terça-feira, março 23, 2004

Os animais t�m direitos?

Volta e meia recebo alguns e-mails com a defesa do argumento que todos os animais t�m direito � vida e assim sendo, qualquer viol�ncia ou abuso contra os animais seria um crime...
Tenho visto tamb�m que esta id�ia mais e mais tem se infiltrado no �senso comum� de nossa popula��o.
Li, tamb�m, esta semana mat�ria no jornal Zero Hora em que se acusa um policial rodovi�rio de ter abatido (ali�s, segundo algumas entidades de �prote��o� aos animais-- �assassinado�) um cavalo e ferido outro ap�s ter tentado retir�-los de uma auto-estrada. A defesa do policial foi clara: perseguiu os cavalos durante 7 Km e como n�o teve sucesso decidiu abat�-los pois sua soltura poderia representar um grave risco para os usu�rios da rodovia.
Para mim a quest�o se encerraria por a� -- pois qualquer a��o � justificada para preservar a vida humana-- mas n�o, e as entidades �animais� j� se pensam em criminalizar o policial pelo ato.

Par�nteses feito, volto � quest�o (ia dizer �� vaca fria� mas acho que poderia ser ofensivo ao ruminante): verifico que tal id�ia tem se generalizado muito, principalmente �ao meu ver � em fun��o da penetra��o dos ensinamentos Budistas no ocidente.
Dentro da vis�o budista, todo o ser vivo passa por reencarna��es. Estas reencarna��es s�o n�veis ou fases de auto-descoberta que todo o ser vivo passar� durante toda a eternidade. Dentro deste conceito, um ser humano poder� reencarnar em um animal em sua pr�xima vida, de modo a completar seu ciclo de aprendizado. Neste caso, matar um animal poder� ter o efeito de tamb�m �matar� algum ser humano reencarnado neste animal. Por isso o respeito zeloso de todos budistas por todos os seres vivos.

J� a vis�o judaico-crist� sobre o tema � bem diferente: Deus deu poderes ao homem utilizar os animais da maneira que mais o aprouver, servindo como for�a de trabalho, companhia e at� mesmo de alimenta��o. Sacrif�cios a Jav� no Velho Testamento sempre foram descritos com o abate de algum animal, especialmente o cordeiro.E Deus aprovava isto. Jesus Cristo � o �cordeiro de Deus� -- o sacrif�cio que permitiu o perd�o do pecados da humanidade.

Eu pessoalmente corroboro com a vis�o Crist�, pois afinal n�o acredito em reencarna��o.
As religi�es afro tamb�m mant�m firmes a tradi��o do sacrif�cio animal.

J� pelo lado �laico� da quest�o, li um artigo interessante que confirma minha posi��o (em http://www.strike-the-root.com/4/machan/machan43.html). Ali�s o artigo levanta outras quest�es:
Porqu� os animais teriam direitos? Este direito se estende ao �indiv�duo� animal ou toda a classe animal frente ao ser humano? Explico melhor: O policial do caso acima seria culpado por ter �assassinado� um cavalo, mas se este cavalo fosse atacado por um lobo por exemplo, sua morte seria �natural�? Neste caso ent�o o homem � que um elemento fora do contexto �natural� e que n�o deveria interferir no processo?

Minhas considera��es neste campo s�o simples:

1)Como regra geral penso que os animais devem ser respeitados; Viol�ncias/maldades gratuitas devem ser evitadas.
2) Mas o ser humano tem o direito e o dever de � em situa��o de risco � sua pr�pria vida ou de outros seres humanos � abater um animal.
3) O ser humano tamb�m tem o direito de usar os animais como alimento. Isto � um imperativo para a pr�pria sobreviv�ncia de nossa esp�cie, uma vez que j� est� provado que uma dieta totalmente vegetariana causa defici�ncia no desenvolvimento neurol�gico das crian�as de forma irrevers�vel. N�s necessitamos de prote�na e os animais s�o a maior fonte delas.
4) O ser humano tamb�m tem � em fun��o do segundo �tem, ou seja, preservar sua pr�pria vida � o direito de usar os animais para experimenta��o cient�fica.

� isto o que penso. Quando leio frases do tipo �meat is murder� e at� de atentados �ecol�gicos� pondo em risco a vida das pr�prias pessoas em favor de animais ou plantas, vejo que nosso planeta est� realmente numa crise sem precedentes de valores.. Principalmente de valoriza��o da vida humana. Pois paralelamente a estas esquisitices de direito animal, vejo que existem movimentos paralelos incentivando a morte de futuros seres humanos, vendidos sob um verniz �libert�rio�...

� hora de voltarmos ao b�sico: o direito � vida humana est� acima de qualquer outro direito.

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