quinta-feira, dezembro 13, 2012

Capitalismo e Cristianismo - Olavo de Carvalho

Olavo explica a contradição fatal da Igreja Católica em condenar o capitalismo.

Capitalismo e Cristianismo: "Uma das causas que produziram o trágico erro católico na avaliação do capitalismo do século XIX foi o trauma da Revolução Francesa, que, roubando e vendendo a preço vil os bens da Igreja, enriqueceu do dia para a noite milhares de arrivistas infames e vorazes, que instauraram o império da amoralidade cínica, o capitalismo selvagem tão bem descrito na obra de Honoré de Balzac. Que isso tenha se passado logo na França, "filha dileta da Igreja", marcou profundamente a visão católica do capitalismo moderno como sinônimo de egoísmo anticristão. Mas seria o saque revolucionário o procedimento capitalista por excelência? Se o fosse, a França teria evoluído para o liberal-capitalismo e não para o regime de intervencionismo estatal paralisante que a deixou para sempre atrás da Inglaterra e dos Estados Unidos na corrida para a modernidade.."

(...)
"Arrancar da nossa alma essa sugestão hipnótica, restaurar a consciência de que o capitalismo, com todos os seus inconvenientes e fora de toda intervenção estatal pretensamente corretiva, é em si e por essência mais cristão que o mais lindinho dos socialismos, eis o dever número um dos intelectuais liberais que não queiram colaborar com o farsesco monopólio esquerdista da moralidade, trocando sua alma pelo prato de lentilhas da eficiência amoral."

Um comentário:

Anônimo disse...

Sabe por que o comunismo/socialismo tem tanto sucesso? Porque tem um marketing que acerta em cheio nas boas intencoes humanas. Vende uma sociedade igualitaria, justa, fraternal e humana, carregando uma bandeira de Justica social e distribuicao igualitaria de receita.
Todos sabe os o quanto isso e falso, mas qual a alternativa para o escoamento e o USO dessa massa de boas intencoes? O cristianismo? poderia ser, mas FALHOU. E o resultado e essa inversao de valores que temos hoje.
A mobilizacao das boas intencoes foi friamente estudada e calculadamente utilizada como arma de cooptacao.
E a Igreja, o que fez? Nada. De fato, nao e a mensagem de Cristo o problema, ela e poderosa e ainda hoje ecoa nos coracoes. Mas NINGUEM mais leva a serio, e POR QUE?
Deixo a resposta para o Arcebispo de Milao - que falou isso, e logo a seguir morreu (coincidencia ou algo mais sinistro?)
Fonte:http://www.nytimes.com/2012/09/02/world/europe/cardinal-carlo-martini-criticized-church-soon-before-death.html?_r=0

“Our culture has aged, our churches are big and empty and the church bureaucracy rises up; our rituals and our cassocks are pompous,” Cardinal Martini said in the interview published in Italian daily newspaper Corriere della Sera.

“The church must admit its mistakes and begin a radical change, starting from the pope and the bishops,” he said in the interview. “The pedophilia scandals oblige us to take a journey of transformation.”