quarta-feira, março 24, 2004

Estados Liberais, Libert�rios e An�rquicos


Encontrei no livro de J.O. de Meira Penna, "A Ideologia do S�culo XX"(de 1985) uma defini��o interessante sobre os conceitos Liberais, Libert�rios e Democratas, que volta e meia s�o questionados em qualquer discuss�o liberal.

"Quero contar uma est�ria sobre os quatro tipos de pa�ses existentes, esclarecendo que, ao meu ver, os primeiros s�o democracias, os dois �ltimos n�o:
1) H� pa�ses como a Alemanha e a Su��a em que tudo � proibido, menos o que � permitido. Nessas na��es triunfam as leis, as regras, os regulamentos, os regimes sob a �gide do verboten (proibido). Entra-se num bonde, por exemplo e est� escrito por toda a parte: "� proibido fumar" ou � "probido escarrar".

2) O segundo tipo � o de pa�ses como a Inglaterra, o tipo ideal, em que tudo � permitido, salvo o que � proibido.. Num bonde, estar� escrito: "para o seu conforto pede-se n�o fumar"...

3) O terceiro tipo � o totalit�rio, � o tipo sovi�tico (antiga URSS), onde n�o obstante exista uma Constitui��o que garante as liberdades e direitos humanos, tudo � proibido, mesmo aquilo que � permitido...

4) O quarto tipo � de pa�ses antin�micos e an�rquicos como o nosso, onde � tudo � permitido, mesmo aquilo que � proibido. Entre n�s pode haver num bonde o cartaz "� proibido escarrar", mas os passageiros ir�o escarrar sobre o cartaz, sem que nada lhe aconte�a."

Nenhum comentário: