e a marcha do F�rum, que paralisou toda a regi�o central da cidade.
Os jornais falam em "dezenas de milhares" de pessoas na "Marcha pela Paz" reunindo "de ministros a estudantes e de religiosos a travestis".
Quando o governo atual era oposi��o se falou em suspender o tal F�rum, em fun��o do que ele era: reuni�o do pensamento atrasado aliado ao terrorismo com fachada new-age. Agora, com a oposi��o no poder se quer manter o F�rum pelo que ele repesenta: hot�is lotados, agenda tur�stica bem fornida, lucro no com�rcio e servi�os...
At� inimigos hist�ricos do PT como a Fiergs agora falam manter o F�rum em POA.
O governador doou 2,2 Milhoes para a realiza��o, mesmo com o caixa raspado pela camarilha do governo anterior. Mas n�o adiantou muito: foi vaiado impiedosamente na abertura do F�rum.
Sugest�o: Se � para manter a agenda de POA com um grande evento no m�s de janeiro, por que n�o organizar um outro encontro, democr�tico e pluralista?
Acho que sei por qu� n�o vai sair: a direita brasileira � muito pregui�osa... E vai morrer por este pecado mortal...

quinta-feira, janeiro 23, 2003

23/01/03:
Big Brother Brasil

Ontem li na Zero Hora, a "polêmica" sobre performance da Miss Brasil gaúcha no programa BBB. Segundo a imprensa, o tal comportamento da Miss - que está se insinuando para outro colega, inclusive com beijos - está gerando comentários negativos do público gaúcho por estar fora de sintonia com a "liturgia do cargo" de Miss Brasil.
Sé poderia ser coisa nossa, de gaúcho... No último BBB teve casal que foi pro quarto logo na segunda semana, teve outro que teve relações ao vivo sem o nível de ruído que a participação da nossa Miss está tendo.
Quando ouvi algo, achei que ela realmente tinha se envolvido com alguém, tido relações ou algum comportamento mais lascivo..
Que nada! Somente um beijinho!
Vá entender que por causa desta banalidade saia uma página inteira na ZH comentando o caso.
Das duas uma: ou a gritaria (a tal polêmica) realmente é grande ou a ZH não tinha algo de mais útil a fazer em relação é pauta, já que o Fórum Social Mundial sé começa dia 23...