sábado, maio 12, 2007

Fé em Deus aumenta níveis de optimismo

Esta notícia saiu no Jornal de Notícias aqui do Porto - Portugal. Me surpreendeu.

Não consigo lembrar algum psicólogo no Brasil a dar entrevista para jornal ou tv que não tenha saído do "mainstream" desconstrucionista-freudiano anti-religioso.



Fé em Deus aumenta níveis de optimismo



José Vinha


Em situações de vida difícil, as pessoas que recorrem à fé mantêm ou aumentam os seus níveis de optimismo crer em Deus é uma poderosa estratégia que conduz ao bem-estar subjectivo das pessoas.


Esta é uma das muitas conclusões de uma investigadora da Universidade de Coimbra, que, nestes dias, interpela os fiéis em Fátima, com o objectivo de perceber o papel da fé no optimismo das pessoas em situação de vida difícil.


Assistente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Investigadora no Núcleo de Investigação e Intervenção em Psicologia Social, Lisete Mónico propõe-se defender uma tese de doutoramento sobre o papel das crenças religiosas no optimismo das pessoas.


Fé alimenta expectativas


A investigadora já questionou cerca de 600 fiéis, concluindo que "os ideais laicos têm retrocedido, as ideologias políticas estão desacreditadas e, em simultâneo, a religião fortalece-se".


Lisete Mónico constatou ainda que a maioria dos peregrinos já passou por momentos de vida muito complicados. No entanto, continuam a alimentar expectativas positivas em relação ao futuro. Por outro lado, "as expectativas sobre coisas más que possam vir a ocorrer desaparecem pelo recurso à fé".


A todos é comum a mesma motivação de fé "essencialmente para agradecer, pedir e louvar pela cura, pela manutenção da saúde física e psicológica, pela resolução de problemas familiares, financeiros ou profissionais".


Outra curiosidade é que mais de 90% dos inquiridos refere que todos os pedidos que fizeram a Nossa Senhora de Fátima foram satisfeitos. E quase 100% dos fiéis usa símbolos religiosos para alimentar a fé.


"Na época em que vivemos, as manifestações religiosas intensificam-se", revela a investigadora, que pretende caracterizar dois tipos de optimista o intrínseco e o extrínseco. Os primeiros acreditam nas suas próprias capacidades para vencer os problemas, enquanto os segundos recorrem a Deus e à santidade.



Source: jn.sapo.pt

Nenhum comentário: