terça-feira, junho 08, 2004

"Ronald(o) foi Pra Guerra" e "O Rock Errou" ...

L� estava eu com meus vinte anos achando pol�tica uma grande roubada, o regime militar um t�dio sem tamanho e os Estados Unidos a causa da pobreza no mundo...
O bom mesmo era ficar falando mal do Figueiredo, Delfim, da infla��o e escutar m�sica de "protesto".
Naquele ano eu comecei a aprender viol�o e a primeira m�sica que aprendi foi o cl�ssico "Pr� N�o Dizer Que N�o Falei de Flores" do Geraldo Vandr�.

Esta can��o era o s�mbolo da uma gera��o "amorda�ada" pelo regime militar. Liberada em 1979 virou grande sucesso nas r�dios e foi regravada com mais sucesso ainda pela Simone em LP lan�ado em dezembro de 1979.
Mas havia uma nova gera��o que nascia: o rock brasileiro.De Bras�lia vinham bandas como Capital Inicial, Plebe Rude e principalmente o Legi�o Urbana."Gera��o Coca-Cola" virou nosso hino: "Somos os filhos da revolu��o/ Somos burgueses sem religi�o / Somos o futuro da na��o / Gera��o Coca-Cola"...
Ronald Reagan?
Um caub�i est�pido que n�o satisfeito em explodir o planeta, queria ainda levar a guerra ao espa�o sideral...
Na Inglaterra ent�o t�nhamos a "Dama de Ferro", Margaret Thatcher, que invadiu a Argentina...
O Lob�o � que tinha raz�o quando cantava que a "Dama de Ferro e Podre" "errou"..("O Rock Errou" - 1986).
Em suma: �ramos n�s, os jovens idealistas e rom�nticos de um lado e os "bandidos" do outro: Reagan, Thatcher e os milicos...

Corte: 1989
L� estava eu comemorando a queda do Muro de Berlim e me dei conta de como eu tinha mudado naquela d�cada.
Quem acertou? Margareth Thatcher e principalmente Ronald Reagan.
Estas duas personalidades foram os grandes respons�veis pela mudan�a do mundo exterior e do meu mundo interior.
Reagan, com seu jeito de caub�i, resolveu falar as coisas pelos nomes que elas tinham. A Uni�o Sovi�tica era o "Imp�rio do Mal". E a enfrentar o inimigo da mesma maneira. Enquanto isso a Europa continuava - e continua - anestesiada pela "det�nte" pop em que socialistas da hora e personalidades da m�dia condenavam a instala��o dos m�sseis defensivos na Alemanha, por exemplo.Reagan insistia em investir na defesa da Europa de modo direto, respondendo na mesma moeda a qualquer provoca��o sovi�tica.
Ali�s � curiosa a tradi��o europ�ia de sempre tratar o inimigo com flores e rapap�s e desconfiar dos aliados.
Pois bem, este homem conseguiu fazer desmoronar o "Imp�rio do Mal" sem disparar um �nico tiro. Tamb�m calou a voz de conhecidos mecenas do terrorismo internacional como Kaddafi.

Sua defesa do liberalismo econ�mico e seu fabuloso "Reaganomics" (r�tulo que a oposi��o jocosamente tentou impingir mas que acabou saindo pela culatra..), reativaram o gigante adormecido americano e fizeram dele um dos maiores presidentes da hist�ria americana.
Enfim, o que eu posso dizer mais sobre ele?
Sabe, � dif�cil de escrever agora, na ocasi�o de sua morte. Dizer que � uma "perda irrepar�vel" � um lugar comum mas que - infelizmente - n�o tenho outras palavras para descrever.
Vou sentir muito a sua falta. E O mundo tamb�m....

O que sei dizer com certeza � que Lob�o dos anos 80 estava certo.
" O Rock Errou*"!
"Ronaldo foi pra Guerra"* e venceu!!!

* T�tulo de duas m�sicas famosas de Lob�o dos anos 80.
Lu�s Afonso

Nenhum comentário: