terça-feira, novembro 01, 2005

Manipulação de notícias no Terra (1)

Estou publicando algumas denúncias de manipulações das notícias aqui no Brasil também. Afinal a frequência foi muito maior do que nos Estados Unidos.
Esta me foi enviada pelo Carlos Guilherme em 25/10.

"Venho reclamar de uma manipulação de "chamadas" para pegar o leitor desatento - aquele que só lê as manchetes.
Na chamada da capa do Terra (em 24/10) , lia-se "Partidário do 'não' agride a do 'sim'". Quando clicamos na foto para ler mais sobre a notícia, a manchete já está amenizada com "Partidários do "não" e "sim" se enfrentam no Rio". Mas, para a minha surpresa, quando vou ler na íntegra a notícia, descubro que quem começou tudo foi uma partidária do "sim", que ATIRAVA PEDRAS EM UM CARRO DO "NÃO". Por que essa manipulação para dar a impressão, repito, ao leitor desatento, que os agressores eram os partidários do "não"? Desde a chamada da capa até a leitura da notícia na íntegra, se verifica uma mudança de 180 graus no conteúdo da notícia. Custo a acreditar que tenha sido apenas uma desatenção do sujeito que postou a notícia."
--
Comentário: Óbvio que não foi desatenção. Imagino que na redação alguém deve ter pensado, "O que fazer para mostrar que os partidários do 'não' são do mal?". Simples, a gente bota uma chamado na legenda da foto AO CONTRÁRIO do que realmente aconteceu!!". E dá-lhe BIAS!!

E tem gente que acredita na "grande mídia"...

Nenhum comentário: