quinta-feira, junho 17, 2004

Primeira Leitura e a retomada americana: Mordendo a L�ngua!

Estes sociais-democratas n�o tem jeito mesmo...

Sua �nsia em denunciar que qualquer medida de corte de impostos � intrisicamente ruim e s� "beneficia os mais ricos" o site "Primeira Leitura" cumpre um sil�ncio obsequioso quando as suas profecias furadas n�o se concretizam.

Quando eles denunciam uma situa��o, prevendo coisas que efetivamente acontece, orgulhosamente isto � exibido em seu conte�do anal�tico como um grande feito. No caso do governo Lula, temos que concordar que o PLeitura n�o caiu no Lulismo Paz e Amor desbragado em que toda a m�dia acabou entrando.

J� na quest�o da retomada americana a coisa � bem diferente:

Leia o trecho anal�tico dos belos n�meros de crescimento dos EUA em outubro de 2003:
http://www.primeiraleitura.com.br/auto/entenda.php?id=2756

"O crescimento nos pr�ximos trimestres n�o ser� t�o vigoroso quanto no per�odo que passou; O crescimento que houver gerar� poucos empregos. Dois grandes pontos de interroga��o sobre o futuro.

Ademais, h� outros fatores que refor�am a id�ia de um ponto fora da curva, de um per�odo de crescimento n�o-org�nico, por assim dizer. O primeiro, e mais forte deles, � que o terceiro trimestre concentrou um pesado movimento de devolu��o impostos para os contribuintes, dentro dos tr�s grandes programas de redu��o dos tributos aprovados durante o governo Bush. Estima-se que isso significou uma inje��o de mais de US$ 100 bilh�es num per�odo consideravelmente curto de tempo. Seria literalmente imposs�vel que tal est�mulo n�o produzisse resultados positivos.

Evidentemente, n�o � isso que Bush disse nesta quinta. Para ele, a redu��o cambial aprovada em seu governo est� funcionando. N�o � nada isso. Cortes de impostos mal-dimensionados e feitos de maneira a privilegiar apenas as classes mais ricas do pa�s produzem, sim, algum barulho. Mas s� isso. O dinheiro do cheque assinado por Tio Sam uma hora acaba. � gasto com consumo ou para pagar d�vidas. E depois? Depois, n�o h� nada."

Agora, compare com a not�cia de hoje http://www.primeiraleitura.com.br/auto/leia.php?id=28137:

"A produ��o industrial dos EUA subiu 1,1% em maio, a maior expans�o desde agosto de 1998, de acordo com o Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano. Em abril, a produ��o havia crescido 0,8%. O uso da capacidade instalada avan�ou para 77,8% no m�s passado, maior alta desde maio de 2001. Analistas esperavam alta de 0,8% na produ��o e aumento para 77,5% no uso da capacidade.
Para o Fed, o crescimento da atividade industrial, aliado ao aumento nas contrata��es, confirma a retomada da economia dos EUA"

Alguma palavra para entender o crescimento americano?
Nenhum...

Este � o jogo dos economistas socias-democratas de plant�o (entre outros coletivistas): As a��es de Bush na economia (redu��o de impostoso) n�o produzem resultados vigorosos. E quando os resultados vigorosos acontecem, s�o assim como um "fato da vida". N�o tem paternidade. O mais citado na mat�ria foi o FED - nenhuma palavra sobre a pol�tica econ�mica do presidente BUSH.

Nosso dever como liberais � denunciar este tipo de mistifica��o econ�mica.
Justamente h� uma semana do falecimento do saudoso presidente Reagan vemos que sua escola - que n�o � o NEO-liberalismo, mas o velho e simples liberalismo econ�mico - n�o morreu como muitos articulistas querem nos fazer acreditar.
O vigor da economia americana prova que as li��es de Reagan quando bem aplicadas ainda rendem resultados altamente positivos.

N�o podemos deixar esta grande oportunidade para botar na pauta da m�dia este novo renascimento americano...

Nenhum comentário: