sábado, dezembro 23, 2006

Vida nova..

Eis uma imagem da minha nova cidade.
A Cidade do Porto realmente é uma belíssima cidade, limpa, organizada e tranquila.
Sim, não há a criminalidade. Pelo menos o que estamos acostumados aí no Brasil.
Mas existem similaridades.
Portugal é o país que menos cresce na comunidade européia - está se distanciando cada vez mais dos pelotões europeus - assim como o Brasil é o país em desenvolvimento que menos cresce na América Latina.
Os partidos que governam o país aqui se revezam entre o partido socialista e os sociais democratas, exatamente o que acontece com PT-PSDB brasileiros.
Outra similaridade: O governo paga seguro desemprego além de muitas outras coisas para quem está desempregado. Igual ao Brasil com sua bolsa família, bolsa escola. Também em Portugal o welfare está criando uma geração que "não quer trabalhar"...
Porfim, aqui vai haver proximamente um plebiscito sobre se o estado deve financiar quem deseja proceder a um aborto - sob quaisquer motivos.
Enfim, apesar de todas as diferenças, há muitas similaridades nas situações atuais do Brasil e Portugal. Os processos são semelhantes, mas com intensidades variadas. Acredito que Portugal deva estar próximo do abismo, enquanto o Brasil se encontra já em queda livre, tendo já ulrapassado mais da metade dos andares faltantes para estatelar-se ao chão... Posted by Picasa