quarta-feira, agosto 25, 2010

Foro de São Paulo: Próximo Alvo - Colômbia

FSP110907Image via WikipediaA vide-versus publicou a íntegra das declaração final do Foro de São Paulo, em que destaco os trechos abaixo (seguidos de meus comentários).
:: videVERSUS - Foro de São Paulo encerra reunião na Argentina e divulga documento final::
Leia também na fonte, o "nuestro país" da Costa Rica

Colômbia:
El Foro de São Paulo defiende un plan de paz que se fundamente en una salida política negociada y justa al conflicto interno colombiano, que incluya:
- la inmediata liberación de todos quienes han sido privados de su libertad con motivo del conflicto político;
- el cese de las hostilidades;
- la agenda humanitaria;
- una negociación con mediación externa.

Comentário: Chamar de "presos por conflito político" aos amiguinhos das FARC presos em terrritório colombiano é um acinte. Para o FSP só ditaduras como a Colômbia é que prendem injustamente "inocentes" por motivo político.. E os presos políticos de Cuba? E Peña Esclusa na Venezuela? Está claro que a carta da "democracia" jogada pelo FSP só serve mesmo à proteção dos ditadores comunistas. Com relação à Colômbia, fica claro que, com o término do mandato de Uribe, o país está a mercê dos predadores do FSP. O novo presidente Juan Manuel Santos está, aparentemente, portando-se como um novo Chamberlain, estendendo a mão a Chávez. Irá perde-la. Não deve-se alimentar tubarões. Colombianos, preparem-se para o mais formidável ataque em todas as frentes para subjugar o país e fazê-lo render-se ao FSP.

Foro de São Paulo:

El Foro de São Paulo nació en un momento en el cual el neoliberalismo parecía invencible. Hoy, cuando se realiza la conmemoración del Bicentenario de los numerosos procesos independentistas latinoamericanos y caribeños, podemos afirmar que el FSP es una iniciativa exitosa.

Un camino basado en la resistencia al capitalismo neoliberal, en la valorización de la democracia, en la construcción de un nuevo modelo económico social de desarrollo, en nuevas formas de gobernar, en defensa del socialismo y en la percepción de que la unidad de las izquierdas, en todas sus distintas expresiones, es una condición esencial para nuestra victoria.

Comentário: "Eles venceram e o sinal está fechado para nós que somos jovens" (Belchior). Sim o velhos do FSP venceram. E o fizeram por que preencheram os espaços que a direita envergonhada, deixou pelo continente. A propaganda esquerdista cresceu e ocupou espaços como uma ameba. Não venham me dizer que isso foi reação natural ao colonialismo americano, pois colonialismo que é colonialismo não deixa espaço para anti-propagandas e estas cresceram abundantes em "pleno" território inimigo. Seria o mesmo que dizer que em Cuba, floresce um direitismo radical amparado pela rejeição à ditadura dos Castros: não nasce voz contrária por que é fuzilada. Ou morre de fome. Na AL ainda nasce e cresce por que está, ao contrário da propaganda esquerdista, num ambiente ainda democrático, por que a eles é interessante manter a capa democrática enquanto "vozes de oposição", que é automaticamente desligada uma vez instalados no poder. Os espaços vazios foram deixados pelo euto-exílio da direita, que abandonou a cena por estar , há trinta anos , fazendo análise para livrar-se de um complexo de culpa inexistente


Metas do Foro:
Para derrotar el contra ataque de las derechas y del imperialismo, para seguir avanzando, el XVI Encuentro del Foro de São Paulo indica como tareas fundamentales para los partidos y organizaciones de izquierda y progresistas de América Latina y el Caribe:

-ampliar la unidad de los partidos progresistas, populares y de izquierda;

-consolidar los logros y no ceder ningún espacio a la derecha;

-profundizar los cambios en los países que gobernamos;

-apoyar a los partidos de izquierda que aún no son gobierno en la región;

-derrotar el contra ataque de la derecha;

-acelerar el proceso de integración;

Comentário: Não dá para falar em qualquer compromisso com a democracia depois de colocar como meta "não ceder nenhum espaço para a direita". Isso é uma piada. Qual seria o "contra ataque da direita"? Isso é pura invencionice. O que fica claro é que por "integração" deve-se ler a anulação total das soberanias dos países onde o FSP está instalado no poder de modo a fazê-los atuar como uma grande união de repúblicas. Exatamente como na antiga URSS. Há regimes mais ou menos fechados e alguns, como o Braisil, que fazem a pantomima democrática para inglês, ou americano ver, exatamente como a República da Bielo Russia desempenhou nos tempos da Lênin na URSS. Eleições no Brasil podem ou não ser favas contadas.. Mas temos ainda tempo de provar se há possibilidade de o PT largar o osso, "democraticamente".. Nas próximas eleições







Powered by ScribeFire.

Enhanced by Zemanta

terça-feira, agosto 24, 2010

A Impressionante Perda de Cultura... Portuguesa (a pobre ambrosia foi esquecida)!!!


Talvez uma das únicas coisa que o brasileiro ainda pode orgulhar-se é da língua portuguesa-brasileira. Digo "brasileira" porque é, de fato, diferente da portuguesa-européia em um aspecto fundamental.

Mas não estou a referir-me da "língua" vomitada pelos rappers ou na fala fake-analfabeta de quem esquece os "s" e a conjugação na segunda pessoa do singular.

Não. O tesouro da língua portuguesa é como ela guarda coisas que foram perdidas dos usos e costumes em Portugal há muito.
Os casos avolumam-se tanto que me faz pensar "o quê" levou os portugueses a "deitar fora" uma quantidade impressionante de vocábulos e expressões que, felizmente, ainda são de uso corrente no Brasil.

O último exemplo destes casos encontrei-o hoje:

Na página de dúvidas da língua portuguesa - de portugal - um brasileiro pergunta sobre o significado da palavra "ambrosia".
Sempre aprendi que o doce popular no RS era uma herança portuguesa. Pois bem, o quê nossos amigos portugueses responderam?

"Ambrosia refere-se, na mitologia grega, ao alimento dos deuses que os mantém imortais; tem também os significados “comida ou bebida que delicia”, “qualquer coisa que dá prazer” e “doce de ovos” (sendo este último significado um regionalismo brasileiro)"
 
Viram? "Ambrosia" é um "regionalismo brasileiro" (sic).. Isso é o cúmulo, pois na mesma página de pesquisa encontrei um poema do português Antero de Quental  a compara o amor fraternal a um doce "regional brasileiro".
Leia abaixo:
 

Projecto Vercial
"Amor de Irmão! oh! este amor é doce
Como ambrosia e como um beijo casto!
Orvalho santo, que chovido fosse,
E o lírio absorve como etéreo pasto!...
Dilúvio suave, que nos toma posse
Da vida e tudo, e que nos faz tão vasto
O coração minguado... que admira
Os sons que solta esta celeste lira!"


Ou seja "ambrosia" é mais uma, de tantas palavras que aprendemos de Portugal mas que ninguém mais sabe de onde vem..

Se o Brasil não servir para outra coisa, que seja de caixa forte de expressões portuguesas...

Para quem ficou com água na boca, aqui vai a receita:




Powered by ScribeFire.