sábado, janeiro 25, 2003

Forum Social II:
� inacredit�vel a cobertura da imprensa sobre este evento excludente da esquerda festiva (e revolucion�ria) por aqui em Porto Alegre.
N�o existe nenhuma contradi��o alguma, nenhuma voz ou fato discordante. A cobertura da Zero Hora parece um press-release de luxo. S� deve servir para "vender" o produto no exterior ou para outros estados.
Jornalismo chapa-branca � isso a�...
Na edi��o de 28/01 - ter�a - por exemplo, colocou ao lado de duas p�ginas de "louvor" ao "debate" com a filha de Guevara - claro que n�o houve nenhum debate, s� declara��es de amor ao guerrilheiro e perguntas como "que vc acha da imagem de seu pai estampada em cartazes, camisetas e biqu�nis?"- e a recep��o calorosa do "povo" portoalegrense ao Hugo Ch�vez, entre outras, teve a publica��o de um pequeno box com o drama do f�sico cubano Jos� Li�ares para rever seu filho...
No dia 29 - hoje - a coisa foi mais s�ria: Destacou logoa na p�gina 2 a refer�ncia elogiosa que o "jornal" cubano Granma fez � Zero Hora
no dia anterior, com rela��o � cobertura do Forum Social Mundial. Merecer elogio de jornal cubano em rela��o a alguma mat�ria publicada � jogar pela janela toda a imparcialidade e credibilidade obrigat�rias do bom jornalismo. Na mesma edi��o encontramos uma mat�ria enaltecedora da preocupa��o social do ator Danny Glover...Seria comovente se n�o fosse pela omiss�o completa da quase agress�o ao Sr. Li�ares perpetrada pelo Mr. Glover em resposta a um pedido de ajuda do primeiro para resolver seu caso com o governo cubano (veja em www.midiasemmascara.org)..
S� tenho uma frase: O jornalismo (impresso) independente no RS j� morreu...Viva la revoluci�

Nenhum comentário: