quinta-feira, setembro 25, 2003

Dissecando o Pensamento "Verde"

Reproduzo abaixo um texto de leitor do blog Dissecting Leftism refutando um dos principais argumentos dos ativistas ambientais:


"Os 'verdes' apregoam que os pa�ses ricos consomem 80% dos recursos naturais da terra fazendo com que os pa�ses mais pobres tenham de contentar com os 20% restantes � um argumento furado.
Se fosse verdadeiro que os recursos fossem consumidos nesta taxa, n�o restaria nenhum recurso natural ao fim de 12 meses.

O que os pa�ses ricos realmente fazem � produzir 80% da riqueza mundial, que ent�o � usada para seu pr�prio consumo. Eles chegam a isso convertendo mat�ria prima em produtos de alto valor agregado. Por exemplo, silicone � transformado em cabos de fibra �tica e chips de computadores. Conseq�entemente, uma vez que olhemos a situa��o somente em termos de produ��o vemos que o argumento 'verde' de que os pa�ses ricos consomem �s custas dos pa�ses pobres � um argumento completamente sem sentido. De qualquer modo, o total dos recursos da Terra n�o podem ser dimensionados de forma mais precisa, mas est�o longe de ser limitados.Como se poder� avaliar estes recursos ent�o quando o grau de tecnologia ajuda a produzir novos recursos? Isto significa que em fun��o da tecnologia ter de ser aplicada atrav�s do uso de capital, o crescimento econ�mico � na verdade um processo de gera��o de recursos/riquezas. A conseq��ncia disso � de que o �nico caminho para a prosperidade � o crescimento econ�mico, exatamente o processo que os 'verdes' est�o dedicados a destruir."

Nenhum comentário: