quinta-feira, fevereiro 19, 2004

Pensamentos Conservadores

Li um excelente post no blog do Marco Aur�lio sobre as raz�es que o levaram a enverdar pelos caminhos do liberalismo.

Minha convers�o ao liberalismo n�o foi t�o intelectual assim. N�o, n�o foram as leituras de autores liberais que me influenciaram a seguir neste caminho.

Minha inspira��o mais direta foram as soberbas gest�es de Ronald Reagan e da desbravadora Primeira Ministra da Inglaterra Margareth Thatcher (que foi eleita para o cargo um ano antes da elei��o de Reagan em 1979).

� claro que no in�cio dos 80 eu n�o estava nem a� para o liberalismo ou conservadorismo. No Brasil viv�amos sob o regime de 1964: um "imbroglio" de presidentes generais com governos sem nenhuma coer�ncia. De liberal no in�cio a terceiro-mundista rastaquera & estatizante ao final, parecia para n�s que o conservadorismo/liberalismo era igual � direita e apoiar tal regime era coisa de "direita".
Ali�s o regime de 1964 completava seu vig�simo anivers�rio em 1984, fazendo uma �gua tremenda e levando de rold�o todas as expectativas de minha gera��o, criando o termo de que os anos 80 foram "A D�cada Perdida".

Mas o que a juventude queria mais do que tudo era acabar com a ditadura e poder votar para presidente. Ouvir rock nacional de protesto (o protesto consentido de bandas como Plebe Rude) e participar do Rock in Rio...
Em 1984 com a elei��o de Tancredo, finalmente a oposi��o toma o poder no Brasil.
E o que n�o estava bom come�a a desandar mais ainda...
E a� Tancredo morreu e veio Sarney...
Olha, depois de ser "fiscal" do Sarney durante o "freak-show" que foi o Plano Cruzado ficou claro para mim a qu grau pat�tico de rid�culo pode chegar o intervencionismo estatal na economia. Me senti completamente usado por um governo inepto, fraco populista e burro.
Para quem n�o sabe, ser "fiscal do Sarney" significava vigiar os pre�os nos supermercados denunciando os estabelecimentos que "furassem" o brilhante plano de congelamento de planos e sal�rios. Uma palha�ada!!
Enquanto o mundo civilizado ia demonstrando claramente que o �nico renascimento econ�mico poss�vel se fazia com a redu��o dos custos e do controle estatal sobre a sociedade e economia, n�s fic�vamos brincando de congelamento.

Bueno, nesta altura o governo Sarney - e qualquer outra solu��o � esquerda - j� tinha se tornado insuport�vel.
No final de 1987 eu j� tinha desistido de tudo isso. Como tamb�m n�o concordava com a vis�o "cr�tica" imbecil dos meios de comunica��o nacionais contra Reagan - que para eles n�o passava de um cowboy que queria criar a "Guerra nas Estrelas" contra os Russos.
Frente � incompet�ncia cr�nica de Sarney a retomada do crescimento nos EUA e na Inglaterra, aliada �s posi��es firmes de Reagan-Thatcher me ganharam definitivamente ( e lembro do dia triste que foi quando a Dama de Ferro renunciou em 1991).
A virada final foi o desmoronamento do comunismo em 1989.
J� nos prepar�vamos para a primeira elei��o direta e meu candidato j� estava escolhido: Collor.
O �nico candidato afinado com os novos ventos: privatiza��o, "enxugamento" da m�quina estatal, fim da estabilidade dos funcion�rios p�blicos "maraj�s", fim da reserva de mercado da inform�tica, abertura do mercado aos importados, redu��o dos impostos... Enfim: com uma d�cada de atraso, est�vamos entrando nos anos 80...
Bem, depois disso, nunca mais pude voltar a defender qualquer controle estatal..
Na verdade nunca defendi: o governo militar esta estatizante tamb�m e eu j� era contra isso...
Me lembro que votei na esquerda em 1982, 1984 e 1986...Agora, de 1989 para c�, nunca mais...
Bah! Como sou antigo....

quarta-feira, fevereiro 18, 2004

O Candidato que est� virando Ketchup

O site de Matt Drudge o "Drudge Report", que foi o primeiro a noticiar o envolvimento de Clinton com Lewinsky tem novidades sobre o caso do Senador Kerry.

Enquanto os jornais locais p�e panos quentes no "boato" do caso do candidato democrata John Kerry, o site Matt Drudge continua mandando bala.
Parece que as negativas da tal Alexandra Polier n�o v�o servir para uma tr�gua definitiva.
Leiam as novidades sobre o caso:
Apesar das negativas de Kerry e Alexandra, "' quando pressionados pela m�dia, o pessoal da campanha de Kerry confirmou o relacionamento', de acordo com altas fontes".
"Alexandra negou o envolvimento nesta segunda-feira , 16/02."

"Boatos sobre o caso Alexandra Polier detonaram um drama nos bastidores da campanha de Kerry."

"Como primeiro noticiado neste espa�o, uma investiga��o s�ria sobre Alexandra e a natureza de seu relacionamento com o Senador John Kerry est� em andamento na revista Time, ABC News, Washington Post, The Hill e AssociATED Press, onde 'Alex' trabalhou."

"A revista Time e ABC News t�m descoberti elementos intrigantes sobre o caso, fontes revelam.
'Alex' teria brincado que estava tendo um caso com o futuro presidente dos Estados Unidos, disse uma fonte."

"Os gestos e palavras de Alex -- de acordo com seus amigos -- deram combust�vel � intriga."

"Numa conversa 'off-record' com v�rios reporteres nesta semana, o General Wesley Clark declarou 'Kerry vai implodir por causa de uma quest�o pessoal.' [Tr�s reporteres confirmam que Clark fez estes coment�rios. 'Este rapaz vai explodir. Voc�s j� leram a est�ria do National Enquirer?' [Sobre o fato de Kery ser um mulherengo]"
"A como��o em torno de Kerry � o fato por tr�s da decis�o de Howerd dean em se manter na disputa ap�s as prim�rias de Wiscosin, fontes da campanha confirma."

Outra coisa: Por qu� a imprensa nacional esconde o fato de a fam�lia do Senador John Kerry ser a dona da companhia Heinz, multinacional do ramo de alimentos (ketchup e ouros molhos)?
A Heinz de Pittsburgh tem 22 f�bricas nos Estados Unidos em 57 outros pa�ses. Segundo alguns blogs conservadores, se ele fizer o que diz em termos de coibir o livre mercado para impedir a evas�o de empregos, deveria "fechar as 57 f�bricas no exterior ou come�ar a falar coisas mais consistentes."

Vamos aguardar....

terça-feira, fevereiro 17, 2004

Encontro Liberal em POA (2)



No dia 13/02 aconteceu o segundo encontro dos Liberais da Rede em Porto Alegre.
Ali�s dia 13/02 parece que foi de azar somente para o partido do 13 que neste dia viu as den�ncias de corrup��o subir �s alturas...
Bueno, enquanto isso, nosotros curtimos uma cervejinha gelada no Bar do Beto, enquanto discut�amos temas como ate�smo, socialismo e "liberalismo grasmciano"...
Vis�es as mais diversas poss�veis, sendo defendidas por
- um f�sico
- um engenheiro mec�nico (me)
- um fil�sofo e escritor aprendiz
- um jornalista (em forma��o)
No encontro: (Da esquerda para direita - como a trajet�ria da maioria de n�s: Julio Belmonte, LU�S AFONSO, Marco Aur�lio Antunes, Felipe Sim�es.
Todos tem blogs veja:
Blog do Marco
Blog do Felipe
Blog do J�lio

Para ver a foto maior, clique aqui
At� o pr�ximo encontro!!!