segunda-feira, outubro 27, 2003

Menos, "�poca", menos...


A cada dia que passa fica mais dif�cil ler jornais ou revistas no Brasil. O casamento esp�rio de uma m�dia sedenta de verbas federais e vantagens ou antecipa��es nas "reformas" prometidas afetaram de tal maneira o cerne de sua miss�o de informar com o m�ximo de objetividade e isen��o que a a alguns ve�culos n�o resta outra alternativa que a lata de lixo.
A revista "�poca" � um destes casos.
Sua propaganda de lan�amento dizia que quando uma revista semanal consegue ser mais objetiva e atuante ela consegue se sobrepor �s demais. Isto aconteceu com a "Cruzeiro" , a "Manchete", a "Veja" e ....� claro, com a "�poca".
Sua linha editorial sempre foi meio rasteira. Sempre utilizou atores globais em sua capas para chamar p�blico. Isto a fez parecer uma cruza de "Caras" com "Veja". Mas ainda sim parecia ter algo consistente entre suas duas capas. Durante algum tempo at� Olavo de Carvalho escreveu em suas p�ginas.
Mas a partir da ascen��o ao poder de Lula, parece que a sanha Global em lamber as botas do governo naufragou o fr�gil projeto.

Sua tentativa de polarizar com "Veja" hoje em dia s� pode render algumas gargalhadas.
Vejam s� a lista das idiotices:
- Aumentou o n�mero de atores/modelos nas capas da revista
- O Anti-americanismo das mat�rias p�s ?guerra do Iraque chegou a um absurdo
- Pasmem! Temos atores como ?colunistas? (algu�m acredita em Mait� Proen�a escrevendo? Quem � que
falou para ela que ela sabia escrever? )
- Mat�rias com propaganda impl�cita ao governo com aumento de publicidade oficial em suas p�ginas.

Mas na edi��o desta semana ela se superou: a capa com a fam�lia Lula da Silva ("Um retrato do Brasil") � a coisa mais rasteira, idiota e infantil que eu j� li em toda a minha vida. Algo parecido somente encontrado nas mat�rias do Silvio Santos nas d�cadas de 70/80 "A semana do presidente" (lembram?).
Mas tudo tem uma explica��o: logo nas primeiras p�ginas somos brindados com um propaganda oficial do "Bolsa Fam�lia"... Tudo a ver. Acho que o governo Lula concede publicidade ao ve�culo pelo n�mero de mat�rias favor�veis. Neste quesito ent�o "�poca" pode simplesmente dar as costas ao p�blico e viver muito bem com a verba oficial...

Outra mat�ria que me chamou aten��o foi a da suspens�o do programa nuclear iraniano, segundo o rep�rter, obtido pelos pa�ses europeus de modo diplom�tico, contrariando a posi��o ?agressiva? americana. A mensagem foi "viu? � assim que se resolve conflitos. N�o � com guerras...". Rid�culo: o Ir� somente deve ter tomado esta atitude POR CAUSA da invas�o do Iraque e o medo, entre os pa�ses "do mal" que o xerife americano fa�a alguma coisa.
Segundo: N�o houve nenhuma suspens�o!! Veja em http://www.foxnews.com/story/0,2933,101248,00.html como o Ir� foi "mal interpretado"... Eles est�o apenas analisando o pedido dos pa�ses europeus...
E dizem que isto � jornalismo....

PS>: Apesar de tudo isso, n�o vou cancelar minha assinatura por hora, pois al�m de "�poca" recebo tamb�m uma edi��o da "Quem Acontece" - o que me d� subs�dios para uma vis�o panor�mica do "pensamento vivo" da sociedade brasileira atual.... (risos).