sábado, março 08, 2008

A "Lenda Negra": Verdades e Mentiras sobre espanhóis, portugueses, a Colonização da América e a Inquisição




A imagem acima é uma das famosas que retratam a selvageria da colonização da América espanhola. Teria sido exatamente assim?
E os horrores da Inquisição Espanhola?

Pois bem, a edição deste mês da Superinteressante (portuguesa, óbvio, pois a edição brasileira não passa de propaganda iluminista de segunda categoria, quando muito) traz uma grande matéria sobre o tema, desfazendo alguns mitos sobre o assunto. Indispensável.

Publiquei a matéria integral no meu site do google pages.

Clique no link abaixo ou aqui


Foram retratados como cruéis, atrasados e fanáticos; eles próprios acreditaram nisso. Os historiadores estão a rever essa imagem exagerada (por vezes, falsa) e a descobrir os interesses ocultos dos autores da campanha negativa.



Tags: | | | | | | |

“Fascista sem máscara” na internet?... Ah,ah,ah

Um tal de Altamiro  Borges escreveu uma pérola para a edição on-line do Pravda.. Isso mesmo, aquele veículo famoso por suas mentiras nos tempos da ditadura comunista, agora posa de site de "notícias".


A piada é intrínseca: Olavo de Carvalho e o Mídia Sem Máscara serem "denunciados" pelo Pravda é algo Kafkaniano, ou pelo menos digno de um Eugene Ionesco. Leiam o trecho abaixo.



Para quem tiver estômago, vale à pena conhecer as teses ultra-reacionárias do site, que é editado pelo “filósofo” Olavo de Carvalho. Já na apresentação da página, o fascistóide escancara a sua esquizofrenia. “Mídia Sem Máscara é um website destinado a publicar idéias e notícias que são sistematicamente escondidas, desprezadas e distorcidas em virtude do viés esquerdista da grande mídia brasileira”. Para este lunático, que teme o perigo comunista até na sobra, a revista Veja, os jornais Folha e Estadão e a TV Globo dão espaço em demasia para a “manipulação esquerdista”. Olavo de Carvalho gostaria que estes veículos, que já são direitistas, pregassem abertamente um novo golpe militar, novas prisões e torturas e o retorno à ditadura, e bradassem: “Hai, Hitler!”.




A outra piada é o texto deste tal de Altamiro, que comete erros tão "craços" que chega a dar dó. Antigamente a crítica comunista era revestida de um certo brilho intelectual.
Deve haver falta de intelectuais de verdade nas hostes comunas - deve ser efeito da transformação de simples intelectuais em "intelectuais orgânicos: eles devem já devem ter virado adubo. Somente isso mesmo para justificar um texto em que erros de digitação ("Para este lunático, que teme o perigo comunista até na sobra (sic)") misturam-se a um remake risível da saudação nazista: "Hai, Hitler" .
Além de disso, o senhor Altamiro ainda "sobra" para tecer elogios ao Emir Sader (aquele, que escreve "Getulho Vargas") cujos comentários, segundo ele, "como sempre, são consistentes".
Para terminar, o atestado de que Olavo fala a absoluta verdade quando diz que a imprensa do Brasil é uma das piores do mundo: O autor desta pérola é "Altamiro Borges, jornalista (??), membro do Comitê Central do PCdoB (ahahah, aquele partido do covarde João Amazonas, que amava a zona mas não a guerrilha, que armou mas no final abandonou, deixando centenas de jovens no Araguaia despreparados em combate às Forças Armadas) e autor do livro “As encruzilhadas do sindicalismo” (Editora Anita Garibaldi, 2ª edição)
Enfim. Se queres dar umas boas gargalhadas.. Aí está.






Tags: | | |

quinta-feira, março 06, 2008

Folha de São Paulo sonega informações sobre a Coréia do Norte

E existe ainda gente que tenta informar-se com este tipo de jornal. Aqui em Portugal, por exemplo, o prestígio da Folha de São Paulo ainda é alto.
Não devem ler realmente o jornal, pois a cada dia encontramos "erros" que não podem ser considerados apenas descuidos.
Isto é "bias" (uma palavra inglesa que quer dizer "direcionamento", "inclinação" ou mesmo a velha "parcialidade") em sua pior forma.

Take 1: Recebi um link para uma notícia aberrante: A Coréia do Norte executa 15 pessoas famintas por tentarem fugir para a China, desesperadas por comida. A maior parte eram mulheres.

Leiam vocês: aqui o link original e aqui a tradução via Google.

Take 2: Para a folha, sob o título "Coréia do Norte executa 15 pessoas por tentativa de fuga à China" , explica : "A Coréia do Norte realizou uma execução pública de 15 cidadãos que tentaram fugir ou ajudar outras pessoas a escapar pela fronteira com a China, informa nesta quinta-feira o jornal sul-coreano "Kyonghyang Sinmun" (..).
A notícia segue, mas em nenhum momento é dada a informação chocante de que as pessoas estavam desesperadas por comida.
Qual a intenção da Folha em colocar em tons róseos um ditador brutal como Kim Il-Sung? É a "simpatia" mais que declarada à esquerda?
Isso já foi longe demais...

quarta-feira, março 05, 2008

FARC Spokesman , Reys, Was Located by a Phone Call from Chávez :: Porta-Voz das FARC foi Localizado por Chamada de Chávez

It is incredible! Colombian Army has spotted Raul Reys by a telephone call from.... Hugo Chávez. FARC´s best friend turned out to be their Nemesis.
It seems that Chávez is following the footsteps of his master, Castro, that send Guevara to a Bolivian revolution just to be located and shot-down.
It came from a Venezuelan blogger, Martha Colmenares, that reproduced a post from news outlet GLOBOVISION. In spanish.


Here are the main lines:


"News: According to RCN radio site, a telephone call from Hugo Chávez to the FARC´s spokeman Raul Reyes, allowed to the Colombian Army to locate the camp site where he was.. It was stablished, from a high rank intelligence source, that the number one in FARC´S hierarchy, the founder and leader Manuel Marulanda (TiroFijo) "is refuged in Venezuela".


Yep, is safer to be in Venezuela. In Colombia, if you receive a call from Chávez.. It´s done.


::


Raul Reyes foi localizado por um telefonema de .. Hugo Chávez.





Noticia: Según RCN, una llamada que habría hecho el presidente de Venezuela, Hugo Chávez, al portavoz internacional de la guerrilla de las Farc, Raúl Reyes, permitió al Ejército colombiano ubicar el campamento donde se encontraba… También se pudo establecer, según la alta fuente de inteligencia, que el máximo jefe, fundador y líder de las Farc, Manuel Marulanda Vélez, más conocido como ‘Tirofijo’, “está refugiado en Venezuela”. Por este link, video detallado del operativo. Martha Colmenares. Sigue.


Llamada de Chávez permitió ubicar a Raúl Reyes, según informó RCN


GLOBOVISION


Una llamada que habría hecho el presidente de Venezuela, Hugo Chávez, al portavoz internacional de la guerrilla de las Farc, Raúl Reyes, permitió al Ejército colombiano ubicar el campamento donde se encontraba el líder insurgente en la zona fronteriza con Ecuador, donde fue dado de baja junto con otros 20 rebeldes el pasado sábado.


Así lo reveló a RCN un alto oficial de Ejército, quien precisó, además, que Manuel Marulanda Vélez (”Tirofijo”), máximo jefe de las Farc, se encuentra en territorio venezolano.




Tags: | | | |

TAM nega transporte secreto de armas à Venezuela: Não era "secreto"



Todos sabem da morte de Raul Reyes, segundo homem no comando das FARC, causado por uma operação do exército colombiano.


Do notebook do terrorista emergiram informações que comprovam o que muitos diziam ser "delírio" ou "exagero": a de que, efetivamente, o Foro de São Paulo (ou seus integrantes) articula as ações entre  governos e organizações terroristas na América Latina.


Logo depois, o site World Check estampou a seguinte notícia:


Kenneth Ryjock

 

Consultor de Crimes Financeiros para o World-Check

Mais sobre o autor (em Inglês): More about the Author


 

AINDA UM INDICADOR DE ALTO RISCO PARA O TERRITÓRIO VENEZUELANO

 

2 de março de 2008

 

Se você se lembra do caos que envolveu a Guerra Civil Libanesa

(1975-1990), você sabe que instituições financeiras simplesmente não

podem operar sob violência sem controle nas ruas (obs. feita por mim,

especialmente para brasileiros: é que condições extremas de violência

nas ruas às quais o autor se refere dizem respeito a uma guerra civil e

não a uma situação de enorme violência urbana na qual vivemos - que ele

não deve fazer a menor idéia do que seja).  A incrível situação de

tensão na Venezuela poderia, sim, alcançar o Estado, de acordo com o

desenrolar dos distúrbios na América do Sul e com o que vier a ser

descoberto a respeito do envolvimento de alguns países dessa região com

a narco-guerrilha FARC. Leia os detalhes abaixo e conclua por si mesmo

se há ou não uma guerra civil prestes a eclodir na Venezuela.


 

Segue o que já sabemos:




  • Quatro vôos secretos estão programados, do Brasil para a Venezuela,

    pela TAM, levando 31,5 toneladas de armamentos fabricados no Brasil. O

    primeiro já chegou à Venezuela, e nele havia 1,5 toneladas de arma.

    Cada um dos outros vôos restantes está programado para levar 10

    toneladas. 

  • Enquanto não se sabe exatamente de que tipo de armamentos estamos

    falando, com certeza pode-se fazer uma estimativa de que se trate de

    algo entre 50 e 70 mil armas nestes carregamentos - que não vão para o

    Ministério da Defesa Venezuelana, mas direto para o Palácio

    Presidencial Miraflores, sob às ordens do presidente da Venezuela Hugo

    Chavez. Por que todo essa operação secreta?


  • Num país onde as Forças Armadas e as forças policiais já estão

    muito bem equipadas, todo esse armamento extra só pode ter uma

    finalidade - armar os civis que dão apoio ao atual governo para que

    ajudem num suposto confronto violento com as forças armadas legais do

    país, se estas se dispuserem a lutar contra o atual governo. Isso tem

    nome: guerra civil.


O blog da Rebecca Santoro e Christina Fontenelle (Imortais Guerreiros) traz uma informação relevante sobre o assunto, incluindo a "negação por parte da TAM de tal operação. Leiam abaixo:





TAM nega transporte secreto de armas à Venezuela


A TAM negou hoje (4) a denúncia de que aviões da empresa levaram secretamente um carregamento de armas à Venezuela. A informação foi levada nesta tarde a plenário pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).


“A companhia não realiza 'vôos secretos' à Venezuela ou a qualquer outro destino. A TAM mantém vôo regular diário para Caracas, de passageiros e cargas, desde setembro de 2007”, diz o documento da empresa aérea.


O texto revela, no entanto, que, a pedido do Ministério da Defesa, a TAM realizou, “em caráter de urgência”, uma pesquisa em seus registros nos últimos 15 dias, sem encontrar nenhum transporte de armas no período.


Em seguida, iniciou buscas nos dias anteriores, localizando uma exportação de uma carga de revólveres Taurus para um importador venezuelano, totalizando 1.329,4 kg”, complementa, destacando que “a exportação, que seguiu todos os trâmites legais, contou com as autorizações oficiais devidas, e o transporte desse tipo de carga pela TAM é autorizado pelo Exército, que também emitiu a permissão ao exportador”.






É mais um típico caso em que a manchete é mentirosa. A única coisa que a TAM pode negar é que o transporte - realmente acontecido - tenha sido "secreto".
Se o exército brasileiro permitiu tal operação é por que nossas forças armadas - pelo menos seus dirigentes - não passam de marioneteas à serviço da tal "unidade Latino Americana", ou , em linguagem de direta, à serviço da revolução.


Neste mesmo blog é revelado outras operações suspeitas envolvendo armas e companhias aéreas.


Sugiro a leitura atenta.






Tags: | | | | | | |

terça-feira, março 04, 2008

Conservadores... No Brasil?

Uma das mais difíceis definições a abordar é esta: O quê significa ser conservador no Brasil?

(Este texto foi produzido para a edição bi-semanal do Cubanology, de meu amigo José Reyes)



Criei o meu blogue ao final de 2002. Estávamos em plena campanha presidencial e parecia que a vitória de Lula da Silva já configurava-se irreversível no horizonte. O título “ nadando contra a maré .. vermelha” (ou a sua adaptação em inglês “ swimming against the red tide”) tinha a ver com o que estávamos prestes a enfrentar.

Não que a “maré” tenha começado com a eleição de Lula, mas este fato traria um componente catalisador à mistura – a esta altura em ponto de fusão – do esquerdismo cultural que empapuçava a cultura brasileira. O assalto cultural à esquerda já fazia-se sentir desde os anos 60, quando a ditadura militar preferiu combater somente a esquerda revolucionária armada, deixando os revolucionários de papel agir livremente no meio universitário. Os resultados tardaram mas apareceram. Ao final da ditadura, em 1985, o termo “acabar com o ´entulho´ autoritário” era a senha para a “vingança” da esquerda. Não havia projeto “ democrático” algum já naquela época. Era a simples reedição (em DVD de luxo) da “luta” abortada pelo movimento de 1964.

Os ataques, a princípio saudados como a “volta à normalidade democrática” (inclusive eu, pois achava que o feitos do regime militar resumiam-se à inflação e à censura moralizadora dos meios de comunicação), foram revelando aos poucos a sua verdadeira face, o “Retrato de Dorian Gray” em toda a sua fealdade revelou-se, afinal. Mas não a todos. A maior parte da nação continuou imersa no mantra politicamente correto da “inclusão” contra a cultura tradicional “excludente”.

Estes poucos, ao revoltar-se contra o “status quo” vigente, começaram a fazer suas vozes ouvidas, ou melhor, lidas, pois este movimento emergiu principalmente pela internet. A inspiração veio do movimento conservador norte-americano. Mas havia uma grande diferença: enquanto os conservadores do norte sabem exatamente (ou nem tanto, visto o processo eleitoral deste ano nos EUA), os conservadores brasileiros não tem o que “conservar”, pois no Brasil há tudo ainda por fazer.

Este é o ponto: O quê os conservadores brasileiros defendem?

Recuperando uma recente entrevista do filósofo brasileiro - e também “patrono” não-oficial do despertar conservador no país- Olavo de Carvalho para a revista portuguesa “ Atlântico”, na qual ele distancia-se de duas vertentes opostas: a do “ progressismo”, que tenta fazer a sociedade “avançar” a um destino só uns poucos iluminados conhecem (o tal “socialismo real”) ou do conservadorismo radical, que tenta fazer a sociedade congelar em valores previamente estabelecidos. Para o filósofo, ambas as visões são revolucionárias à seu modo, pois tentam submeter a sociedade aos seus valores.

O verdadeiro conservadorismo é aquele que tenta auscultar a dinâmica natural daquela sociedade e definir os seus valores a partir disso. O conservadorismo tenta defender a sociedade da dominação por grupos intelectualóides que tentam conduzí-la.



A avaliação é válida. Mas tem as suas dificuldades num ambiente como o brasileiro, onde a dualidade dever-prazer nunca foi resolvida como deveria. Tudo ficou para depois.

Só num país como o Brasil pode acontecer coisas como, durante o carnaval, ser permitido às mulheres andarem nuas enquanto que se alguma tenta praticar topless em Copacabana (Rio de Janeiro), por exemplo, ser detida por “atentado ao pudor”.

A maior parte dos brasileiros acha a nudez carnavalesca “natural”, enquanto a outra, uma “pouca vergonha”.

Em resumo, os conservadores brasileiros têm a seguinte receita ideológica:

a) Defendem o sistema democrático, mas também sabem que a “ditadura” serviu para brecar um processo revolucionário radical nos anos 60.

b) Defendem o liberalismo econômico clássico, de Smith a Mises & Hayek.

c) Politicamente, têm seus ídolos no conservadorismo americano e inglês, com Reagan e Thatcher.

d) Culturamente, defendem as “tradições”, traduzindo-se por isso a defesa das religiões que são a base desta tradição: o cristianismo e o judaísmo.

Isto os leva enfrentar uma série de “brigas” :

À esquerda, com os defensores a “democracia popular” que os definem como “nazistas”, “fascistas” ou os dois, dependendo do caso, em função de seu desapego às mentiras de que os revolucionários dos anos 60 lutavam para restabelecer uma “ democracia” no país.

Ao centro, com o libertários nacionais que defendem o livre-mercado, mas também uma coisa indefinida chamada “ Estado Laico”, na verdade um bogus criado pela esquerda para dar a sensação de que a sociedade é “dominada” por radicais religiosos (mesmo que a definição de radicalismo seja a simples visão de um crucifixo).

No campo religioso, com a plêiade de religiões cristãs que combatem umas às outras (e todas contra os judeus) no frenesi de “provar” que uma é mais “verdadeira” que a outra.

Os conservadores brasileiros têm uma dificílima tarefa à frente. E não pode ser deixada para “depois”.

Pois o “depois” é agora.









domingo, março 02, 2008

De Coimbra, para Fortaleza, Ceará

Pena que o blog Atlântico tenha reportado a citação à entrevista de Olavo de Carvalho por um bloguista brasileiro, mas residente em Coimbra (meu amigo Fábio Barreto), como "De Lisboa a Fortaleza, Ceará". O mais correto seria dizer "De Lisboa à Coimbra, Portugal".
Fábio é cearense, mas estuda em Coimbra.


blogue atlântico » Blog Archive » De Lisboa a Fortaleza, Ceará
É bom ver que a entrevista de Olavo de Carvalho à revista Atlântico continua a dar que falar. E escrever. Em Fortaleza, Ceará, por exemplo.

O Oscar da "tontice" esquerdista vai para .. Marion Cotillard

A melhor revista / blog portuguesa avalia o Oscar e as teorias conspiratórias..



Marion Cotillard


A actriz Marion Cotillard, que ganhou um Óscar por um filme que não vi, declarou (vi agora no Daily Telegraph na net) que duvida da veracidade dos ataques do 11 de Setembro e da ida dos homens – americanos - à Lua. Não me surpreende nada. Ela é francesa, o que incita à irracionalidade. Ganhou um Óscar, o que incita às opiniões. E é de esquerda, o que incita à tontice.




Tags: | | |