sexta-feira, setembro 24, 2004

Lula, nosso astro do cinema

Deu no Primeira Leitura
Fundo mundial contra a fome: “Vou teimar nisso, porque tem dinheiro. Só eu posso falar da fome entre todos eles [os líderes de outros países], porque eu conheço a fome dentro da alma, dentro do meu estômago”.
Comentário: Lula, com seu perfil Super Size falando de fome... Deve estar falando de sua própria fome...
Me lembrou um personagem. O Jabba the Hut, do Guerra nas Estrelas. Se os EUA tiveram um ator-presidente, temos um personagem-presidente.
Lula - the pizza hut.

quinta-feira, setembro 23, 2004

Carta Publicada em ZH (2)

Parece que ZH ao invés de informar os seus leitores prefere que os
próprios leitores se informem mutuamente.
Eles publicaram minha outra carta, falando da falta completa de
referências ao "Unfir for Command" em suas páginas. E continuam
ignorando solenemente o efeito deste livro no desempenho cadente de
"Kerry - O Estranho" nas bilheterias americanas.

Em breve teremos jornais ao estilo Wikipedia: cada um que conte a sua
história...
E ainda cobram por isso .....

Zero Hora

EUA
"Estou com minha paciência no limite com a sonegação sistemática sobre
as eleições norte-americanas que todos os grandes jornais impõem à
opinião pública. O livro Unfit for Command é o mais vendido há semanas
nos EUA. Nesse livro, os veteranos do Vietnã traçam um perfil cáustico
de John Kerry. E foi uma das maiores causas de sua queda nas
pesquisas. Nenhuma linha sobre este fato é noticiada. Ao contrário, só
são noticiadas meias verdades, como o caso de um assessor de campanha
de Bush auxiliar também no anúncio dos veteranos."
Luis Afonso Assumpção
Engenheiro - Porto Alegre"

Acidente em Erechim



Este espaço está um pouco mais triste, como se fosse possível ainda agregar mais tristezas ao nosso cenário...
17 crianças perderam a vida ontem por causa de um "acidente" no ônibus que as levava para a escola.
As circunstâncias do acidente ainda serão esclarecidas mas foram agravadas pela velocidade excessiva do veículo - 60Km/h - num trecho de estrada de chão, após a travessia de uma ponte de mão única. O ônibus caiu na barragem e as vítimas morreram afogadas.

As dificuldades dos estudantes do interior - "da colônia" como se fala por aqui - em atender às aulas na cidade é um fato marcante.

Na minha família, meus irmãos mais velhos só poderiam assistir às aulas depois de longas jornadas à cavalo, cruzando rios e poeira. Ou seja, para toda esta população o processo de educação é penoso e envolve muitos sacrifícios.
O fato de hoje haver transporte organizado, não tira ainda o lado duro da conquista da evolução pessoal através da educação em nosso país.

Realmente o processo de se educar, de crescer e conquistar novos mundos, novas habilidades e por consequência transformar sua prórpria vida e escolhas envolvem muitos desafios. E até riscos de vida.

Estas 17 crianças são pequenos mártires, símbolos da luta diária e dos riscos que assumem todos aqueles que escolhem atingir uma vida melhor através da educação.

Que Deus possa confortar os pais dessas crianças, que tenham a certeza de terem feito o melhor por seus filhos.
E que ainda - não sei bem sob que circunstâncias - as reencontrarão, com a graça de Deus.


Como Votar nas Eleições 2004

Se você está indeciso sobre quem votar nas eleições para prefeito e vereador 2004, permita-me auxiliá-lo em sua nobre tarefa, caro eleitor.

Não, não vou aqui falar sobre eventuais sugestões de candidatos a prefeito de minha preferência, nem de candidatos a vereador da minha rua ou que prometeram alguma coisa em troca de votos.
Não, nada disso.
Acredito, que antes de escolher o “melhor” candidato, temos que estabelecer alguns juízos de valor, uma escala de atributos a partir de algumas regras que podem ser aplicadas aos partidos e a partir daí aos candidatos. Notem que eu falo de uma escala partindo do partido para então chegar ao candidato. Isto é completamente diferente da maneira do brasileiro votar.
Aqui se considera os atributos de um candidato não pelas qualidades exigidas pelo cargo, mas pelas regras de convivência social. É, o cargo é para prefeito mas o eleitor brasileiro acha que vai votar em quem será seu vizinho de prédio, colega de escritório ou um um novo membro da família. Alguns, muitos a meu ver, acham que a votação se dará no Vaticano, e que o escolhido será canonizado logo em seguida pelo Papa.
Boa parte ainda vota ideologicamente, isto é, considerando a reciprocidade das crenças do candidato com suas próprias. Um exemplo é a expressiva votação dos candidatos “capitalistas” no País. Ao menor sinal de “capitalismo” do candidato - como distribuir cestas básicas, refeições, sapatos ou até mesmo capital - hordas de eleitores correm em seu apoio. Este é o tipo “capitalismo” mais apreciado aqui no Brasil. É uma espécie de capitalismo de auto-ajuda... Para o candidato.

Mas, não, este comentário não irá dizer qual partido ou candidato seria o mais adequado votar. Minha pregação é mais simples. Dado o cipoal de siglas, partidos, propostas e slogans no ambiente político brasileiro, chego a conclusão que para qualquer eleitor poder escolher com um mínimo de consistência terá primeiro de estabelecer em quem NÃO IRÁ VOTAR.

É isso que proponho neste comentário: procurar auxiliar os eleitores indecisos - até mesmo os decididos – sobre que partidos ou organizações não votar. Depois disto o eleitor que faça a sua escolha.

Como saber isso? Simples. Vá no site do Mídia Sem Máscara. Http://midiasemmascara.org. Lá tem um link para a documentação completa do Foro de São Paulo. Um dos primeiros documentos mostrados é "Participantes del IX Encuentro" (2002). Para facilitar, aqui está o link (http://www.midiasemmascara.org/foro/3.htm). Guarde bem os nomes dos partidos brasileiros relacionados como “participantes”. É simples: Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Popular Socialista (PPS) e Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8).

Todos fazem parte de uma organização que pretende “ganhar na América Latina o que foi perdido no Leste Europeu”. Se achares que é “só um grupo de debates” leia a relação completa de participantes. Encontrarás organizações como ELN e Farc da Colômbia, o MIR chileno, FSLN da Nicarágua, FMLN da Guatemala, enfim, gente e companhia adequada para um inócuo “chá das cinco” sinistro. Mais alguma informação? Apresento um artigo do professor Olavo de Carvalho expondo em detalhes o assunto: http://www.olavodecarvalho.org/semana/10192002globo.htm

Então aqui vai meu resumo: se o partido fizer parte do Foro de São Paulo, não vote! Não interessa o candidato. Eles estão aí mesmo para confundir, criando falso oposicionismo ao PT por exemplo. A ação destes partidos é unificada. Não há oposição real entre estas siglas que não seja um personalismo infantil que logo será subjugado frente à estratégia de longo prazo.

Depois de excluir os participantes do Foro de São Paulo das escolhas possíveis, caro eleitor, podes escolher o candidato que mais lhe agradar. O atributo de desempate deixo a cargo de vocês. Pode ser que o escolhido não seja efetivamente o melhor candidato, mas lembre-se que este método não é para escolher o “melhor” mas, por uma regra de “masoquismo minimalista” eleitoral, em quem vai doer menos para o país.

Mas se ficar muito complicado, deixe em branco mesmo.

Este é a minha pequena e patriótica contribuição para o futuro do Brasil.

Luís Afonso Assumpção

Eleições em Porto Alegre: Onyx acerta , mas erra



Com base na última reportagem de Veja que fala na compra do PTB pelo PT pelo módico preço de R$ 10M, Onyx ataca o candidato do PPS - Fogaça - coligado com o PTB em Porto Alegre.
"O programa de Onyx disse que o candidato do PTB em Porto Alegre era Fogaça. Portanto, o ex-senador estaria fazendo uma falsa oposição ao PT."

Comentário:
Acertou! Por vias erradas. O PPS é o cavalo de tróia do PT, bem como o PSB. E nem tem nada a ver com aluguel de legenda. É simples. Eles estão reunidos numa entidade criada para ganhar para as esquerdas na América Latina o que foi perdido no Leste Europeu. Chama-se Foro de São Paulo e foi fundado pelo PT . Seu presidente é Luís Inácio da Silva, com a benção de Fidel Castro. Para ler mais, clique aqui. PT, PSB, PCdoB, PPS, praticamente todos os partidos de esquerda estão nesta organização que tem interlocutores "democráticos" como as FARC colombiana e outras entidades narco-terroristas na AL.
Onyx: Acertaste, mas por favor chame as coisas pelo nome que elas têm!! Por quê não falar sobre o Foro de São Paulo?

terça-feira, setembro 21, 2004

Olavo de Carvalho no Bibo Nunes



O professor Olavo passou por Porto Alegre para mais uma aula do curso de filosofia em 18/09.
Ainda teve tempo de participar de dois programas de televisão, o "Câmera 2" e o programa do Bibo Nunes.
Segue o link para o programa do Bibo, que conta com a participação de alguns alunos na platéia, onde me inclui..
Aproveitem...
Programa Bibo Nunes

Ah! Fotos da segunda aula: A Q U I !!

Carta Publicada em ZH

Finalmente!
Hoje a ZH publica uma carta de minha autoria, na seção "Do Leitor"

Para entrar no link é necessário o registro no site Zero Hora
Sobre ZH

"Tenho o hábito de ler os jornais pelas seções que trazem informação de verdade. E só é possível encontrar isto atualmente na mídia brasileira - incluindo ZH - na seção de cartas dos leitores. Dia 8 de setembro, encontro uma carta relembrando um precedente mórbido dos acontecimentos de Beslan: o atentado terrorista à escola israelense em Maalot, em 1974, quando mais de 20 crianças morreram em função da tomada da escola. O espanto com a mídia nacional é que somente em jornais estrangeiros tivemos o privilégio de ler matérias comparativas dos dois acontecimentos. A mídia nacional - ZH inclusa - foi mentirosa em adjetivar os fatos em Beslan como inéditos na escala do terror. Por que a mídia nacional protege os terroristas palestinos?

Luís Afonso Assumpção
Engenheiro - Porto Alegre"

Encontro de cúpula dos invertebrados revoltados

No encontro do clube deixe-o-seu-cérebro-em-casa-e-venha-nos-visitar, realizado em sua sede mundial, a ONU, os presidentes de duas espécies invertrebradas soltaram suas impressões sobre as sociedades antropóides.

Segundo o verme Chirac e o molusco Lula, "pobreza leva à violência". Este último avançou ainda mais: "a fome avassaladora e o desemprego nas nações em desenvolvimento foram contribuintes para a violência internacional."

Leia a bobagem completa em
U.N. meeting assails growing gap between rich, poor

Comentário:
Se a fome e o desemprego levam à violência, gostaria de saber por quê governos totalitários como Stalin, Mao e Pol Pot recorreram a ela sistematicamente para ELIMINAR qualquer traço de resistência a suas práticas genocidas e coletivistas.
O que Mr. Chirac e Mr. da Silva querem é simplesmente jogar a culpa da violência sobre sua maior vítima: Estados Unidos.
Mas é divertido: Lula com seu físico de "rolha-de-poço" encabeçando a lista dos presidentes preocupados com a fome mundial é algo espetacular. Poderia tentar uma ponta numa provável continuação de "Super Size Me"...
E Chirac, menos de 7 anos depois de se tornar vilão mundial, pelos testes em Mururoa (que despertaram até "Godzilla"!)quem diria virou mocinho...
Será que na lista dos pobres-revoltados poderíamos colocar Che Guevara e Osama-where-have-you-been-Laden ?

Sintomaticamente , GWB não participou deste evento...

Qualquer Coisa e o sr. Summa

Reproduzo coluna de Olavo de Carvalho de O Globo em 19/10/02.
Sem comentários adicionais....

Qualquer Coisa e o sr. Summa

Olavo de Carvalho -O Globo, 19 de outubro de 2002

Após fazer o diabo para abafar a repercussão das denúncias quanto à sua ligação com a narcoguerrilha colombiana, chegando ao supremo blefe de atribuí-las a especulações bizarras de um solitário "picareta" de Miami, o PT finalmente reconheceu que estava fingindo, que o caso realmente teve grande cobertura na mídia internacional e que, enfim, estava na hora de o partido sair da moita e dizer alguma coisa. Qualquer coisa.

A incumbência de escrever a coisa recaiu sobre a pessoa do sr. Giancarlo Summa, "assessor para a imprensa estrangeira" da campanha de Lula, o que é extremamente chique mas prova que o candidato se apressa em dar satisfações antes à mídia de fora do que à opinião pública local, condenada a satisfazer-se, até o momento, com negativas sumárias e evasivas lacônicas. A nota oficial que o sr. Summa divulgou anteontem consiste, na essência, em seis afirmativas, que passo a expor e comentar.

1. "O PT não tem nada a ver com as Farc".

Para reduzir essa alegação a pó, basta ler a Resolução número 9 do X Foro de São Paulo, de 7 de dezembro de 2001. Após condenar a repressão da guerrilha pelo governo colombiano como "terrorismo de Estado" e como "verdadero plán de guerra contra el pueblo", a assembléia decide: "9. Ratificar la legitimidad, justeza y necesidad de la lucha de las organizaciones colombianas y solidarizarnos con ellas." Seguem-se as assinaturas dos representantes de 39 organizações, entre as quais o PT. Uma promessa de solidariedade seguida, poucos meses depois, de uma declaração de não ter nada a ver com isso. Em qual das duas a assinatura do PT foi fraudulenta?

2. "O Foro de São Paulo - onde há 12 anos as duas organizações se encontram para conversações a intervalos regulares - "é um foro de debates, e não uma estrutura de coordenação política internacional".

Porca miséria, quem já viu um mero foro de debates emitir "resoluções" ao fim das assembléias? Resolução é decisão, é diretriz prática, é norma de ação. Uma assembléia que emite resoluções, subscritas unanimemente por organizações de vários países, não pode estar fazendo outra coisa senão coordená-las politicamente. É, aliás, o que afirma a resolução final do I Foro (São Paulo, 4 de julho de 1990), ao expressar seu intuito de "avanzar propuestas de unidad de acción consensuales". O esforço comum para formular uma "unidade de ação" não pode ser puro debate, sobretudo quando se cristaliza em "resoluções": ele é, no mais pleno sentido do termo, coordenação política.

3." Os contatos do PT com as Farc visaram unicamente a colaborar com as negociações de paz entre elas e o governo colombiano".

Então o PT tem um dom de antecipação profética, pois seus contatos com as Farc no Foro de São Paulo começaram oito anos antes das falhadas iniciativas de paz.

4. "Alguns dos primeiros parlamentares brasileiros com os quais as Farc se encontraram, em final de 1998, foram os deputados tucanos Tuga Angerami (PSDB-SP) e Arthur Virgilio (PSDB-AM)."

Conversa mole. Os primeiros contatos de políticos petistas com as Farc datam de 1990, no I Foro de São Paulo - e refiro-me apenas aos contatos oficiais, sem entrar em conjeturas, mais que plausíveis, quanto a encontros informais que podem ter-se realizado muito antes disso em algum hotel cubano de cinco estrelas, na presença do anfitrião Fidel Castro. Os dois tucanos mencionados é que só buscaram conversa com os guerrilheiros muito depois, por ocasião das conversações de paz.

5. "O plano Colômbia - ajuda técnica e militar norte-americana ao governo colombiano para o combate ao narcotráfico - é uma iniciativa "extremamente perigosa, já que pode produzir uma `vietnamização' da região, isto é, a extensão do conflito para os países vizinhos, especialmente o Brasil".

Lindo argumento. As Farc já entraram no território amazônico, já dão tiros nos nossos soldados, já recrutam brasileiros para o narcotráfico, além de fazer propaganda nas nossas escolas e vender drogas em troca de armas para Fernandinho Beira-Mar - mas o grande, o temível, o iminente perigo para o Brasil não vem delas, e sim de um plano de ajuda norte-americana que nem sequer prevê o envio de tropas à região! Lembram-se da frase de Ionesco que citei no artigo anterior? Pois é. É a lógica do absurdo em todo o seu mais radiante esplendor.

6. "O futuro governo - isto é, o governo do sr. Lula - vai atuar decididamente para romper a ligação entre os narcotraficantes da Colômbia e grupos de traficantes no Brasil."

Até agora, o sr. Lula - apostando o peso da sua palavra contra o das provas colhidas com Fernandinho Beira-Mar - assegurava que as Farc não faziam comércio de drogas, portanto não podiam ter relação nenhuma com narcotraficantes brasileiros. De repente, seu partido promete que ele vai romper as ligações que proclamava inexistentes. Que zombaria é essa? Até onde irá a confiança petista no poder hipnótico dos jogos de palavras?

Depois dessa sua estréia nas letras pátrias, o sr. Summa, que tem por sobrenome um gênero literário medieval, deveria passar a assinar-se, para maior esclarecimento dos leitores, Summa mendacitatis: "Suprema mendacidade".

PS (Amigos para siempre) - Confirmando a declaração de Lula, publicada no jornal "Le Monde", de que a presente eleição é "apenas uma farsa, necessária à tomada do poder", o teórico petista Marco Aurélio Garcia declarou ao jornal argentino "La Nación" de 5 de outubro de 2002: "A impressão de que o PT foi para o centro surge do fato de que tivemos de assumir compromissos que estão nesse terreno. Isso implica que teremos de aceitar inicialmente algumas práticas. Mas isso não é para sempre."