quinta-feira, outubro 07, 2004

Zero Hora : mais um show de militância democrata..

A cobertura "isenta" de ZH sobre o debate dos vices ficou assim:
Na abertura indicava que as pesquisas concluíram um empate e que o debate foi empolgante para no restante da matéria mostrar para o que veio.

Apesar do propagado "empate", o senador Edwards ganhou de goleada tendo 10 linhas de transcrições literais de seus comentários enquanto Cheney teve somente 5 linhas de citações publicadas.
Avaliem o teor dos comentários publicados por este trecho:
Zero Hora
Edwards : "Senhor vice-presidente, o senhor não está sendo correto com o povo americano quando diz que as coisas vão bem no Iraque. Mas não precisamos mostrar isso aos americanos, eles podem ver na televisão todos os dias - disse o senador democrata, chamando de 'cúmulo da hipocrisia' mandar soldados para a guerra ao mesmo tempo que diminui seus salários.

Primeiro, Cheney ironizou:

- Não sei nem por onde começaar com tanta informação errada.

Depois, realçou sua experiência e menosprezou a do adversário:

- Francamente, você não tem atuação expressiva no Senado. "


Ninguém, com um mínimo de inteligência poderia confirmar o tal empate a partir destas transcrições. E então leva à conclusão seguinte: se o leitor acredita que esta matéria é imparcial vai realmente acreditar que o povo americano é completamente burro, idiota ou o louco do Bush realmente fez lavagem cerebral, pois como pôde haver empate com tanta superioridade dos argumentos democratas frente ao republicanos???

Também veio a tona suposto beneficiamento da empresa Halliburton por suas ligações com Cheney: O Guardian tem manchete sobre o fato "O relacionamento da empresa Halliburton com a administração Bush administration está começando a se provar mais problemático do que solução...As ações da companhia caíram de US$50,00 - quando Cheney assumiu seu posto na Casa Branca para meros US$30,00" Que raio de "benefício" seria esse??.

São matérias como essa: manipuladas, editadas, maquiadas e direcionadas é que confirmam o por quê da imprensa brasileira ser uma das piores do mundo.
Talvez seja a pior mesmo: Ontem encontrei uma matéria na Al-Jazeera on-line surpreendentemene suave na sua avaliação do presidente Bush. Se fosse no Brasil....



Nenhum comentário: