terça-feira, julho 05, 2005

O sonho acabou : que comam brioches!!!

A Eliane Cantanhêde não se emenda na folha:
Eis aqui seu ultimo artigo e a resposta que enviei a ela...

------------------------------------------------------------------
O Sonho Acabou - Eliane Cantanhêde


BRASÍLIA - O "muro" caiu há 15 anos, a União Soviética desmoronou, a China aderiu ao capitalismo do vale-tudo, a Albânia foi a última bóia do PC do B até despejar gente faminta e piolhos na Itália. Foi com certo atraso, pois, que uma onda soprada pela esquerda tentou chegar à América Latina no novo século.
E essa onda pode passar antes mesmo de chegar. Fidel envelheceu sob diferentes aspectos, Chávez orgulha-se do isolamento, Lula está dando nisso aí, Lagos é de centro, Kirchner não é ideológico, só intuitivo, Vázquez está verde. O elo é sobreviver à hegemonia esmagadora dos EUA.
Ao tomar posse, Lula admitiu que a derrota do seu governo seria a derrota das esquerdas. O que dizer agora? O partido da ética e da justiça social sucumbiu a uma prática política obsoleta e abjeta. E é suspeito de aperfeiçoá-la. Além de empresas privadas financiando campanhas, as públicas bancam partidos. Além do fisiologismo das emendas e dos cargos, a compra em espécie de deputados. E o presidente não vê. Aliás, não vê nada.
Foi-se o sonho, o que fica melancolicamente claro no relato de Laura Capriglione, na Folha de domingo, sobre o 12º encontro da esquerda latino-americana em São Paulo. Da tribuna, o anfitrião anunciava 106 delegados e 276 convidados de 42 países. Na platéia, 96 gatos pingados. Até aí o sonho era um, a realidade, outra.
A expectativa em relação ao governo de Lula e do PT era imensa. A desolação é ainda maior. A esquerda era pura, honesta, do bem. A direita era impura, desonesta, do mal. Agora, todos são do mal, com uma diferença: a direita é mais competente. Faz até os programas sociais que julgávamos patenteados pela esquerda.
O país parece dividido entre PT e PSDB, mas a grande vitoriosa é a direita. Nem precisou ganhar, porque a esquerda é que perdeu. Ou se perdeu.

------------------------------------
O sonho Acabou : que comam brioches!!! -

Prezada Eliane:

Seu texto é uma pérola: não parei de rir até agora!!
Chamar o "Foro de São Paulo" - velho conhecido da esquerda há mais de 15 anos - de "encontro das esquerdas" é demais. Não sabes que já da para falar com todas as letras "f-o-r-o-d-e-s-a-o-p-a-u-l-o"? Então repita comigo.

Outra: dizer que a esquerda é do "bem" e a direita é do "mal" é a coisa mais ridícula que uma pessoa adulta possa dizer. É a mesma coisa que dizer que a esquerda é "boazinha" e a direita "é boba", ou será que a coluna é direcionada para crianças em fase pré-escolar?

Pode ser ainda que se refira a uma tese muito difundida há muito tempo atrás: a do "bom selvagem"... Seria a esquerda uma tribo indígena, cara pálida?

Impressionante ainda ter gente que acredita nesta patacoada, de que ideologias ou partidos tenham adjetivos como este. "Bom" , "Mau" são adjetivos que só podem ser designados à pessoas. Ideologias não são intrisicamente boas ou ruins, podemos só mesmo julgar pelos seus resultados.
A da esquerda, por exemplo tem mais ou menos 100 milhões de mortos na suas costas.
Ainda assim tem gente como você que ainda acha possível a sua defesa.

Outra coisa: dizer que o PSDB é de direita é demais. Lula é uma cria de FHC.

E deixa de mentiras: "a direita" ganhou uma pinóia!!! Só se for a mão direita de Lenin ou de Gramsci, ou vais me dizer que não conheces estes também???

Vocês não passam de um bando socialistas-caviar. Como diz o meu título: que comam brioches!!

LA

Nenhum comentário: