sábado, julho 05, 2003

MAIS SOBRE A CAMPANHA DE DESARMAMENTO

O ? M?dia Sem Mascara traz um artigo legal sobre a campanha de proibi??o das armas... Leiam um trecho:

"A Alemanha estabeleceu o desarmamento civil em 1938. De 1939 ? 1945, 6 milh?es de judeus e outras 'minorias' desarmadas foram executadas. Vale lembrar o discurso oco de Hitler na ocasi?o, que cai como uma luva para as ONGs pseudo-pacifistas como Viva Rio e Sou da Paz: 'Este ano entrar? para hist?ria. Pela primeira vez, uma na??o civilizada possui controle total de suas armas. Nossas ruas estar?o mais seguras e nossa pol?cia mais eficiente. O mundo seguir? nossa lideran?a rumo ao futuro'."

segunda-feira, junho 30, 2003

P�ROLAS DA SE��O 'ERRAMOS' DA FOLHA DE S. PAULO

Recebi por e-mail.
Se o "maior" jornal do Brasil comete erros t�o crassos, imagine os outros....

" A peste pneum�nica � transmitida por got�culas de saliva, diferentemente do que informou o texto publicado na p�g. 2-10, no dia 24/09. " (28.set.94) O texto afirmava que a doen�a era transmitida por filhotes de perdiz. Quem editou o texto procurou um sin�nimo para perdigoto, que pode significar tanto salpico de saliva como filhote de perdiz.

" Texto de capa do caderno Ilustrada da edi��o de anteontem grafou incorretamente no primeiro par�grafo a palavra ortografia (saiu hortografia). " (25.fev.95)

" Diferentemente do que foi publicado � p�g. 9-2 (Im�veis) de 6/8, na reportagem ' Publicit�rio opta por sala ' limpa " , o nome correto do instrumento � piano de cauda. " (12.ago.95) Houve troca de cauda por calda.

" Saiu grafado incorretamente na edi��o de ontem o plural de fuzil-metralhadora. O certo � fuzis-metralhadoras, e n�o fuz�veis-metralhadoras, como foi publicado na p�g. 1-14 de Brasil. " (13.set.91)

" A reportagem ' Presidente ter� faixa nova na posse ' , publicada anteontem, na p�g. 1-11 (Brasil), refere-se incorretamente � ef�gie da Rep�blica como esfinge da Rep�blica. " (8.dez.98)

" O autor de ' Dom Quixote de La Mancha ' � Miguel de Cervantes, e n�o Manoel, como saiu publicado no texto ' Dom Quixote ' vira ' nordestino na Globo ' , � p�gina 5 do TV Folha da edi��o de anteontem. " (19.out.99)

" Diferentemente do que foi publicado na se��o de necrologia, caderno S�o Paulo, nos dias 24/6 (p�g. 3-6) e 25/6 (p�g. 3-8), n�o houve missa de Ricardo Bacanhim Pereira. Ele est� vivo. " (27.jun.97)

" Diferentemente do que foi publicado em 29/11, na p�g. 5-7 (Folhinha), o tatu n�o nasce de um ovo. Ele � um mam�fero placent�rio, que se desenvolve na barriga de sua m�e. " (6.dez.97)

" O quadro da edi��o de 9/1 de ' Ci�ncia ' , referente � reportagem ' Viagra para mulher ' , � p�g. 25 do caderno Mais!, indica erroneamente a vagina no local do �nus. No mesmo quadro, o test�culo est� incorretamente indicado no local do escroto. " (14.mar.00)

" O nome do maestro Eleazar de Carvalho saiu grafado errado na edi��o de ontem � p�g. 1-9 do caderno Brasil. " (5.jul.94) (Saiu sem o v)

" Por erro de digita��o, foi grafado po�o cartesiano, em vez de artesiano, na p�gina 3-1 de s�bado �ltimo. " (16.fev.94)

" Diferentemente do que foi publicado � p�gina 2-9 de 29 de maio, na reportagem ' Estrutura pol�tica do Brasil � um desastre ' , a regi�o da Calif�rnia, nos Estados Unidos, onde se concentram as ind�strias de computadores � conhecida como Vale do Sil�cio. " (18.jun.94) Em ingl�s, Silicon Valley. Saiu publicado " Vale do Silicone " .

" O m�sico Carlos Santana � guatemalteco, e n�o mexicano, como informou reportagem � p�g. 4-3 (Ilustrada) de ontem. " (12.mar.96)...

... " Diferentemente do que informou ontem esta se��o, o m�sico Carlos Santana � mesmo mexicano e n�o guatemalteco. " (13.mar.96)

" Diferentemente do que foi publicado na edi��o de ontem (S�o Paulo), a rodovia que passa pela cidade de Praia Grande chama-se Pedro Taques, e n�o Pedro T�xi. " (20.nov.99)

" Diferentemente do que foi publicado � p�g. 1-14 (Brasil) da edi��o de 19/3, a Segunda Guerra Mundial come�ou em 1939, os EUA entraram na guerra em 1941, a Guerra dos Seis Dias foi em 1967, o presidente Richard Nixon (EUA) renunciou em 1974, Margaret Thatcher assumiu o poder no Reino Unido em 1979, o Muro de Berlim caiu em 1989, e o Iraque invadiu o Kuait em 1990. " (27.set.95)

" A capital da Hungria � Budapeste, e n�o Bucareste (capital da Rom�nia), como informou texto publicado � p�g. 1-12 (Mundo) de ontem. " (2.abr.96)

" Texto � p�g. 4-4 (Esporte) de ontem informou incorretamente que a cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bol�via, fica no litoral. " (7.abr.00) A Bol�via n�o tem litoral.



Pel� ainda � sin�nimo de Brasil no exterior

PEL� AINDA � SIN�NIMO DE BRASIL NO EXTERIOR

Mat�ria do the Guardian relata uma entrevista com Pel� e revela, de quebra, a rever�ncia dos estrangeiros frente ao homem-s�mbolo do Brasil....
Outro produto-refer�ncia do Brasil para os gringos: A corrup��o. Nisto se percebe que a campanha da "�tica" na pol�tica e o denuncismo hist�rico de nossa m�dia impressa conseguiram forjar uma imagem nada positiva do Brasil no exerior...
A PERGUNTA QUE N�O QUER CALAR

� Lula sempre repete que a solu��o para a criminalidade n�o � invadir as favelas, e sim as coberturas das capitais, onde se escondem os verdadeiros criminosos. Os alegres e solid�rios assassinos do seguran�a do filho do presidente moram numa cobertura?�
Diogo Mainardi, em sua coluna semanal de veja.
PRIMEIRA LEITURA

A edi��o de hoje do primeira leitura � imperd�vel:

Primeiro fala sobre Mussolini, comentando uma nova biografia que revela que "Mussolini n�o foi, como muitos acreditam, um pol�tico de direita com veleidades de esquerda na juventude, mas sim um l�der crucial da esquerda radical num per�odo em que se definiu o socialismo italiano e europeu." Exatamente o que eu penso. E incluo Hitler na mesma defini��o: ambos s�o o mais puro exemplo de extrema esquerda do que extrema direita. A farsa esquerdista de o socialismo sempre lutou contra o fascismo come�a a cair...
Outro artigo interessante � sobre as semelhan�as entre o governo Lula e os seis meses do governo J�nio Quadros: "A indefini��o na pol�tica externa do governo Lula, aliada ao conservadorismo na interna, faz com que especialistas evoquem semelhan�as com os sete meses da Presid�ncia janista. O conjunto lembra a Viradeira que se prometeu em Portugal no s�culo 18". Concordo plenamente. E ainda complemento com outra "coincid�ncia" hist�rica com o governo de Jo�o Goulart - no relacionamento com os movimentos "populares" proto-revolucion�rios como o MST.