quinta-feira, setembro 23, 2004

Acidente em Erechim



Este espaço está um pouco mais triste, como se fosse possível ainda agregar mais tristezas ao nosso cenário...
17 crianças perderam a vida ontem por causa de um "acidente" no ônibus que as levava para a escola.
As circunstâncias do acidente ainda serão esclarecidas mas foram agravadas pela velocidade excessiva do veículo - 60Km/h - num trecho de estrada de chão, após a travessia de uma ponte de mão única. O ônibus caiu na barragem e as vítimas morreram afogadas.

As dificuldades dos estudantes do interior - "da colônia" como se fala por aqui - em atender às aulas na cidade é um fato marcante.

Na minha família, meus irmãos mais velhos só poderiam assistir às aulas depois de longas jornadas à cavalo, cruzando rios e poeira. Ou seja, para toda esta população o processo de educação é penoso e envolve muitos sacrifícios.
O fato de hoje haver transporte organizado, não tira ainda o lado duro da conquista da evolução pessoal através da educação em nosso país.

Realmente o processo de se educar, de crescer e conquistar novos mundos, novas habilidades e por consequência transformar sua prórpria vida e escolhas envolvem muitos desafios. E até riscos de vida.

Estas 17 crianças são pequenos mártires, símbolos da luta diária e dos riscos que assumem todos aqueles que escolhem atingir uma vida melhor através da educação.

Que Deus possa confortar os pais dessas crianças, que tenham a certeza de terem feito o melhor por seus filhos.
E que ainda - não sei bem sob que circunstâncias - as reencontrarão, com a graça de Deus.


Nenhum comentário: