sexta-feira, agosto 25, 2006

Pilar Rahola em Porto Alegre

No dia 23/08 tive o prazer de voltar ao seio da comunidade judaica em Porto Alegre para ouvir a deputada Pilar Rahola falar sobre "A situação no Oriente Médio".
Infelizmente não encontrei nenhuma transcrição desta palestra, mas encontrei outra, realizada em 16/08 em Buenos Aires que fala do mesmo tema para a mesma audiência.

Vamos ao assunto:
A palestra teve um imenso sucesso. Pilar é uma figura com carisma e muita credibilidade, pelos menos aos olhos do mundo de hoje. Explico: Pilar ainda se identifica como "esquerda". Claro que uma esquerda rosada e quase centrista, a léguas de distância do que se chama esquerda no Brasil. Por aqui ela seria o que chamamos de "direita", pela falta do artigo original no mercado local.

Pois bem, a palestra na verdade é uma tentativa de explicar as origens do que ela chama de maior ameaça ao mundo democrático de hoje: O Islamo-fascismo.

Durante um pouco mais de uma hora, ouvi Pilar falar deste fenômeno, suas origens e principalmente como se espalhou de maneira assombrosa no mundo de hoje.

Segundo ela a origem estaria no Ocidente ter deixado de prestar atenção nos países islâmicos , mas democráticos, ou com governos aparentemente ocidentais.

Outros apoios tiveram o seu peso, como - segundo ela - a esquerda, que perdeu suas bandeiras tradicionais e passou a apoiar qualquer manifestação anti-americana ou ocidental, como as da Jihad islâmica.

Apesar de algumas falhas a sua interpretação dos desdobramentos é correta: A comunidade Judaica têm de saber o que  está  se passando no mundo e que a culpa pelo atual anti-semitismo não é sua. Ela vem sendo preparada há décadas, senão centenas de anos.
Não é a reação a um ataque "desproporcional" ao Hezbollah.
Por último, falou uma frase muito boa. Algo assim como "o mundo ocidental foi criado pelos judeus. Um judeu trouxe as tábuas da lei dizendo que eram a verdade - Moisés; Outro revelou que a verdade era o amor - Jesus Cristo; Outro foi Marx; Ainda outro judeu veio acrescentar que a verdade estava mais embaixo - Freud; E por último veio Einsten para dizer que tudo era relativo".

Bom.

ps.: Esta palestra me lembrou da primeira que participei e que é a melhor em sentido e abrangência sobre as origens do Anti-Semitismo e a aliança entre a esquerda e os fascistas islâmicos: Olavo de Carvalho, em 2005 realizou esta palestra definitiva para a comunidade judaica em Porto Alegre chamada " O Novo Anti-Semitismo e suas Raízes Históricas".(eis o link para a mesma palestra proferida em São Paulo)
Esta palestra foi muito importante também pois foi organizada por um saudoso amigo chamado Jose Roger Glasser, o Ieshai.

Nenhum comentário: