sábado, dezembro 23, 2006

Vida nova..

Eis uma imagem da minha nova cidade.
A Cidade do Porto realmente é uma belíssima cidade, limpa, organizada e tranquila.
Sim, não há a criminalidade. Pelo menos o que estamos acostumados aí no Brasil.
Mas existem similaridades.
Portugal é o país que menos cresce na comunidade européia - está se distanciando cada vez mais dos pelotões europeus - assim como o Brasil é o país em desenvolvimento que menos cresce na América Latina.
Os partidos que governam o país aqui se revezam entre o partido socialista e os sociais democratas, exatamente o que acontece com PT-PSDB brasileiros.
Outra similaridade: O governo paga seguro desemprego além de muitas outras coisas para quem está desempregado. Igual ao Brasil com sua bolsa família, bolsa escola. Também em Portugal o welfare está criando uma geração que "não quer trabalhar"...
Porfim, aqui vai haver proximamente um plebiscito sobre se o estado deve financiar quem deseja proceder a um aborto - sob quaisquer motivos.
Enfim, apesar de todas as diferenças, há muitas similaridades nas situações atuais do Brasil e Portugal. Os processos são semelhantes, mas com intensidades variadas. Acredito que Portugal deva estar próximo do abismo, enquanto o Brasil se encontra já em queda livre, tendo já ulrapassado mais da metade dos andares faltantes para estatelar-se ao chão... Posted by Picasa

3 comentários:

Anônimo disse...

O PSD português não é um partido social-democrata no termo usual.É um partido liberal conservador de centro-direita filiado a União Democrática Internacional(que abriga também o Partido Republicano dos EUA), que tem entre seus membros o presidente Cavaco Silva e o ex-primeiro ministro Durão Barroso.É um partido que está a direita do PSDB,é mais parecido com o PFL.
A social-democracia como conhecida em países como a Alemanha e a Suécia é representada pelo Partido Socialista(PS) em Portugal,um partido de centro-esquerda que tem entre seus membros o ex-primeiro ministro Mário Soares,.
Há partidos mais a esquerda do que o PS como o Bloco de Esquerda(parecido com o PT dos anos 90 e o atual PSOL) e o jurássico Partido Comunista Português.
A direita do PSD temos o CDS/PP,um partido muito próximo as posições defendidas pela Igreja Católica no âmbito social e moral.
Abraços,
Luiz

O Pensador disse...

Olá, acho que gostara desse link: http://maldeportugal.blogspot.com/
E Boa sorte na nova e velha terrinha!

Anônimo disse...

Quem sabe aqui vire um imenso Portugal no futuro. Estaríamos ganhando !