segunda-feira, janeiro 03, 2005

Tsunami: um balanço.....



A dor das imagens televisionadas, impressas, "interneteadas", enfim compartilhadas por milhões de pessoas em todo o mundo desde o dia 26/12 têm gerado repercussões que podem ser descritas como um doloroso retrato das falsas percepções introduzidas no seio da opinião pública nestes tempos de manipulação midiática orwelliana.

Em primeiro lugar, aqui vão alguns links para vídeos aterrorizantes das gigantescas ondas que atingiram o sudoeste asiático.

- Vídeo do Eden Resort- Sri Lanka
- Vídeo do Kambala Beach Hotel - Phuket
- Vídeo de Patong Beach
- Vídeo do Sri Lanka
- Vídeo da Indonésia

Os fatos:

Vaticano acusa falsamente Israel em negar ajuda

O Vaticano divulgou um primeiro comunicado acusando Israel de negar ajuda à Sri Lanka alegando uma única preocupação de Israel "com a guerra". Parece que o anti-semitismo reinante fez o comunicado sair antes de ao menos a notícia original ter sido lida com mais atenção: na verdade o Sri - Lanka que recusava ajuda de Israel... Vá entender o por quê ajuda humanitária ser recusada.
Um segundo comunicado do Vaticano corrigiu o primeiro, mas deixou um mal estar generalizado, com a óbvia "partidarização" da notícia.
Hoje em dia, qualquer notícia envolvendo Israel já traz à mente o arquétipo de que sejam sempre "o bandido" na estória.

Contra os Estados Unidos: Foi divulgado com indignação o fato de o sistema de satélite americano ter visto com antecedência os prováveis desdobramentos dos terremotos submarinos e não ter "avisado". É claro que o fato de os países atingidos não terem NENHUMA ESTRUTURA de mobilização ou defesa civil preparada para estes acontecimentos foi devidamente sub-avaliada. Teve uma matéria na Zero Hora de domingo que comparou a tragédia imprevista no sudoeste asiático com as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.... Haja anti-americanismo!!!
Lembram-se do caso do ciclone Catarina, quando nos foi alertado pelos americanos da formação de um furacão e nossa defesa civil e foi desmobilizada pelo anti-americanismo de nossos meteorologistas???

Lula diz que maremoto na Ásia é alerta para que se preserve a natureza

As qualidades de nosso presidente podem explicar esta declaração desastrada, mas não é só isso: o Greenpeace, logo após a tragédia tratou de continuar batendo na tecla de que o Tsunami poderia ser resultado de anos de agressão à natureza.....
A pergunta é : como o homem pôde agredir as placa tectônicas a quilômetros de profundidade da superfície terrestre? Desodorante spray??
Ou talvez as "placas" tenham tomado as dores da atmosfera....

De qualquer modo, isto retrata muito bem a nossa época, em que a burrice maniqueísta parece ter sido elevada à categoria de "conhecimento"....
Pobre de nós...
Antigamente se culpava a Deus pelas tragédias....

Nenhum comentário: