quinta-feira, setembro 24, 2009

Manifesto Público da Colônia Brasileira em San Pedro Sula - Honduras


fonte: mail

Manifesto Público

Nós, brasileiros (as) que formamos com os nossos familiares residentes a colônia brasileira de San Pedro Sula, Honduras, à comunidade nacional e internacional, fazemos saber:

1) Que lamentamos e nos envergonhamos profundamente pela atitude do nosso ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, ao permitir a presença do Sr. Manuel Zelaya, na sede da Embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

2) Que rejeitamos enfáticamente todas as ações unilaterais do Itamarati que marcaram um retrocesso nas relações diplomáticas entre o Brasil e o  digno povo e atual governo de Honduras.

3) Protestamos veementemente por todas as ações não diplomáticas que estão causando, não só que o Brasil seja impedido de cumprir a sua liderança para a resolução pacífica do conflito interno em Honduras, mas também coloca em risco a representação diplomática direta, a nós brasileiros residentes em Honduras , a os funcionários da embaixada, aso vizinhos da embaixada e aos cidadãos de outros países que realizam procedimentos comuns na nossa embaixada, porque eles armaram um escudo humano em torno da figura do Sr. Zelaya, que infelizmente foi "hospedada" pelo Itamarati em nossa Embaixada em Tegucigalpa.

4) Que repudiamos veementemente o apoio do governo brasileiro à agenda de Chávez contra este pais , humilde, que nos abriú as suas portas para fazer bons negócios em um clima que até ontem era de paz , onde vemos os nossos filhos crescer com dignidade e em fraterna convivência com os hondurenhos.

5) Que fazemos diretamente responsável ao governo brasileiro pelas eventuais consequências negativas, pelas represálias ou ataques em nossas vidas, empresas, residências e propriedades que possam acontecer como resultado desse abuso de poder sem precedentes na política externa do Brasil.

6) Exigimos que tomem medidas correctivas mais breve possível para o Sr. Zelaya não continuar usando nossa embaixada para atos de sedição e chamando à insurgência.

7) Que finalmente pedimos ao governo do Brasil que respeite e se apegue aos mais elementares princípios da neutralidade, não injerência e de cooperação para a resolução de conflitos internos desta nobre Honduras, nação que só quer se desenvolver em Paz, Ordem e Progresso.

Pon tu Nombres:

Cristina Aguiar Moraes de Castillo

Rigoberto Castillo Rodríguez

Aline Castillo Aguiar

Aliane Castillo Aguiar

 Si están de acuerdo reenvíenlo a sus familiares, amigos, conocidos y a la embajada de Brasil con la siguiente dirección: embajada@brasilhonduras.org