sexta-feira, novembro 26, 2004

U2´s new "Bomb": Unforgettable Fire



No longínquo ano de 1987 eu comprei o LP *era assim que se falava na época, "Long Playing"* de uma das minhas bandas favoritas, o recém lançado "The Joshua Tree" dos irlandeses do U2.

Quando eu ouvi pela primeira vez, eu descobri finalmente o que queria dizer a expressão "clássico instantâneo" com o qual o crítico
André Mauro mais tarde definiu.(alguém sabe onde anda este cara? Ele escrevia naquelas revistinhas de violão na década de 80 dedicadas ao rock).

Eu nunca tinha ouvido um disco que na primeiríssima audição tivesse me tocado te forma tão forte. A sequência inicial "Where the streets..." + "I Still Haven´t found..." + "With Or Without You" era simplesmente espetacular..
O resto do álbum também.

Nunca mais algum disco do U2 causou o mesmo efeito.

Até este. "How to Dismantle an Atomic Bomb" é o melhor trabalho do U2 desde "Joshua"! É claro que este eu tive que escutar pela segunda vez para perceber sua grandeza.
Apesar do início ruim ("Vertigo" é péssima!!!) temos um pequeno milagre logo após. "Miracle Drug" - música feita em em homenagem ao escritor irlandês Christopher Nolan, nascido com paralisia e que consegui chegar ao reconhecimento de "gênio" graças ao esforço de sua mãe que o educou em casa - é digna do cargo de "novo clássico". Tem mais, "Sometimes You Can´t Make it on your own" também é digna do cargo.
Enfim no mínimo quatro músicas tem um apelo sutil que cresce a cada audição....

Para mim, o clima deste álbum remete aos heróicos tempos dos anos 80, com uma sonoridade parecida com "Unforgettable Fire" e honestidade a toda prova. O U2 cansou do jogo de máscaras dos 90...

Bem vindos de volta à casa. HTDAAB is "a Sort of Homecoming"...

Aqui vai a letra de Miracle Drug

Nenhum comentário: