É claro que o autor não é brasileiro.
João Pereira Coutinho é português, mas poderia ter sido escrito por alguns de nossos conservadores, como Olavo de Carvalho ou Reinaldo Azevedo.
Veja o blog do autor.
http://www.jpcoutinho.com/
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0808200710.htm
São Paulo, quarta-feira, 08 de agosto de 2007
JOÃO PEREIRA COUTINHO
Não existem homossexuais
Acreditar que um adjetivo se converte em substantivo é uma forma de
moralismo pela via errada
NÃO CONHEÇO homossexuais. Nem um para mostrar. Amigos meus dizem que
existem. Outros dizem que são. Eu coço a cabeça e investigo: dois olhos,
duas mãos, duas pernas. Um ser humano como outro qualquer. Mas eles recusam
pertencer ao único gênero que interessa, o humano. E falam do "homossexual"
como algumas crianças falam de fadas ou duendes. Mas os homossexuais
existem?
A desconfiança deve ser atribuída a um insuspeito na matéria. Falo de Gore
Vidal, que roubou o conceito a outro, Tennessee Williams: "homossexual" é
adjetivo, não substantivo. Concordo, subscrevo. Não existe o "homossexual".
Existem atos homossexuais. E atos heterossexuais. Eu próprio, confesso, sou
culpado de praticar os segundos (menos do que gostaria, é certo). E parte da
humanidade pratica os primeiros. Mas acreditar que um adjetivo se converte
em substantivo é uma forma de moralismo pela via errada. É elevar o sexo a
condição identitária. Sou como ser humano o que faço na minha cama.
Aberrante, não?
Uns anos atrás, aliás, comprei brigas feias na imprensa portuguesa por
afirmar o óbvio: ter orgulho da sexualidade é como ter orgulho da cor da
pele. Ilógico. Se a orientação sexual é um fato tão natural como a
pigmentação dermatológica, não há nada de que ter orgulho. Podemos sentir
orgulho da carreira que fomos construindo: do livro que escrevemos, da
música que compusemos. O orgulho pressupõe mérito. E o mérito pressupõe
escolha. Na sexualidade, não há escolha.
Infelizmente, o mundo não concorda. Os homossexuais existem e, mais, existe
uma forma de vida gay com sua literatura, sua arte. Seu cinema. O Festival
de Veneza, por exemplo, pretende instituir um Leão Queer para o melhor filme
gay em concurso. Não é caso único. Berlim já tem um prêmio semelhante há
duas décadas. É o Teddy Award.
Estranho. Olhando para a história da arte ocidental, é possível divisar
obras que versaram sobre o amor entre pessoas do mesmo sexo. A arte
greco-latina surge dominada por essa pulsão homoerótica. Mas só um
analfabeto fala em "arte grega gay" ou "arte romana gay". E desconfio que o
imperador Adriano se sentiria abismado se as estátuas de Antínoo, que mandou
espalhar por Roma, fossem classificadas como exemplares de "estatuária gay".
A arte não tem gênero. Tem talento ou falta de.
E, já agora, tem bom senso ou falta de. Definir uma obra de arte pela
orientação sexual dos personagens retratados não é apenas um caso de
filistinismo cultural. É encerrar um quadro, um livro ou um filme no gueto
ideológico das patrulhas. Exatamente como acontece com as próprias
patrulhas, que transformam um fato natural em programa de exclusão. De
auto-exclusão.
Eu, se fosse "homossexual", sentiria certa ofensa se reduzissem a minha
personalidade à inclinação (simbólica) do meu pênis. Mas eu prometo
perguntar a um "homossexual" verdadeiro o que ele pensa sobre o assunto,
caso eu consiga encontrar um no planeta Terra.