quinta-feira, junho 10, 2004

Coisas que eu detesto : Consulta � devolu��o do IRPF

A Receita Federal disponibilizou a consulta ao primeiro lote de devolu��o do Imposto de Renda 2003.
O endere�o do site � Secretaria da Receita Federal

Ent�o est� inaugurado a vers�o 2004 do esporte que mesmerizou a aten��o do p�blico em 2003!!!

As vezes me parece que tudo isso foi urdido por uma mente doentia e s�dica de modo a deixar os pobres contribuintes como eu em "suspense" por mais de 10 meses.

No ano passado, consultei TODOS os lotes, religiosamente, a cada an�ncio de libera��o de consulta. Confesso que nos 5 �ltimos j� me benzia, batia tr�s vezes na madeira e rezava uma Ave Maria antes de proceder � consulta... Tudo em v�o...
Se por acaso um dia eu acabar perdendo minha f� em Deus, com certeza esta ser� uma das pequenas raz�es.

Para "facilitar" a minha vida, o governo disponibilizou naquele ano, um "aviso" autom�tico por e-mail. Eu pensei: finalmente uma coisa boa!! Chega de consultar religiosamente o site da receita.. Posso receber por e-mail um aviso quando minha restitui��o ficar dispon�vel. Pr�tico e racional.
Cadastrei meu endere�o de e-mail e fiquei a esperar...
Quando recebi meu primeiro "aviso" alguns dias depois fiquei em �xtase!! A coisa funciona!
Abr�-lo na maior ansiedade... Para dar de cara com um aviso lac�nico: "Seu nome n�o consta do lote atual de restitui��es. Aguarde o pr�ximo lote"...
U�? N�o era uma aviso para quando a restitui��o fosse liberada? Ent�o para que enviar quando ela N�O fosse liberada?
At� voltei ao site para saber se havia um aviso para quando N�O fosse liberado (sei l�... tem tanta gente masoquista neste mundo) e talvez outro para quando realmente FOSSE liberado. N�o havia. Era isso mesmo.
Tentei descadastrar... Sem sucesso.
Ao cabo de dois meses, eu continuava a consultar afoitamente o site e ainda recebia os tais e-mails de aviso que eu n�o havia sido contemplado...
Depois de tr�s meses, eu via cada e-mail de aviso como um esc�rnio: "Oi!... Olha eu aqui de novo...Ainda n�o foi desta vez...(risos hist�ricos!!!)"... Acabei cadastrando o endere�o da receita na lista de spam...

A coisa foi indo at� que finalmente chega dezembro...

Parece que finalmente ia conseguir algo, pois o "clamor popular" havia chegado aos jornais. O ministro Palocci prometeu ent�o que at� o final do ano seriam pagas as restitui��es - "se houver caixa suficiente"..

Quer dizer que o governo pegou nosso dinheiro indevidamente e agora n�o tinha como devolver o que roubou?? Sem coment�rios.
Mas dezembro passou e nada...S� fui receber a minha restitui��o em abril deste ano...

Fui descobrir uma coisa curiosa: todos os meus colegas de trabalho tamb�m estavam na mesma situa��o! A causa, segundo me explicou um colega do setor fiscal, era que minha empresa tinha alguns cr�ditos pendentes com a receita. Que por sua vez se "vingou" nos funcion�rios...

Ent�o: � ou n�o � sadismo em estado bruto?

Vejo que para este ano a coisa est� mais refinada. A receita lan�ou um site de consulta da devolu��o agora h� pouco. A "novidade" � que para consultar agora al�m do CPF � obrigat�rio o n�mero do recibo de entrega da declara��o!!!
Poderiam ter colocado o n�mero da identidade, nome do pai ou da m�e, a data de nascimento ou at� o n�mero da placa do carro, mas acharam um que NINGU�M guarda!! Talvez isso fosse retardar o acesso do pessoal mais uns dois ou tr�s dias, at� que o povo achasse o tal recibo no meio da papelada do imposto de renda l� na gaveta do escrit�rio..

Ontem li nos jornais que o site n�o funcionou!! Hoje foi lan�ada nova vers�o....
Acabei de entrar.. E adivinha : "Resultado indispon�vel"...

Este ano ser� inesquec�vel....

Nenhum comentário: