quinta-feira, outubro 16, 2003

Esquerdas: A origem do discurso

Estou lendo o livro "Comrade Kryuchkov's Istructions - Top Secret Files on KGB Foreign Operations 1975-1985" (traduzindo: "As instru��es do Camarada Kryuchov - Arquivo Secretos das Opera��es Exteriores da KGB 1975-1985).
O livro � de autoria de Oleg Gordievsky - um coronel da KGB residente em Londres que desertou em 1985, depois de ter trabalhado como agente duplo da intelig�ncia brit�nica desde 1974.

O tal Camarada Kryuchkov era o chefe da divis�o de Opera��es Exteriores da KGB na �poca.

O interessante de notar � que o discurso atual das esquerdas � velho e datado: foi forjado pela KGB em suas opera��es exteriores, bem como o b�sico do discurso anti-americano (o alvo priorit�rio..). Leiam este trecho, de um discurso de 1984:

"Objetivo das a��es a respeito da pol�tica externa Norte-Americana:

Denunciar como objetivo primordial da corrida armamentista estabelecida pelos E.U.A o estabelceimento da supremacia militar frente � U.R.S.S, com a montagem de v�rios tipos de armas de destrui��o em massa em outros pa�ses, a militariza��o do espa�o (lembram-se da "guerra nas estrelas" do Reagan?), aumento da tens�o mundial, provoca��o deliberada de situa��es de crise, interfer�ncia nos assuntos internos de outros pa�ses (que piada!!!), deposi��o de regimes legais (deve ser o caso de Granada em 1983), cria��o de blocos de pa�ses agressivos � URSS, etc. Outro objetivo � denunciar a a��o americana em apoiar pa�ses em regi�es espec�ficas (Israel, Paquist�o, Ar�bia Saudita, Jap�o, Taiwan, Tail�ndia, etc.), e a posi��o americana nas maior parte das quest�es mundiais (�rtico, Ant�rtica, a Lei dos Mares, as atividades da ONU, direitos humanos, etc.),e a explora��o pelo Ocidente, especialmente pelos EUA do "fator isl�mico" para seus pr�prios fins"...

Parece que o roteiro das esquerdas se esgotou h� vinte anos... O discursinho caqu�tico continua l�... Mas ainda assim fazendo a cabe�a da novas gera��es...