sábado, novembro 05, 2005

Pesquisa da Isto é confirma o "nadando"..

Em agosto, quando defini o povo brasileiro como um egoísta, não faltaram detratores - meu público fiel - acusando-me de "ofender" ao povo brasileiro.
Vão fazer o quê agora? Acusar a "Isto é" de "ofender" também?

Como eu disse, o discurso socialista só pega num ambiente completamente egoísta, como uma forma de livrar do complexo de culpa por não pensar nos outros. Uma forma de "terceirizar o altruísmo".
Leiam o trecho..

ISTO é Online
O umbigo nacional – pensando no coletivo. Agindo no individual. Os brasileiros hoje. O título, sintomático, batiza uma abrangente pesquisa nacional realizada pela agência de publicidade Ogilvy Brasil, que traz um diagnóstico não muito positivo sobre o caráter e a personalidade do brasileiro. Entre 31 de agosto e 6 de setembro, a agência ouviu 450 homens e 450 mulheres das principais capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador, Curitiba e Porto Alegre), de todas as classes sociais (A/B, C e D/E) e faixas etárias (acima de 18 anos) da população. Suas conclusões apontam que o brasileiro é no mínimo contraditório. Solidários em seu discurso e egoístas em suas ações, 60% condenam pequenas transgressões, como bater o cartão de ponto para um colega, comprar um CD pirata ou falar no celular no trânsito, mas 66%, por exemplo, admitem que não se incomodam em comprar produtos piratas. Não é à toa que 95% concordam que o individualismo e o egoísmo cresceram no País, nos últimos anos. O que justifica essa afirmação pode ser a crença de 72% dos entrevistados de que quem faz a coisa certa nem sempre é recompensado. As considerações da pesquisa mostram que “criou-se uma espécie de egoísmo produtivo” em que, para o cidadão prosperar, não é preciso acontecer o mesmo com o País.

Nenhum comentário: