sexta-feira, setembro 19, 2003

Message in a Bottle

Sending out an S.O.S....

Como a situa��o est� cr�tica e n�o podemos fazer muito a n�o ser usar espa�os como este, tomei a decis�o de botar a mensagem na garrafa para que o mundo saiba o que acontece por aqui.

Veja o resultado em
Dissecting Leftism na se��o "Brazil".

� o m�nimo que podemos fazer.
Liberais do mundo, uni-vos!!!

Boa sexta-feira...

Pelo menos um desfecho menos "depr�" do post da �ltima sexta...

Bye!

quarta-feira, setembro 17, 2003

Minority Report Caboclo

Quando saiu no ano passado o filme "Minority Report" do Spielberg, muitos cr�ticos culturais de esquerda enxergaram no filme uma "den�ncia" do ambiente social americano atual.
A partir dos atentados de 11 de setembro o governo americano estava promovendo uma "ca�a-�s-bruxas" procurando e agindo preventivamente frente � qualquer poss�vel amea�a terrorista. Segundo estes detratores, esta pol�tica s� poderia desembocar na situa��o retratada no filme: num futuro n�o t�o distante criminosos seriam presos e condenados ANTES de cometerem seus crimes.

Com a Guerra do Iraque desencadeada a partir do enfoque "preventivo" de certa forma a previs�o se confirmou. Mas isso � outra conversa.

O que me chama a aten��o � que o Brasil j� tem o seu "Minority Report": enquanto que na obra de fic��o os criminosos eram pegos no exato momento em que iam cometer os seus crimes, aqui no Brasil -pelo projeto de desarmamento- as pessoas poder�o ser condenadas ainda num est�gio ainda mais anterior - pelo fato de possuirem algum tipo de arma de fogo.
O fato de possuir tal arma tornaria a pessoa um poss�vel criminoso. E como "poss�vel criminoso" daria base para sua pr�pria condena��o.
Brilhante!
Nem Kafka poderia montar uma farsa t�o absurda.
Isto pode criar um precedente bem interessante pois as pessoas podem n�o se matar somente com armas de fogo e assim o conceito de "arma" pode, ao longo do tempo, se tornar bem el�stico at� o ponto de que qualquer utens�lio dom�stico possa se converter numa "arma" e qualquer indiv�duo se tornar um um poss�vel criminoso.

E como qualquer um poderia ser um criminoso, o governo poderia cancelar a liberade individual de qualquer um na hora que bem entendesse.

Est� a� uma parte do enredo de "terror de estado" que poder� se tornar verdadeiro num futuro pr�ximo...

Acho que n�o vou mais ver filmes deste tipo....