terça-feira, agosto 09, 2005

Pearl Harbor foi tramado cuidadosamente... Pelos soviéticos.

"If doubt still exists of the Kremlin involvement in the Pearl Harbor attack information contained in the Venona Secrets should put it to rest".


Nos cinquenta anos de Hiroshima não vou falar se o uso da tecnologia atômica deveria ou não ter sido usada.
Ao invés desta pergunta, que volta e meia serve mais para -over and over - fustigar o anti-americanismo mais rasteiro mundo afora, prefiro me debruçar sobre questões mais nebulosas do início da guerra no Pacífico.
Depois de alguma pesquisa, o que encontrei foram sólidas evidências da influência da União Soviética no desenrolar dos acontecimentos que provocaram o ataque a Pearl Harbor.
O nome da estratégia era INFLUÊNCIA e consistia no uso de um agente trabalhando para os comunistas, dentro do mais alto nível da Secretaria do Tesouro do Presidente Franklin Roosevelt: Harry Dexter White.
White recebeu diretamente de Moscou um rascunho dos pontos que se tornaram célebres como a "proposta de 10 pontos", que tanto enfureceu o governo Japonês e o fez decidir finalmente pelo ataque em Pearl Harbor - exatamente como previsto pelos soviéticos. O objetivo? Evitar que os Japão atacasse a União Soviética.

Postei em um novo blog todo o texto disponível sobre este fato do livro "Influence" diretamente do Google print. Leiam aqui.

Nenhum comentário: